Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Conselho Federal de Enfermagem lançou a Revista Enfermagem em Foco como sua Revista Oficial, no dia 20 de maio de 2010, de acesso aberto e gratuito, totalmente subsidiada com recursos próprios.

Missão: Contribuir para o fortalecimento da Enfermagem a partir da divulgação da produção do conhecimento, em consonância com os objetivos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Visão: Ser reconhecida como periódico científico de referência na divulgação do conhecimento relacionado à Enfermagem e a Saúde.

Objetivos: 

  1. Divulgar a produção científica do Sistema Cofen/Conselhos Regionais;
  2. Disponibilizar à sociedade, de forma gratuita, conhecimentos atualizados sobre a Enfermagem, Saúde e áreas afins;
  3. Oportunizar o consumo crítico da produção científica nas áreas de interesse para a Enfermagem;
  4. Fomentar o debate acerca da Enfe’rmagem como trabalho social, disciplina do conhecimento científico e profissão do cuidado humano; e
  5. Contribuir para a discussão política da Enfermagem e da Saúde, com a divulgação de temas de interesse da profissão.


 

Políticas de Seção

Editorial

Texto de responsabilidade do Conselho Editorial da Revista, que poderá convidar especialistas para redigi-lo. Deverá obedecer ao limite de 1.000 palavras, incluindo título, descritores e referências.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

São manuscritos que apresentam resultados de pesquisa inédita, de natureza qualitativa ou quantitativa. Deverão conter no máximo 3.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências até o limite de 35 (trinca e cinco) e até 8 (oito) autores.

Devem conter: Introdução com objetivos ao final; Método com tipo do estudo, população e amostra, local do estudo, coleta de dados com data, análise dos dados, procedimentos éticos; Resultados; Discussão, com as Limitações do estudo e Contribuição para a prática ao final em item específico; Considerações Finais ou Conclusão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Estudos de revisão narrativa, integrativa, sistemática, de escopo (scope review), com ou sem metanálise. Deverão conter no máximo 3.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Não há limite de referências e, no máximo, oito autores. Os Resultados deverão contém os quadros com o fluxograma das etapas da revisão e quadro sintético dos achados (nome do periódico, ano de publicação, autores, título do artigo, local de publicação, nível de evidência, principais resultados e todos devem estar referendados). Devem conter: Introdução com objetivo ao final; Método; Resultados; Discussão, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a prática em sub-item separado; Considerações Finais; Referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Opinião

São manuscritos nos quais o(s) autor(es) apresenta(m) e discute(m) sua posição a respeito de determinada temática, de uma legislação ou de uma ocorrência. Deverão conter no máximo 1.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de cinco referências e dois autores. Devem conter: Introdução com objetivo ao final; Método se pertinente; Desenvolvimento com ou sem subtítulos, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a prática em sub-item separado; Considerações Finais; Referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Reflexão

São manuscritos que apresentam uma discussão aprofundada sobre uma temática específica, um conceito ou uma teoria, ponderando e analisando diferentes pontos de vista teóricos e/ou práticos. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e quatro autores. Devem conter: Introdução com objetivo ao final; Método se pertinente; Desenvolvimento com ou sem subtítulos, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a prática em sub-item separado; Considerações Finais; Referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

São manuscritos que apresentam um relato de caso, situação da prática profissional ou inovação tecnológica, relacionados ao ensino, à assistência, extensão universitária, pesquisa, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e oito autores.

Devem conter: Introdução, com o objetivo ao final; Metodologia com os seguintes tópicos: tipo de estudo, cenário do estudo, período de realização da experiência, sujeitos envolvidos na experiência e os aspectos éticos; Objetivos da Experiência; Descrição da Experiência: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas; Principais resultados alcançados; Limitações da experiência; Contribuições para a prática; Considerações Finais ou Conclusão; Referências: no máximo 15.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência de Inovação Tecnológica

São manuscritos que apresentam uma inovação tecnológica, relacionados ao ensino, à assistência, extensão universitária, pesquisa, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e oito autores.

Devem conter: - Introdução, com o objetivo ao final; - Metodologia com os seguintes tópicos: tipo de estudo, cenário do estudo, período de realização da experiência, sujeitos envolvidos na experiência e os aspectos éticos; - Objetivos da Inovação; - Descrição da Inovação: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas; - Principais resultados alcançados com as limitações da inovação e contribuições para a prática ao final em sub item separado; - Considerações Finais ou Conclusões; - Referências: no máximo de 15.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Cofen/Conselhos Regionais em Foco

Para apresentação de artigos os autores deverão seguir as normas da revista à semelhança dos demais tipos de manuscritos.

Deverão conter no máximo 2.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de Livros

São manuscritos em que o(s) autor(es) apresenta(m) uma análise crítica de livros relacionados a áreas de interesse da Enfermagem, publicados nos últimos três anos. Devem conter um máximo de 1.000 palavras e até dois autores. A referência completa do livro deverá ser incluída no início do texto. No momento da submissão da resenha deverá ser anexado no sistema um arquivo com a imagem da capa do livro, em formato JPEG, em alta definição (de 150 a 300 dpi).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Carta ao Editor

Deve conter no máximo de 300 palavras, incluindo cabeçalho e assinatura do correspondente, sem referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resposta do autor

Deve conter no máximo de 500 palavras, incluindo cabeçalho e assinatura do correspondente, sem referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Periodicidade

A revista é de publicação bimestral, gratuita e com acesso livre no site http://revista.cofen.gov.br.

 

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

Indexada nas seguintes bases de dados:

CINAHL
CINAHL- Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature


CUIDEN- Base de dados da Fundación Index de Espanha


BDENF
BDENF- Base de Dados em Enfermagem


LATINDEX- Sistema Regional de informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal


EBSCO



LILACS
LILACS


BVS
BVS- Biblioteca Virtual em Saúde


Red Edit
RED Edit- Red Iberoamericana de Edición Científica en Enfermería

 

Filiação


Associação Brasileira de Editores Científicos
ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos

 

Quem somos

Quem somos