APLICABILIDADE DO INVENTÁRIO DE BECK NOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DO SUL DE MINAS GERAIS

Karina de Fátima Rodrigues dos Santos, Valéria Tristão Ferreira, Paula Rogéria da Silva, Débora Vitória Alexandrina Lisboa Vilella

Resumo


Objetivo: Avaliar a incidência de sinais e sintomas de depressão entre acadêmicos de enfermagem de uma instituição do sul de Minas Gerais. Metodologia: estudo de natureza quantitativa, com abordagem exploratória, descritiva e transversal, com a participação de 116 acadêmicos de enfermagem selecionados entre o primeiro e o décimo período de graduação, avaliados por meio do inventário de Beck. Resultados: dos 21 itens avaliados pelo referido instrumento, evidenciamos que apenas 3 itens que compõem o inventário (autoacusação, inibição do sono e irritabilidade) se destacaram entre a amostra estudada. Conclusão: Por meio da aplicação do inventário de Beck, evidenciamos a probabilidade de se desenvolver entre estes acadêmicos um quadro depressivo futuramente, caso os mesmos não tenham um equilíbrio emocional, apoio de professores, família e comunidade para prevenir a manifestação da depressão.

Descritores: Depressão; Enfermagem; Inventário.

APPLICABILIT Y OF BECK’S INVENTOR Y IN ACADEMICS OF NURSING IN A HEALT H INSTIT UTION OF THE MINAS GERAIS

Objective: To evaluate the incidence of signs and symptoms of depression among nursing students from an institution in the south of Minas Gerais. Methodology: a quantitative study, with an exploratory, descriptive and cross-sectional approach, with the participation of 116 nursing students selected between the first and the tenth graduation period, evaluated through the Beck inventory. Results: of the 21 items evaluated by said instrument, we showed that only 3 items that compose the inventory (selfaccusation, sleep inhibition and irritability) stood out among the sample studied. Conclusion: Using the Beck inventory, we show the probability of developing a future depressive state among these students, if they do not have an emotional balance, support of teachers, family and community to prevent the manifestation of depression. 

Descriptors: Depression; Nursing; Inventory.

APLICABILIDAD DEL INVENTARIO DE BECK EN LOS ACADÉMICOS DE ENFERMERÍA EN UNA INSTIT UCIÓN DE ENSEÑANZA DE MINAS GERAIS

Objetivo: Evaluar la incidencia de signos y síntomas de depresión entre académicos de enfermería de una institución del sur de Minas Gerais. Metodología: estudio de la naturaleza cuantitativa, abordaje exploratorio, descripción y transversales, con una participación de 116 académicos de enfermería seleccionados entre el primer y el último período de graduación, evaluados por medio del inventario de Beck. Resultados: de los 21 años más tarde que el instrumento recomendado, evidenciamos que sólo 3 ítems que componen el inventario (autoacusación, inhibición del sueño e irritabilidad) se llevaron entre la muestra estudiada. Conclusión: A través de la aplicación del inventario de Beck, evidenciamos una unión de desarrollo entre empresas académicas en un cuadrúpedo depresivo en el futuro, en caso de que no se haya realizado una prueba emocional, apoyo de profesores, familia y comunidad para prevenir una manifestación de depresión.

Descriptores: Depresión; Enfermería; Inventario.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2018.v9.n3.1214

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