CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: O QUE DIZEM OS ENFERMEIROS DOCENTES

Elaine Cristina Dias Franco, Amanda Nathale Soares, Maria Flávia Gazzinelli Bethony

Resumo


Objetivo: estudo que buscou identificar como se configura o conceito de currículo integrado nos discursos de enfermeiros docentes de graduação em Enfermagem. Metodologia: estudo de caso em que foram realizadas entrevistas com sete docentes e os dados foram analisados pela técnica da análise de discurso. Resultados: o conceito de currículo integrado relacionou-se as diferenças entre os currículos tradicional e integrado, à organização em espiral dos conteúdos, à integração ensino-serviço e à sua relação com o trabalho no Sistema Único de Saúde. Conclusões: há uma contribuição para a ampliação das discussões sobre o currículo integrado e as suas potencialidades para a formação do enfermeiro.

Descritores: Enfermagem, Ensino superior, Currículo.

THE INTEGRATED CURRICULUM IN HIGHER EDUCATION IN NURSING: WHAT THEY SAY TEACHERS NURSES

Objective: the study that aimed to identify the configuration of the concept of integrated curriculum in the speeches nurses of undergraduate nursing faculty. Methodology: case study whose interviews were conducted with seven teachers and the data were analyzed by the technique of discourse analysis. Results: the concept of integrated curriculum related to the differences between traditional and integrated curricula, the organization spiral of the contents, the teaching-service integration and its relation to the work in the National Health System. Conclusions: there is a contribution to the expansion of the discussions on the integrated curriculum and its potential for the formation of the nurse.

Descriptors: Nursing, Higher education, Curriculum.

EL PLAN DE ESTUDIOS INTEGRADO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN ENFERMERÍA: LO QUE DICEN LOS MAESTROS ENFERMERAS

Objetivo: estudio que trató de identificar la configuración del concepto de currículo integrado en los discursos de los profesores de enfermería. Metodologia: estudio de caso em que se entrevistó a siete maestros y los datos fueron analizados por la análisis del discurso. Resultados: el concepto de plan de estudios integrado en relación con las diferencias entre los planes de estudios tradicionales e integrada, la espiral organización de los contenidos, la integración docencia-servicio y su relación con el Sistema Nacional de Salud. Conclusións: hay una contribución a la expansión de las discusiones en el plan de estudios integrado y su potencial para la formación de los enfermeras.

Descriptores: Enfermería, Enseñanza Superior, Plan de Estudios.

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.n1.662

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