Submissão Online

SUMÁRIO

# Conteúdo atualizado em 31/08/2021 #


PROCESSO DE SUBMISSÃO ONLINE

O processo de submissão é feito somente pela página da revista, no endereço: http://revista.cofen.gov.br. Leia o conteúdo desta página e siga o guia de submissão.

O periódico utiliza o sistema de avaliação por pares, preservando o sigilo, com omissão dos nomes de avaliadores e autores.

Os artigos submetidos, adequados às normas de publicação, após a pré-análise do Editor Chefe, são enviados aos Editores Associados para seleção de consultores.

Finalizada a avaliação dos consultores, o Editor Associado encaminha uma recomendação ao Editor Chefe que decidirá pela aprovação, reformulação ou recusa do artigo.


CUSTOS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO

A Revista Enfermagem em Foco não aplica taxas ou eventuais cobranças para a submissão ou publicação, uma vez que todos os custos são suportados pelo COFEN. Todavia exige que ao menos UM dos autores seja ENFERMEIRO, devidamente identificado nos metadados, não aceitando artigos somente de alunos, nem somente de outros profissionais.


TIPOS DE ARTIGOS CONSIDERADOS PARA PUBLICAÇÃO

Editorial

Texto de responsabilidade do Conselho Editorial da Revista, que poderá convidar especialistas para redigi-lo. Deverá obedecer ao limite de 1.000 palavras, incluindo título, descritores e referências.

Artigos Originais

São manuscritos que apresentam resultados de pesquisa inédita, de natureza qualitativa ou quantitativa. Deverão conter no máximo 3.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências até o limite de 35 (trinca e cinco) e até 8 (oito) autores.

Devem conter: Introdução com objetivos ao finalMétodo com tipo do estudo, população e amostra, local do estudo, coleta de dados com data, análise dos dados, procedimentos éticos; ResultadosDiscussão, com as Limitações do estudo e Contribuição para a prática ao final em item específico; Considerações Finais ou Conclusão.

Artigos de Revisão

Estudos de revisão narrativa, integrativa, sistemática, de escopo (scope review), com ou sem metanálise. Deverão conter no máximo 3.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Não há limite de referências e, no máximo, oito autores. Os Resultados deverão contém os quadros com o fluxograma das etapas da revisão e quadro sintético dos achados (nome do periódico, ano de publicação, autores, título do artigo, local de publicação, nível de evidência, principais resultados e todos devem estar referendados). Devem conter: Introdução com objetivo ao finalMétodoResultadosDiscussão, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a prática em sub-item separado; Considerações FinaisReferências.

Artigos de Opinião

São manuscritos nos quais o(s) autor(es) apresenta(m) e discute(m) sua posição a respeito de determinada temática, de uma legislação ou de uma ocorrência. Deverão conter no máximo 1.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de cinco referências e dois autores. Devem conter: Introdução com objetivo ao finalMétodo se pertinente; Desenvolvimento com ou sem subtítulos, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a prática em sub-item separado; Considerações FinaisReferências.

Artigos de Reflexão

São manuscritos que apresentam uma discussão aprofundada sobre uma temática específica, um conceito ou uma teoria, ponderando e analisando diferentes pontos de vista teóricos e/ou práticos. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e quatro autores. Devem conter: Introdução com objetivo ao finalMétodo se pertinente; Desenvolvimento com ou sem subtítulos, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a prática em sub-item separado; Considerações FinaisReferências.

Relato de Experiência

São manuscritos que apresentam um relato de caso, situação da prática profissional ou inovação tecnológica, relacionados ao ensino, à assistência, extensão universitária, pesquisa, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e oito autores.

Devem conter: Introdução, com o objetivo ao final; Metodologia com os seguintes tópicos: tipo de estudo, cenário do estudo, período de realização da experiência, sujeitos envolvidos na experiência e os aspectos éticos; Objetivos da ExperiênciaDescrição da Experiência: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas; Principais resultados alcançadosLimitações da experiênciaContribuições para a práticaConsiderações Finais ou Conclusão; Referências: no máximo 15.

Relato de Experiência de Inovação Tecnológica

São manuscritos que apresentam uma inovação tecnológica, relacionados ao ensino, à assistência, extensão universitária, pesquisa, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e oito autores.

Devem conter: - Introdução, com o objetivo ao final; - Metodologia com os seguintes tópicos: tipo de estudo, cenário do estudo, período de realização da experiência, sujeitos envolvidos na experiência e os aspectos éticos; - Objetivos da Inovação; - Descrição da Inovação: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas; - Principais resultados alcançados com as limitações da inovação e contribuições para a prática ao final em sub item separado; - Considerações Finais ou Conclusões; - Referências: no máximo de 15.

Seção Cofen/Conselhos Regionais em Foco

Para apresentação de artigos os autores deverão seguir as normas da revista à semelhança dos demais tipos de manuscritos.

Deverão conter no máximo 2.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências.

Resenhas de Livros

São manuscritos em que o(s) autor(es) apresenta(m) uma análise crítica de livros relacionados a áreas de interesse da Enfermagem, publicados nos últimos três anos. Devem conter um máximo de 1.000 palavras e até dois autores. A referência completa do livro deverá ser incluída no início do texto. No momento da submissão da resenha deverá ser anexado no sistema um arquivo com a imagem da capa do livro, em formato JPEG, em alta definição (de 150 a 300 dpi).

Carta ao Editor

Deve conter no máximo de 300 palavras, incluindo cabeçalho e assinatura do correspondente, sem referências.

Resposta do autor

Deve conter no máximo de 500 palavras, incluindo cabeçalho e assinatura do correspondente, sem referências.


FORMATO E ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS

Os manuscritos devem ser apresentados em arquivo do Microsoft Office Word®, formato A4, margens de 2,5 cm, letra Times News Roman fonte 12 e espaçamento entre linhas 1,5 em todo o texto, incluindo tabelas e quadros. Não mandar em arquivo pdf.

Serão aceitos textos nos idiomas português, espanhol e inglês. O inglês e o espanhol deverão vir com certificação de tradutor.

Pelo menos um autor deve ser enfermeiro, devidamente identificado nos metadados.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SUBMISSÃO

1 - FOLHA DE ROSTO

Modelo disponível em: Modelo de Folha de Rosto 

Deve ser enviada separadamente do artigo EM ARQUIVO NO FORMATO MICROSOFT WORD (não usar formato PDF)

E deverá conter:

- Identificação do Tipo de Artigo a ser submetido;

Título do manuscrito, conciso e informativo, em caixa alta, com no máximo 15 palavras. Não devem ser utilizadas abreviaturas, siglas ou localização geográfica da pesquisa;

Nome completo dos autores, sem abreviações, numerados em algarismos arábicos sobrescritos. Os autores deverão seguir a forma como seus nomes são indexados nas bases de dados e inserir o número de registro ORCID ao lado do nome de cada autor. O cadastro no ORCID pode ser feito no www.orcid.org;

- Identificação e Afiliação dos autores, profissão e ocupação atual considerando até três hierarquias institucionais, deverá vir como nota de rodapé, seguindo a ordem da numeração arábica dos nomes dos autores;

- Indicação do autor correspondente (nome, e-mail);

Contribuições dos autores, segundo critérios do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) que recomenda as seguintes contribuições: a) concepção e/ou desenho do estudo; b) coleta, análise e interpretação dos dados; c) redação e/ou revisão crítica do manuscrito; d) aprovação da versão final a ser publicada;

Fontes de financiamento se houver;

Agradecimentos se houver;

- Informação se existe conflitos de interesse por parte dos autores; e

- Indicação de manuscrito extraído de dissertação ou tese, informando título, ano de defesa, programa de pós-graduação e instituição onde foi apresentada, quando pertinente.

 

2 - DOCUMENTO PRINCIPAL – com o material a ser submetido

Não deverá ter nenhuma identificação dos autores e o arquivo deve ser em word

- Tipo de artigo conforme o padronizado pela Revista;

- Título em negrito, apenas com a primeira letra em caixa alta com no máximo 15 palavras, sem siglas, sem local e sem tipo de estudo (como revisão integrativa ou relato de experiência), e com no máximo 15 palavras;

- Título, Resumo e Descritores devem ser estruturadosnos três idiomas (português, inglês e espanhol), na sequência.

Resumo contendo: Resumo, título, objetivos, metodologia, resultados e conclusões, com no máximo 200 palavras. Não deve conter siglas e citações de autores. Ensaios clínicos deverão apresentar o número do registro no final do resumo.

Descritores devem ser de três a cinco nos três idiomas (português, inglês e espanhol), após cada resumo, separados por ponto e vírgula, com a primeira letra maiúscula e de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br) ou o Medical Subject Heading – MeSH (www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).

- Corpo do manuscrito: Deve ser estruturado com Introdução, Método, Resultados, Discussão, Limitações do estudo, Contribuições para a prática, Conclusão ou Considerações Finais e Referências. Os artigos de opinião, reflexão e relato de experiência poderão assumir outros formatos.

- A Introdução deverá abordar brevemente o problema estudado, justificando sua importância e as lacunas do conhecimento, com base na literatura nacional e internacional atualizada. O Objetivo, apresentado no final da introdução, deverá estabelecer a questão principal do estudo e ser igual ao apresentado no resumo.

- O Método deverá ser apresentado em tópicos: Tipo de estudo (especificando a abordagem e desenho); Local do estudo (descrever cenário, se pertinente); Participantes do estudo (população e amostra), com definição dos critérios de seleção (inclusão e exclusão); Coleta de dados – instrumento(s) e procedimentos de coleta (período de coleta e descrição das etapas); Procedimentos de análise e tratamento dos dados quanti e/ou qualitativos; Aspectos éticos (descrição dos aspectos éticos e incluir número do CAAE da Plataforma Brasil).

*Não há necessidade de referenciar no texto as Resoluções 466/2012 ou 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que trata das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. No entanto, deve-se mencionar o seu cumprimento.

- Os Resultados deverão apresentar e descrever somente os dados encontrados, sem interpretações ou comentários. Poderão ser acompanhados por tabelas, quadros e figuras, destacando o que é mais importante, sem repetição de dados. Em caso de depoimentos (frases ou parágrafos ditos pelos sujeitos da pesquisa qualitativa), utilizar itálico e apresentá-los em novo parágrafo, com recuo à Direita, parágrafo 1,5 linha e letra 10. A identificação dos sujeitos deve ser codificada e estar entre parênteses, sem itálico, de forma a preservar a identidade dos mesmos.

- A Discussão deverá ser restrita aos resultados apresentados, enfatizando aspectos novos e relevantes observados no estudo e discutindo as concordâncias e as divergências com a literatura nacional e internacional.

As Limitações do Estudo devem ser apresentadas de maneira sucinta em tópico específico.

As Contribuições para a Prática devem ser apresentadas após as limitações do estudo, em um novo tópico, também de forma sucinta.

- A Conclusão ou Considerações Finais deverão ser claras e objetivas, respondendo diretamente aos objetivos e/ou hipóteses do estudo, com base nos resultados e na discussão. Não deverão conter referências.

- Referências – utilizando modelo Vancouver. Veja abaixo mais instruções.

 

3 - DOCUMENTO CONJUNTO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE - assinado por todos os autores e em pdf

Disponível em: Modelo de Documento Conjunto de Transferência de Direitos Autorais e Declaração de Responsabilidade

 

4 – DOCUMENTO DE AUTORIZAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Anexar a autorização completa emitida CEP/Plataforma Brasil, onde consta o número do CAAE.

 

ILUSTRAÇÕES

- As Ilustrações (tabelas, quadros e figuras), limitadas a no máximo cinco, devem estar inseridas no corpo do texto, na ordem de apresentação, numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos. A numeração sequencial é separada por tabelas, quadros e figuras. O título das ilustrações deve ser breve, inserido na parte superior e as notas, quando necessárias, estarem após a identificação da fonte.

Em caso do uso de fotos, os sujeitos não podem ser identificados sem apresentar permissão, por escrito (Termo de Autorização de Uso de Imagem), para fins de divulgação científica. As ilustrações precisam ser claras para permitir sua reprodução em 8 cm (largura da coluna do texto) ou 17 cm (largura da página), em alta definição (de 150 a 300 dpi).

Para ilustrações extraídas de outros trabalhos previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para a reprodução das mesmas, encaminhando-a na submissão dos manuscritos, como documento suplementar.

Não há necessidade de inserir a fonte, quando as tabelas, quadros e figuras tiverem resultados do próprio estudo.

 

DESENHOS DE PESQUISA:

A Revista Enfermagem em Foco adota como estratégias de qualificação para a publicação de estudos de pesquisa, tais como as da Organização Mundial da Saúde (OMS), International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e Enhancing the Quality and Transparency of Health Research (EQUATOR network). Tais estratégias favorecem o potencial de publicação e sua utilização em referências em pesquisas.

A seguir, apresentam-se alguns protocolos internacionais validados a serem utilizados, conforme o desenho da pesquisa:

Ensaios clínicos: CONSORT http://www.consort-statement.org/downloads e identificação de Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE (www.icmje.org). O número de identificação deve constar no final do resumo.

Revisões sistemáticas e meta-análises: PRISMA http://prisma-statement.org/PRISMAStatement/Checklist.aspx.

Estudos observacionais em epidemiologia: STROBE http://strobe-statement.org/fileadmin/Strobe/uploads/checklists/STROBE_checklist_v4_combined.pdf

Estudos qualitativos: COREQ http://intqhc.oxfordjournals.org/content/19/6/349.long

 

REFERÊNCIAS

As Referências da revista devem seguir o estilo “Vancouver”, disponível no endereço eletrônico (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

A lista de referências deve ser enumerada, consecutivamente, em algarismos arábicos, sobrescritos, de acordo com a sequência em que os autores foram citados no texto, sem a menção do nome dos autores (exceto os que constituem referencial teórico). Quando forem sequenciais, indicar o primeiro e o último número, separados por hífen, a exemplo: 1-4. Quando intercaladas, deverão ser separados por vírgula, ex.: 1-2,4.

A numeração das referências deve ser sobrescrita em números sequenciais sem parêntesis e após o ponto final ou vírgula quando aplicável.

As citações textuais devem ser descritas entre aspas, sem itálico e na sequência do texto.

É recomendado que, pelo menos, 50% das referências sejam de artigos publicados em periódicos, nos últimos cinco anos, indexados em bases de dados nacionais e internacionais.

Os autores devem evitar a citação de literatura cinzenta (documentos oficiais, livros, manuais etc.) não indexada e de difícil acesso à comunidade científica.

Os títulos dos periódicos devem abreviados de acordo com: List of Journals Indexed for MEDLINE (https://www.nlm.nih.gov/bsd/journals/online.html). Para os periódicos que não se encontram nesse site, poderão ser utilizadas as abreviaturas do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), do IBICT, disponível em: http://ccn.ibict.br/busca.jsf e o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS, disponível em: http://portal.revistas.bvs.br.

Referências de artigos de periódicos brasileiros bilíngues ou trilíngues devem ser citadas no idioma inglês.

Incluir pelo menos duas citações de artigos da Revista Enfermagem em Foco.

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

- O uso de siglas deve ser evitado e, quando utilizadas, devem ser citadas por extenso na primeira vez que aparecerem no texto. Não utilizar plural em siglas.

- Utilizar negrito para destaque e itálico para palavras estrangeiras e nomenclaturas relativas classificação científica, taxonomia ou classificação biológica, que designam os grupos ou categorias de espécies de seres vivos.

- Errata: caso os autores identifiquem a necessidade de uma errata após a publicação do artigo, devem enviá-la imediatamente à Secretaria da Revista por e-mail. O prazo máximo para a solicitação de errata é de 30 dias após a publicação do artigo.

 

GUIA DE SUBMISSÃO

1.1 Acessar:
Para se cadastrar pela primeira vez, o autor pode clicar em CADASTRO no menu superior ou, na página de acesso, clicar no link "Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema". [clique aqui para ser direcionado ao cadastro]

Para o Autor já cadastrado no sistema, basta logar clicando em ACESSO no menu superior. [clique aqui para ser direcionado à página de acesso]

1.2 Cadastrar:

É importante que o autor preencha seus dados corretamente, se possível em todos os campos.
Os campos com "*" asterisco, são obrigatórios.

IMPORTANTE: O Autor deve selecionar a opção "Autor" na seção "Cadastrar como". As opções de Leitor e Autor devem ser marcadas.

Dica: No campo URL, o Autor poderá colocar o endereço para o Lattes.

Depois de cadastrado, o autor receberá e-mail com login e senha.

1.3 Iniciar Submissão:


Logado na Revista, entrar na "Página do Usuário", assim o Autor poderá:

• Ver o andamento das submissões;
• Ver Submissões Incompletas;
• Fazer nova submissão;
• Gerenciar apontamentos.

1.4 Completar os cinco (5) passos da submissão:

Dica: O Autor não precisa concluir os cinco (5) passos de uma só vez. É possível sair do sistema durante o processo podendo retomar de onde parou acessando as submissões listadas como "Incompletas", na lista de submissões ativas.

PASSO 1: INICIAR SUBMISSÃO

• Ler e Aceitar as condições de submissão*
• Concordar com a Declaração de Direito Autoral da Revista*
• Escolher a seção da revista onde o autor deseja publicar*
• Enviar comentários opcionais ao editor.

* Itens obrigatórios para seguir para o próximo passo.

PASSO 2: TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO

• ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO POR PARES CEGA: Ao clicar neste link, o Autor poderá ler instruções de como não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo editorial como, por exemplo, tirando identificação das propriedades dos documentos do Word.
• Ler as instruções e transferir o documento;
• Clicar para escolher o documento/arquivo, enviar e salvar e continuar para seguir ao próximo passo.

ATENÇÃO: Observe o tamanho máximo do arquivo permitido, opção que geralmente se encontra nas Condições de submissão, no PASSO 1.

PASSO 3: INCLUSÃO DE METADADOS

• Neste passo o autor irá inserir os METADADOS (dados sobre o autor; título; resumo e outros) do documento: é importante que todos os campos sejam preenchidos. É dos metadados que são extraídas as informações diretas para a indexação do artigo nas bases de dados. Se houver erro, como nome do autor não é possível a correção após a publicação. Ao colocar a instituição a que estiver afiliado, escrever por extenso e a sigla, e não esquecer a cidade e a sigla do estado.

• O Autor poderá colocar seu Currículo Lattes no campo URL ou no Resumo da Biografia.

• Clicando em "Incluir autor", o autor poderá incluir os nomes de outros Autores e definir a ordem em que aparecerão, todavia o sistema não permite usuários diferentes com e-mails iguais.

Importante: O Autor deverá selecionar o idioma no qual enviará o documento. Ou seja, no caso do envio do documento em dois ou mais idiomas, selecionar na caixa a língua, preencher os dados e salvar. Depois, clicar novamente no link Inclusão de metadados, selecionar outro idioma na caixa e preencher os dados conforme a outra língua, e assim sucessivamente.


PASSO 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

• O Autor deve, obrigatoriamente, enviar os seguintes Documentos Suplementares assinados e digitalizados:

(a) O modelo da Folha de Rosto preenchido (NÃO ENVIAR EM PDF) - Clique aqui para obter o modelo de Folha de Rosto

(b) O modelo de Documento Conjunto de Transferência de Direitos Autorais e Declaração de Responsabilidade assinado por todos os autores e digitalizado - Clique aqui para obter o modelo de Transferência de Direitos Autorais e Declaração de Responsabilidade

(c) O comprovante de Aprovação do Comitê de Ética (caso seja necessário, de acordo com a natureza do artigo).

• Após a transferência dos arquivos, o Autor deve clicar em "Salvar e continuar"

• Na próxima página o Autor deve incluir os metadados dos documentos enviados;

Importante: depois de enviado o arquivo, não é possível alterá-lo.

• Após a transferência dos arquivos, o Autor deve clicar em "Salvar e continuar"

• Na próxima página o Autor deve incluir os metadados dos documentos enviados;

Importante: depois de enviado o arquivo, não é possível alterá-lo.

 

PASSO 5. FINALIZAÇÃO

• Para finalizar o Autor deve clicar em "Concluir submissão".

• PRONTO! A submissão foi realizada.