CÂNCER INFANTIL: VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Greice Carvalho Xavier, Valdira Vieira de Oliveira, Mirela Lopes de Figueredo, Patrícia Fernandes do Prado, Wilson Aguiar Filho

Resumo


Objetivo: conhecer a percepção da criança em tratamento oncológico sobre a vivência da doença. Metodologia: estudo descritivo, observacional, com abordagem qualitativa. Participaram sete crianças com câncer, mediante entrevista semiestruturada, cujos dados foram estudados por meio da análise de conteúdo. Resultados: foram identificadas quatro categorias: Impedimentos e limitações ao enfrentamento da doença; Brincando e aprendendo; Imaginando ser diferente o ambiente hospitalar; Vivenciando o medo e o desconforto dos procedimentos. Conclusão: o diagnóstico de câncer em crianças e a hospitalização são fatores que privam suas atividades rotineiras e lhes acarretam desconforto emocional e físico.

Descritores: Enfermagem pediátrica, Serviço hospitalar de oncologia, Emoções manifestas

CHILDHOOD CANCER: EXPERIENCES OF CHILDREN IN TREATMENT ONCOLOGIC

Objective: to know the child’s perception of cancer treatment on the experience of the disease. Methods: A descriptive, observational study with a qualitative approach. Participants were seven children with cancer through semi-structured interviews and data were analyzed using content analysis. Results: Four categories were identified: Impediments and limitations to cope with the disease; Playing and Learning; Imagining be different from the hospital environment; Experiencing fear and discomfort of procedures. Conclusion: The diagnosis of cancer in children and hospitalization are factors that deprive their routine activities and carry them emotional and physical discomfort.

Descriptors: Pediatric nursing, Oncology service hospital, Expressed emotion.

CÁNCER INFANTIL: EXPERIENCIAS DE LOS NIÑOS EN TRATAMIENTO ONCOLÓGICO

Objetivo: conocer la percepción del niño en tratamiento del cáncer sobre la experiencia de la enfermedad. Métodos: Estudio descriptivo, observacional con un enfoque cualitativo. Los participantes fueron siete niños con cáncer a través de entrevistas semiestructuradas y los datos se analizaron mediante análisis de contenido. Resultados: Se identificaron cuatro categorías: Los impedimentos y limitaciones para hacer frente a la enfermedad; Jugar y aprender; Imaginando ser diferente del entorno del hospital; Experimentar el miedo y la incomodidad de los procedimientos. Conclusión: El diagnóstico de cáncer en niños y la hospitalización son factores que privan a sus actividades de rutina y los llevan malestar emocional y físico.

Descriptores: Enfermería pediátrica, Servicio de oncología en hospital, Emoción expresada.

Texto completo:

PDF

Referências


Instituto Nacional do Câncer (BR). Particularidades do câncer infantil. Rio de Janeiro:INCA; 2008.

Costa TF, Ceolim MF. A enfermagem nos cuidados paliativos à criança e adolescente com câncer: revisão integrativa da literatura. Rev Gaúcha Enferm. 2010;31(4):776-84.

Cardoso FT. Câncer infantil: aspectos emocionais e atuação do psicólogo. Rev SBPH. 2007;10(1):25-52.

Souza e Souza LP, Silva RKP, Amaral RG, Souza AAM, Mota EC, Silva CSO. Câncer infantil: sentimentos manifestados por crianças em quimioterapia durante sessões de brinquedo terapêutico. Rev RENE. 2012;13(3):686-92.

Cagnin ERG, Ferreira NML, Dupas G. Vivenciando o câncer: sentimentos e reações da criança. Acta Paul Enferm. 2003;16(4):18-30.

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefícios da utilização do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado à criança hospitalizada. Rev Gaúcha Enferm. 2010;31(2):247-53.

Bossoni RHC, Stumm EMF, Hildebrand LM, Loro MM. Câncer e morte, um dilema para pacientes e familiares. Rev Contexto Saúde. 2009;9(17):13-21.

Saltz E, Juver J. Cuidados paliativos em oncologia. Rio de Janeiro: Senac; 2008.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2009.

Sousa MLXF. Significados do viver com o câncer para a criança [Dissertação]. João Pessoa (PB): Universidade Federal da Paraíba; 2013.

Silva MS, Pinto MA, Gomes LMX, Barbosa TLA. Dor na criança internada: a percepção da equipe de enfermagem. Rev Dor. 2011;12(4):314-20.

Silva LF, Cabral IE. O resgate do prazer de brincar da criança com câncer no espaço hospitalar. Rev Bras Enferm. 2015;68(3):391-7.

Ferreira MKM, Gomes ILV, Figueiredo SV, Queiroz MVO, Pennafort VPS. Criança e adolescente cronicamente adoecidos e a escolarização durante a internação hospitalar. Trab Educ Saúde. 2015;13(3):639-55.

Xavier TGM; Araújo YB; Reichert APS; Collet N. Classe hospitalar: produção do conhecimento em saúde e educação. Rev Bras Educ Espec. 2013;19(4):611-22.

Holanda ER, Collet N. Escolarização da criança hospitalizada sob a ótica da família. Texto Contexto - Enferm. 2012,21(1):34-42.

Pacciulio AM. Estratégias de enfrentamento do tratamento quimioterápico na perspectiva de crianças com câncer hospitalizadas [Dissertação]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo, USP, 2012.

Siqueira HBOM, Santos MA, Gomez RRF, Saltareli S, Sousa FAEF. Expressão da dor na criança com câncer: uma compreensão fenomenológica. Estud Psicol (Campinas). 2015;32(4):663-74.

Silva PLN, Santos AG, Braz DS, Braz DS, Soares ES. Entendendo o processo de hospitalização infanto-juvenil: percepção de crianças internadas na pediatria de um hospital montesclarense. EFDeportes.com. 2014;18(190):1-7.

Marques EP, Garcia TMB, Anders JC, Luz JH, Rocha PK, Souza S. Lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer: perspectivas da equipe de enfermagem. Esc Anna Nery. 2016;20(3):e20160073.

Guimarães TM, Silva LF, Santo FHE, Moraes JRMM. Cuidados paliativos em oncologia pediátrica na percepção dos acadêmicos de enfermagem. Esc Anna Nery. 2016;20(2):261-7.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.n3/4.916

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Enfermagem em Foco



Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.