Expansão do ensino de enfermagem no Brasil: evidências históricas e perspectivas da prática
Resumo
Descritores: Enfermagem, Educação em Enfermagem
Expansion of nursing education in brazil: historical evidence and perspectives of practice
Abstract: Aimed to understand the experiences of mothers during the breastfeeding situation in prison. Descriptive exploratory study conducted with a qualitative approach in Female Criminal Institute of Ceará. Data collection occurred in September of 2009 through semistructured individual interviews. Data analysis was performed according to content analysis. Nursing actions in this specific context is paramount, in order to promote the overall health of mother and child, while respecting the specific situation that exposes them to prison
Descriptors: Nursing, Nursing Education
Expansión de la educación de enfermería en brasil: evidencias históricas y perspectivas de la práctica
Resumen: El objetivo del estudio fue describir la expansión de los programas de postgrado en enfermería y su importancia en el Sistema Único de Información de Salud. Las estadísticas oficiales proporcionadas por el INEP. Estudio documental, el enfoque cuantitativo descriptivo. La recopilación y el análisis se llevó a cabo en octubre y noviembre de 2011 y resume los resultados: el aumento del número de cursos de pregrado en enfermería de la LDB, sobre todo en el sureste, y la falta de correspondencia entre las vacantes y el número de graduados. Se considera que los momentos socio-históricos y políticos favorecieron el crecimiento de la profesión y la organización categoria.
Descriptores: Enfermería, Educación en Enfermaria
Texto completo:
PDFReferências
Geovanini T, Moreira A, Dornelles S, Machado WCA. História da enfermagem:versões e interpretações. Rio de Janeiro: Revinter: 2010.
Teixeira E, Vale EG, Fernandes JD,SordiMRLD.Trajetória e tendências dos Cursos de Enfermagem no Brasil. Rev Bras Enferm. 2006 jul-ago; 59(4): 479-87.
Barbosa TSC, BaptistaS de S.Movimento de expansão dos cursos superiores de enfermagem na região centro-oeste do Brasil: uma perspectiva histórica.Rev. Eletr. Enf. 2008; 10(4): 945-56.
Figueiredo ESA. Reforma do ensino superior no Brasil: um olhar a partir da história. Revista da UFG. 2005; AnoVII (2): Dez.
Brasil. Presidência da República. [on line] Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispões sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituição de ensino superior e nas superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Site oficial. [online] [capturado em: 11 de novembro de 2011] Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior.
Rodrigues RM. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas: 2007.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. Ed. Porto Alegre: Artmed: 2011.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). [online]Censo da Educação Superior. Série histórica curso de enfermagem 1991 a 2009. [capturado em: 11 de outubro de 2011] Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superiorcensosuperior.
DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2013.v4.n3/4.542
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Eletrônico ISSN: 2357-707X
Impresso ISSN: 2177-4285
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.