RESPONSABILIDADE TÉCNICA EM ENFERMAGEM: CONHECENDO SUA IMPORTÂNCIA PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Resumo
Objetivo: Verificar o que os acadêmicos de enfermagem conhecem sobre Responsabilidade Técnica em Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quantitativa envolvendo 34 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem. Resultados: Os resultados mostraram que os discentes possuem noções baseadas nos preceitos do Código de Ética de Enfermagem embora de forma bastante restrita, demonstrando limitações no que tange ao conceito de Responsabilidade Técnica. Conclusão: Concluiu-se que o ensino na graduação não é suficiente para respaldar o exercício profissional de forma segura e nem está inserido no momento propício no conteúdo curricular, demonstrando a importância da atenção dos estudantes e profissionais de enfermagem para temas voltados a natureza ética da profissão.
Descritores: Responsabilidade Técnica; Enfermagem; Ética.
TECHNICAL RESPONSIBILITY IN NURSING: KNOWING ITS IMPORTANCE FOR PROFESSIONAL PRACTICE
Objectives: To verify what the nursing students know about Technical Responsibility in Nursing. Methodology: A descriptive study with a quantitative approach involving 34 undergraduate nursing students. Results: The results showed that the students have notions based on the precepts of the Code of Nursing Ethics, although in a very restricted way, demonstrating limitations regarding the concept of Technical Responsibility. Conclusion: It was concluded that undergraduate teaching is not enough to support professional practice in a safe way and is not inserted at the right moment in curricular content, demonstrating the importance of the attention of students and nursing professionals to themes related to the ethical nature of profession.
Descriptors: Technical Responsibility; Nursing; Ethics.
RESPONSABILIDAD TÉCNICA EN ENFERMERÍA: CONOCIENDO SU IMPORTANCIA PARA EL EJERCICIO PROFESSIONAL
Objetivo: Verificar lo que los académicos de enfermería conocen sobre Responsabilidad Técnica en Enfermería. Metodología: Estudio descriptivo con abordaje cuantitativo que involucra a 34 académicos del curso de graduación en enfermería. Resultados: Los resultados mostraron que los discentes poseen nociones basadas en los preceptos del Código de Ética de Enfermería aunque de forma bastante restringida, demostrando limitaciones en lo que se refiere al concepto de Responsabilidad Técnica. Conclusión: Se concluyó que la enseñanza en la graduación no es suficiente para respaldar el ejercicio profesional de forma segura y ni está inserto en el momento propicio en el contenido curricular, demostrando la importancia de la atención de los estudiantes y profesionales de enfermería para temas volcados a la naturaleza ética de la ética profesión.
Descriptores: Responsabilidad Técnica; Enfermería; Ética.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1512
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