PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: INTERVENÇÃO EM UNIDADE DE ENSINO

Larissa Graziela Sousa da Silva, Josias Botelho da Costa, Letícia Gemyna Serrão Furtado, Jonatas Bezerra Tavares, José Leandro Diniz Costa

Resumo


Objetivo: descrever uma ação educativa com professores do ensino primário e identificar possíveis situações de risco para acidentes. Metodologia: relato de experiência, utilizando a observação e roda de conversa para a coleta de dados. Resultados: construíram-se duas dimensões empíricas, que permitiram constatar que a estrutura observada apresenta fatores de risco para acometimentos e há deficiência no conhecimento sobre o atendimento primário. Conclusão: medidas educativas, envolvidas no diálogo, auxiliam o fortalecimento e aprimoramento da prática preventiva e interventiva na escola, o que aponta a importância da construção de um ambiente escolar seguro.

Descritores: Educação em Saúde, Saúde Escolar, Primeiros Socorros.

FIRST AID AND PREVENTION OF ACCIDENTS IN THE SCHOOL ENVIRONMENT: INTERVENTION IN THE EDUCATIONAL UNIT

Objective: To describe an educational action with primary school teachers and to identify possible risky situations for accidents. Methodology: Experience report, using the observation and round table conversation for data collection. Results: two empirical dimensions were set-up, which allowed to verify that the observed structure presents risk factors for IMPAIRMENT, and there is a lack of knowledge about the primary care. Conclusion: educational measures, involved in the dialogue, help strengthen and improve preventive and interventional practice in school and highlights the importance of building a safe school environment.

Descriptors: Health Education, School Health, First Aid.

PRIMEROS AUXILIOS Y PREVENCIÓN DE ACCIDENTES EN EL MEDIO AMBIENTE ESCOLAR: INTERVENCIÓN EN UNIDAD DE ENSINO.

Objetivo: El entorno escolar es uno de lossitiosvulnerables para losaccidentes y loscambiosenel estado de salud de losniños y los educadores por lo general sonlosprimerosen entrar enacción. En esta perspectiva, el objetivo delestudio es describir una actividad educativa conlos maestros de primaria y para identificar posiblessituaciones de riesgo de accidentes. Adoptado lametodologíadescriptivo de naturalezacualitativa, mediante laobservación y larueda de conversación para larecolección de datos. El análisis mediante encuestasenla literatura científica y ladiscusión de losdatos, ayudó a laconstrucción de dos dimensiones empíricas, que ayudó a confirmar que laestructura observada presenta factores de riesgo de deterioro si hay una falta de conocimiento acerca de laatención primaria. Este estudiomostró que las medidas educativas que participanenel diálogo, ayudan a lamejora y elfortalecimiento de lapráctica preventiva y de intervenciónenlaescuela y señalalaimportancia de crearun ambiente escolar seguro.

Descriptores: Educación para la Salud, Escuela de Salud, Primeros Auxilios.

Texto completo:

PDF

Referências


Coelho JPSL. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Revista científica do ITAPAC On-line [Internet]. 2015 [acesso em 20 fev 2017]; 8(1). Disponível em: .

Meireles GOAB. Abordagem de Primeiros Socorros Realizada Pelos Professores em uma Unidade de Ensino Estadual em Anápolis – GO. Ensaios Cienc., Cienc. Biol. Agrar. Saúde [Internet]. 2014 [acesso em 23 fev 2017].v. 18, n. 1, p. 25-30. Disponível em:

Oliveira RA, Junior RL, BORGES CC. Situações de primeiros socorros em aulas de educação física em municípios do sudoeste de goiás. Enciclopédia biosfera. [Internet]. 2015 [acesso em 23 fev 2017]. v.11, n.20; p. 72-77. Disponível em:

Brozeli EA. Orientações de Primeiros Socorros em Urgência na Escola. [Internet]. 2014 [acesso em 01 jun 2016]. Disponível em: .

Venâncio MAVD. Prevalência dos acidentes em espaço escolar e percepção dos agentes educativos. [Internet]. 2014. [acesso em 23 fev 2017]. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Comunitária) — Escola Superior de Saúde de Viseu. Disponível em: .

Brasil, Ministério da Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.

Costa WAC et al.Unidade didática de ensino dos primeiros socorros para escolares: efeitos do aprendizado. Pensar a Prática. [Internet]. 2015. [acesso em 23 fev 2017]. v. 18, n. 2, p.338-349. Disponível em: .

Oliveira AS, Lopes AG, Lisboa JM, Campelo DML, Marinho CMM, Araujo LSC. Atuação dos Professores às crianças em casos de acidentes na escola. Rev Interdisciplinar UNINOVAFAPI 2012; 5(3): 26-30.

Brasil. Ministério da saúde. Saúde na Escola. 1 ed. Brasília: Ministério da saúde; 2009.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.893

Apontamentos



Direitos autorais 2017 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.