DESAFIOS PARA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA

Thayse Silva Bento, Gabrielly Iasminy Cunha de Castilhos, Soraia Dornelles Schoeller, Patrícia Kuerten Rocha, Adriana Dutra Tholl, Milena Zuchetto Soares

Resumo


Este estudo objetiva compreender os desafios para a inclusão das crianças com deficiência na escola sob olhar do familiar e
dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória descritiva, realizada em uma escola pública do sul do país.
Desenvolvida com 7 professores e 7 familiares de criança com deficiência. Os dados foram coletados através de entrevista
com roteiro pré-elaborado, gravada. A análise dos dados evidenciou que os desafios para a inclusão das crianças podem ser
estabelecidos em três categorias: conhecer a criança e estabelecer relações profundas com ela; necessidade de capacitação
profissional para os professores; romper barreiras arquitetônicas e atitudinais. Esperamos que este estudo contribua para a
divulgação das diversas questões que são necessárias para que a inclusão da criança com deficiência seja de fato efetiva dentro
das escolas.

Descritores: Criança, Deficiência, Inclusão na Escola.

CHALLENGES TO INCLUDE CHILDREN WITH DISABILITIES IN SCHOOL

This study aimed to understand the challenges for the inclusion of disabled children in school under their familiar and teachers
view. It is a qualitative, descriptive exploratory study, held in a Public School in South of Brazil. Developed with seven teachers
and seven relatives of children with disabilities. Data was collected through interviews with pre-prepared script, recorded. Data
analysis showed that the challenges for the inclusion of children can be established in three categories: to know the child and
establish deep relationships with her; need for professional training for teachers; breaking architectural and attitudinal barriers.
We hope this study will contribute to the dissemination of the various issues that are necessary for the inclusion of disabled
children is in fact effective inside schools.

Descriptors: Children, People with disabilities, Inclusion in the school

RETOS PARA INCLUIR LOS NIÑOS CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA

Este estudiotuvo como objetivo comprender los retos para la inclusión de niños con discapacidad en la escuela en la visión
del profesor y el familiar. Es un estúdio exploratorio, descriptivo y cualitativo, realizado en uma escuela publica del sur de
Brazil. Desarrollado con siete profesores y siete familiares de niños con discapacidad. Los datos fueron recolectados a través
de entrevistas conguión preparado previamente. El análisis de los datos mostró que se pueden establecerlos retos para la
inclusión de los niños entres categorías: conocer al niño y establecer relaciones profundas conel; la necesidad de la formación
profesional para los profesores; rompiendo las barreras arquitectónicas y actitudinales. Esperamos que este estudio contribuya
a ladifusión de las diversas cuestiones que son necesarias para lainclusión de niños con discapacidad dentro de las escuelas.

Descriptores: Niños, Persona com discapacidad, Inclusión en la escuela.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2015.v6.n1/4.574

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