PLANEJAMENTO INTEGRADO DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Raissa Silva Souza, Maria Flávia Gazzinelli Bethony

Resumo


Objetivo: analisar as atividades de planejamento integrado implementadas em duas disciplinas de um curso de graduação. Metodologia: estudo de caso, descritivo, qualitativo realizado com 12 docentes de duas disciplinas do curso. Os dados foram coletados de janeiro a junho de 2013, mediante entrevistas com roteiro semiestruturado, posteriormente submetidas à análise de conteúdo. Resultados: as categorias oriundas da pesquisa foram ‘interpretações que deram sentido à política de integração da EEUFMG’; ‘planejamento docente no contexto da prática’; ‘processo de implementação da integração de disciplinas’. Conclusão: o planejamento docente integrado favorece a integração entre disciplinas, a depender da efetividade de projeto educacional centrado na intencionalidade, definida com base em objetivos.

Descritores: Currículo; Ensino Superior; Educação em Enfermagem.

PLANNING TEACHING IN PERSPECTIVE OF A FEDERAL UNIVERSITY LECTURERS

Objective: to analyze the integrated planning activities implemented in two subjects of a degree course. Methodology: case study, descriptive, qualitative, with twelve teachers of two disciplines of the course. Data were collected from January to June 2013, through interviews with semi-structured, then submitted to content analysis. Results: the categories resulting from the research were ‘Interpretations that gave meaning to the EEUFMG integration policy’; ‘Teaching planning in the context of the practice’; ‘Implementation process of integration of disciplines’. Conclusion: the integrated teaching planning favors the integration between disciplines, depending on the effectiveness of educational project focused on intentionality, defined based on objective.

Descriptors: Curriculum; Higher education; Nursing course.

PLANIFICACIÓN DOCENTE EN LA PERSPECTIVA DE PROFESORES DE UNA UNIVERSIDAD FEDERAL

Objetivo: analizar las actividades de planificación integradas implementadas en dos temas de un curso de grado. Metodología: estudio de caso, descriptivo, cualitativo, con doce maestros de dos disciplinas del curso. Los datos fueron recogidos de enero a junio de 2013, a través de entrevistas con semi-estructurada, a continuación, sometido a análisis de contenido. Resultados: las categorías que resultan de la investigación fueron ‘interpretaciones que daban sentido a la política de integración EEUFMG’; ‘La enseñanza de la planificación en el contexto de la práctica’; ‘Proceso de implementación de la integración de disciplinas “. Conclusión: la planificación de la enseñanza integrada favorece la integración entre disciplinas, dependiendo de la eficacia del proyecto educativo centrado en la intencionalidad, definido basado en criterios objetivos.

Descriptores: Plan de estudios; Enseñanza superior; Educación de enfermería

Texto completo:

PDF

Referências


Lopes AC. Políticas de Integração Curricular. Rio de Janeiro (RJ): EdUERJ. 2008.

Lopes AC, Macedo E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Chades AFP. A política de integração curricular no ensino médio: reflexões sobre o texto político e o contexto da prática. Espaço Curriculo 2012; 4(2): 172-85.

Filho NMA. Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva 2013;18(6):1677-82.

Galvão SFOL, Fazenda ICA. Parceria na interdisciplinaridade: formação de uma nova consciência coletiva - estudos a partir das vivências em ensino superior. Interdisciplinaridade 2014; 1(5): 42-60.

Pereira EQ, Nascimento EP. Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras: trajetória e desafios. Redes (St. Cruz Sul, Online) 2016; 21(1): 209-32.

Fernandes JD, Rebouças LC. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev Bras Enferm 2013; 66(esp): 95-101

Yin, RK. Estudo de caso. Planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 5. ed. Porto Alegre (RS): Bookman. 2015.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Tradução de Reto l. A. e Pinheiro A. Editora 70, LDA. 2011.

Fazenda, ICA. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6ed. São Paulo (SP): Loyola. 2011.

Fazenda, ICA. O que é interdisciplinaridade? 2.ed. São Paulo (SP): Cortez. 2013.

Franco ECD, Soares AN, Bethony MFG. Currículo integrado no ensino superior em enfermagem: o que dizem os enfermeiros docentes. Enferm. Foco 2016; 7(1): 33-6.

Santomé J. Globalizacion y Interdisciplinaridad: el curriculum integrado. 6.ed. Madrid: Ediciones Morata SL, 2012.

Carvalho MM. Interdisciplinaridade e formação de professores. Rev. Triang. 2015; 8(2): 93-112.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.n2.797

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Enfermagem em Foco



Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.