O ENFERMEIRO COMO EDUCADOR EM SAÚDE DA PESSOA ESTOMIZADA COM CÂNCER COLORRETAL

Dilton Luis Soares de Farias, Roberta Nayara Barroso Nery, Mary Elizabeth de Santana

Resumo


Objetivo: conhecer a experiência de enfermeiros no processo de educação em saúde como estratégia de ensino do autocuidado a pessoa com câncer com estomia intestinal. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com quatro enfermeiras da Unidade Especializada do Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia de Belém, estado do Pará. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta dos dados, e a técnica análise de conteúdo de Minayo. Resultados: Emergiu três categorias: o enfermeiro como educador em saúde; incentivo ao Autocuidado: desenvolvendo a autonomia; e a atualização (update) profissional: qualidade na assistência. Conclusão: Evidenciou-se que o enfermeiro reconhece o seu papel de educador em saúde no seu processo de cuidar, possibilitando as trocas de experiências e fortalecendo a confiança da pessoa com estomia intestinal no seu autocuidado, revelando que a atualização profissional é imprescindível para qualidade na assistência prestada.

Descritores: Estomia; Educação em Saúde; Autocuidado; Enfermagem.

THE NURSE AS HEALTH EDUCATOR OF THE PERSON STOMIZED WITH COLORRETAL CANCER

Objective: to know the experience of nurses in the health education process as a self-care teaching strategy for people with cancer with intestinal stomies. Methodology: Descriptive study with a qualitative approach, carried out with four nurses from the Specialized Unit of the Attention Service to the Person with Stoma of Belém, state of Pará. The semi-structured interview for data collection and the Minayo content analysis technique were used. Results: Three categories emerged: the nurse as a health educator; self-care incentive: developing autonomy; and the professional update: quality of care. Conclusion: It was evidenced that nurses recognize their role as a health educator in their care process, enabling the exchange of experiences and strengthening the person’s trust with the intestinal stom- its in their self-care, revealing that professional updating is essential for quality in the assistance provided.

Descriptors: Ostomy; Health Education; Self-Care; Nursing.

EL ENFERMERO COMO EDUCADOR EN SALUD DE LA PERSONA ESTOMIZADA CON CANCER COLORRETAL

Objetivo: conocer la experiencia de enfermeros en el proceso de educación en salud como estrategia de enseñanza del autocuidado a la persona con cáncer con estomia intestinal. Metodología: Estudio descriptivo con abordaje cualitativo, realizado con cuatro enfermeras de la Unidad Especializada del Servicio de Atención a la Persona con Estomía de Belém, estado de Pará. Se utilizó la entrevista semiestructurada para recolección de los datos, y la técnica análisis de contenido de Minayo. Resultados: emergió tres categorías: el enfermero como educador en salud; incentivo al Autocuidado: desarrollando la autonomía; y la actualización (actualización) profesional: calidad en la asistencia. Conclusión: Se evidenció que el enfermero reconoce su papel de educador en salud en su proceso de cuidar, posibilitando los intercambios de experiencias y fortaleciendo la confianza de la persona con estomia intestinal en su autocuidado, revelando que la actualización profesional es imprescindible para calidad en la salud asistencia prestada.

Descriptores: Estomía; Educación en Salud; Autocuidado; Enfermería.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1486

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