MARKETING PESSOAL E ENFERMAGEM: PROJEÇÃO PARA VISIBILIDADE SOCIAL DO ENFERMEIRO

Josivaldo Barreto Andrade, Maria de Belém Cavalcante, Maíra Rosa Apostolico

Resumo


Objetivo: conhecer a percepção dos enfermeiros sobre marketing pessoal e verificar como o utilizam em seu cotidiano de trabalho. Metodologia: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas com 16 enfermeiros, submetidas à Análise de Conteúdo. Resultados: emergiram três categorias: Percepção sobre marketing profissional, Imagem pessoal e Projeção do ambiente organizacional. Várias estratégias foram utilizadas para potencializar o marketing pessoal, como imagem, aparência e postura ética, as quais contribuíram para a visibilidade da profissão. Conclusões: os profissionais reconheceram a importância de investir na própria imagem, como forma de valorizar a si mesmo e a profissão.

Descritores: Marketing, Autoimagem, Papel Profissional, Enfermagem.

PERSONAL MARKETING AND NURSING: PROJECTION FOR THE NURSE SOCIAL VISIBILITY

Objective: to know the perception of nurses about personal marketing and verify how they use it in their daily work. Methodology: exploratory, descriptive qualitative approach study, that applied a semi-structured interview to 16 nurses, submitted to Content Analysis. Results: three categories were identified: Perception about professional marketing, Personal image and Projection of the organizational environment. Several strategies were used to improve the personal marketing, as image, appearance, and ethical posture, which contributed to the visibility of the profession. Conclusion: professionals recognized the importance of investing in their own image as a way to value themselves and the nursing profession.

Descriptors: Marketing, Self Concept, Professional Role, Nursing.

SEGURIDAD DE LOS PACIENTES EN LA PERCEPCIÓN DE ENFERMEROS: UNA CUESTIÓN MULTIPROFESIONAL

Objetivo: conocer la percepción de los enfermeros sobre el marketing personal y verificar cómo utilizan en su cotidiano de trabajo. Metodologia: estudio exploratorio, descriptivo con enfoque cualitativo, que utilizó entrevistas semiestructuradas con 16 enfermeras sometidas al Análisis de Contenido. Resultados: tres categorías surgieron: Percepción sobre marketing profesional, Imagen personal y Proyección del ambiente organizacional. Varias estrategias se utilizaron para mejorar la marketing personal como imagen, apariencia y postura ética, promoviendo visibilidad de la profesión. Conclusión: los profesionales reconocen la importancia de invertir en su propia imagen como forma de valorarse a sí mismos ya la profesión de enfermería.

Descriptores: Mercadeo, Autoimagen, Rol Professional, Enfermería.

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n1.946

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