Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: que dimensões se sobressaem?
Resumo
Resumo: Objetivou-se avaliar domínios e dimensões da satisfação do paciente com a assistência de enfermagem. Estudo transversal, realizado com 156 pacientes
em unidades de internação de hospital público de Fortaleza-CE. Para as associações com os domínios empregaram-se os testes de ?2 e de razão de verossimilhança.
A assistência foi considerada boa pela maioria dos pacientes, com predomínio dos domínios confiança e profissional em detrimento do educacional.
Destacaram-se as dimensões empatia, relacionamento interpessoal e humanização. Apesar dos entrevistados mostrarem-se satisfeitos, é preciso investimento
em uma Enfermagem centrada no paciente, inserindo-o como sujeito ativo no tratamento e obtendo maior satisfação pelo cuidado prestado.
Descritores: Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Satisfação do Paciente, Qualidade da Assistência à Saúde, Gestão da Qualidade.
Patient satisfaction with the nursing care: what dimensions predominate?
Abstract: Aimed to evaluate the domains and dimensions of patient satisfaction with nursing care. Cross-sectional study with 156 patients in inpatient units of
a public hospital in Fortaleza-CE. For associations with the domains were employed ?2 and likelihood ratio tests. The assistance was considered good by most
patients, with a predominance of confidence and professional domains at the expense of education. Notable dimensions were empathy, interpersonal relationship
and humanization. Despite the interviewed were satisfied, we need investment in a patient-centered nursing, inserting it as an active subject in the treatment
and getting more satisfaction for the care provided.
Descriptors: Nursing, Nursing Care, Patient Satisfaction, Quality of Health Care, Quality Management.
Satisfacción del paciente con los cuidados de enfermería: qué dimensiones sobresalen?
Resumen: El objetivo fue evaluar dominios y dimensiones de la satisfacción del paciente con la atención de enfermería. Estudio transversal con 156 pacientes en
unidades de hospitalización de un hospital público en Fortaleza-CE. Para las asociaciones con los dominios se emplearon las pruebas de ?2 y razón de verosimilitud.
La asistencia fue considerada buena por la mayoría de los pacientes, con predominio de los dominios confianza y profesional, en lugar del educacional. Las más
destacadas dimensiones fueron empatía, relaciones interpersonales y humanización. A pesar de los entrevistados se mostraren satisfechos, es necesario investir
en una Enfermería centrada en el paciente, insertándolo como un sujeto activo en el tratamiento y conseguir una mayor satisfacción de la atención recibida.
Descriptores: Enfermería, Atención de Enfermería, Satifacción del Paciente, Calidad de la Atención de Salud, Gestión de Calidad.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2014.v5.n3/4.562
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