Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: que dimensões se sobressaem?

Roberta Meneses Oliveira, Mariana Monteiro Pereira, Perla Guimarães Feitosa, Alexandra da Silva Lima, Yane Carmem Ferreira Brito, Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão, Paulo César de Almeida

Resumo


Resumo: Objetivou-se avaliar domínios e dimensões da satisfação do paciente com a assistência de enfermagem. Estudo transversal, realizado com 156 pacientes
em unidades de internação de hospital público de Fortaleza-CE. Para as associações com os domínios empregaram-se os testes de ?2 e de razão de verossimilhança.
A assistência foi considerada boa pela maioria dos pacientes, com predomínio dos domínios confiança e profissional em detrimento do educacional.
Destacaram-se as dimensões empatia, relacionamento interpessoal e humanização. Apesar dos entrevistados mostrarem-se satisfeitos, é preciso investimento
em uma Enfermagem centrada no paciente, inserindo-o como sujeito ativo no tratamento e obtendo maior satisfação pelo cuidado prestado.
Descritores: Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Satisfação do Paciente, Qualidade da Assistência à Saúde, Gestão da Qualidade.

Patient satisfaction with the nursing care: what dimensions predominate?

Abstract: Aimed to evaluate the domains and dimensions of patient satisfaction with nursing care. Cross-sectional study with 156 patients in inpatient units of
a public hospital in Fortaleza-CE. For associations with the domains were employed ?2 and likelihood ratio tests. The assistance was considered good by most
patients, with a predominance of confidence and professional domains at the expense of education. Notable dimensions were empathy, interpersonal relationship
and humanization. Despite the interviewed were satisfied, we need investment in a patient-centered nursing, inserting it as an active subject in the treatment
and getting more satisfaction for the care provided.

Descriptors: Nursing, Nursing Care, Patient Satisfaction, Quality of Health Care, Quality Management.

Satisfacción del paciente con los cuidados de enfermería: qué dimensiones sobresalen?

Resumen: El objetivo fue evaluar dominios y dimensiones de la satisfacción del paciente con la atención de enfermería. Estudio transversal con 156 pacientes en
unidades de hospitalización de un hospital público en Fortaleza-CE. Para las asociaciones con los dominios se emplearon las pruebas de ?2 y razón de verosimilitud.
La asistencia fue considerada buena por la mayoría de los pacientes, con predominio de los dominios confianza y profesional, en lugar del educacional. Las más
destacadas dimensiones fueron empatía, relaciones interpersonales y humanización. A pesar de los entrevistados se mostraren satisfechos, es necesario investir
en una Enfermería centrada en el paciente, insertándolo como un sujeto activo en el tratamiento y conseguir una mayor satisfacción de la atención recibida.

Descriptores: Enfermería, Atención de Enfermería, Satifacción del Paciente, Calidad de la Atención de Salud, Gestión de Calidad.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2014.v5.n3/4.562

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