A PERCEPÇÃO DE PAIS SOBRE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ESCOLA AMAZÔNICA

Thais Cristina Flexa Souza, Jacira Nunes Carvalho

Resumo


Objetivo: Identificar as percepções de pais sobre as atividades do projeto de extensão realizada pelo profissional de saúde no âmbito escolar. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa realizado com 15 pais e/ou responsáveis em uma escola municipal em Belém, Pará, Brasil. Esta pesquisa foi oriunda do projeto de extensão “A ludicidade como ferramenta para promoção da saúde de crianças e adolescentes no espaço escolar” que ocorreu de janeiro de 2014 até fevereiro de 2017 com apoio da Pró-Reitoria de Extensão/UFPA. Resultados: As categorias encontradas foram: a necessidade e a importância de projeto de extensão na comunidade; elencando os temas para atividades de educação em saúde; reconhecendo a vulnerabilidade social em que vivem. Conclusões: Foi possível afirmar que o projeto de extensão universitário em saúde dentro do ambiente escolar é uma prática eficaz para ensinar e divulgar boas práticas para promoção da saúde.

Descritores: Enfermagem familiar; Saúde Escolar; Enfermagem.

THE PERCEPTION OF PARENTS ON THE PRO JECT OF UNIVERSITY EXTENSION IN AMAZON SCHOOL

Objective: Identify the perceptions of parents about the activities of the extension project realized by the health professional in the school context. Methodology: This is a descriptive study with a qualitative approach realized with 15 parents and / or tutors in a municipal school in Belém, Pará, Brazil. This research originated from the extension project “Ludicity as a tool for the health promotion children and adolescents in school space”, which occured from January 2014 until February 2017 with the support of the Pro-Rectory of Extension/ UFPA. Results: The categories found were: the need and importance of extension project in the community; listing the themes for health education activities; recognizing the social vulnerability in which they live. Conclusions: It was possible to affirm that the project of university extension in health within the school environment is an effective practice to teach and to divulge good practices for health promotion.

Descriptors: Family Nursing; School Health; Nursing.

LA PERCEPCIÓN DE PADRES SOBRE EL PRO YECTO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN ESCUELA AMAZÔNICA

Objetivo: Identificar las percepciones de los padres sobre las actividades del proyecto de extensión ejercidas por profesionales de la salud en las escuelas. Metodología: Se trata de un estudio descriptivo con un enfoque cualitativo realizado con 15 padres y/o tutores en una escuela municipal en Belém, Pará, Brasil. Esta investigación se deriva del proyecto de extensión “El lúdico como herramienta para la promoción para la salud de los niños y adolescentes en espacio escolar”, que ocurrió entre enero de 2014 hasta febrero de 2017 con el apoyo de Pro-Rectoría de Extensión / UFPA. Resultados: Las categorías fueron: reforzando la necesidad y la importancia del proyecto de extensión en la comunidad; listando los temas para actividades de educación para la salud; el reconocimiento de la vulnerabilidad social en el que viven. Conclusiones: Fue posible afirmar que el proyecto de extensión universitaria en salud dentro del espacio escolar es una práctica efectiva para enseñar y difundir las buenas prácticas para la promoción de la salud.

Descriptores: Enfermería de la familia; Salud Escolar; Enfermería.


Texto completo:

PDF

Referências


S1 Carvalho FFB. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis [Internet]. 2015 Dez [citado 2017 Mai 29]; 25(4): 1207-1227. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103- 73312015000400009.

Queiroz TA, Carvalho FPB, Simpson CA, Barreto ELF; Fernandes ACL. Family: meaning to the family health strategy professionals. Rev Bras Promoç Saúde [Internet]. 2015Abr[cited 2017 May 29];28(2):274-280. Avaliablefrom: http://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/3230.

Schmitt ACAN, Costenaro RGS, Rangel RF, Ferreira CLL, Lacerda MR. Mudanças no comportamento e desenvolvimento do escolar a partir do cuidado à família. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2013 Out [citado 2017 Mai 29] ; 66(5): 682-687. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/ S0034-71672013000500007.

Rodrigues ALL, PrataMS, Batalha TSB, Costa CLNA, Passos Neto IF. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais [Internet]. 2013Mar[citado 2017 Mai 29]; 16:141-148. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/ index.php/cadernohumanas/article/viewFile/494/254.

Pesce L, Abreu CBM. Pesquisa qualitativa: considerações sobre as bases filosóficas e os princípios norteadores.Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade [Internet]. 2013 Jul./Dez[citado 2017 Mai 29];22 (40): 19-29. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index. php/faeeba/article/viewFile/747/520.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3a ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco; 2014.

Krug MR, Fernandes RGP, Pedro TPHOI, Soares FAA. Promoção da saúde na escola: um estudo com professores do ensino médio. Scentiaplena [Internet]. 2015 Mai[citado 2017 Mai 29]; 11(5): 1-9. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2374/1203.

Janczura R. Risco ou vulnerabilidade social? Textos &Contextos [Internet] 2012 Ago./Dez [citado 2017 Mai 29];11(2):301-308. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/fass/article/ view/12173/8639.

Silva DM, Alves MR, Souza TO, Duarte ACS. Sexualidade na Adolescência: Relato de experiência. RevEnferm UFPE online.[Internet] 2013 Mar [citado 2017 Mai 29]; 7(1):820-823. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/ index.php/revista/article/viewFile/3681/pdf_2201.

Garbin CAS, Rovida TAS, Garbin AJI, Arcieri RM, Souza NP, Moimaz SAS. Saúde bucal e educação infantil: avaliação do desgaste e do acondicionamento de escovas dentárias utilizadas por pré-escolares. RevOdontol UNESP[Internet] 2012 Mar/Abr[citado 2017 Mai 29]; 41(2): 81-87. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/133371/ISSN18 07-2577-2012-41-02-81-87.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Sarkar M. Personalhygieneamongprimaryschoolchildren living in a slumof Kolkata, India.J PrevMedHyg.[Internet]2013Sep[cited 2017 May 29];54(3): 153–158.Avaliablefrom: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/ articles/PMC4718376/.

Silveira LMOB, Wagner A. A interação família-escola diante dos problemas de comportamento da criança: estudos de caso. Psicol. educ.[Internet]2012Ago[citado 2017 Mai 29];35: 95-119. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 69752012000200006.

Mota EC, Barbosa DA, Silveira BRM, Rabelo TA, Silva NM, Silva PLN, et al.Higienização das mãos: uma avaliação da adesão e da prática dos profissionais de saúde no controle das infecções hospitalares. Rev Epidemiol Control Infect.[Internet]2014 Jan [citado 2017 Mai 29];4(1):12-17.Disponívelem: https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/ article/view/4052/3379.

Rossetti FX, Stolarski MC, Schmidt ST. Estado nutricional de adolescentes do sudoeste do Paraná, Brasil. Segurança Alimentar e Nutricional [Internet] 2015 Ago[citado 2017 Mai 29]; 21(2):437-447. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/ article/view/8642502/10022.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2018.v9.n3.1148

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.