O LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM E A FORMAÇÃO CRÍTICA DO ENFERMEIRO: UMA REFLEXÃO

Fátima Maria de Melo Brito, Célia Alves Rozendo, Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral

Resumo


Objetivo: Refletir sobre a contribuição do laboratório de enfermagem para a formação de enfermeiros críticos e capazes de responder às necessidades de saúde da população. Metodologia: Ancoradas na Pedagogia Crítica, em Paulo Freire, trataremos o laboratório de enfermagem como um cenário/dispositivo que favorece a situação pedagógica, media o processo ensino aprendizagem e contribui para a formação de sujeitos comprometidos com a transformação da realidade social. Resultados: O laboratório de enfermagem deve ser um espaço de reflexão, (re)criação e (re)invenção da prática de enfermagem e que favorece a produção de novos modos de fazer que reflitam a realidade e as necessidades por ela geradas. Conclusão: O laboratório de enfermagem, como um cenário/dispositivo essencial para a formação de enfermeiros precisa ser visto numa perspectiva crítica, de superação de práticas hegemônicas conservadoras.

Descritores: Enfermagem, Educação em Enfermagem, Laboratórios.

THE NURSING LABORATORY AND THE NURSE’S CRITICAL TRAINING: A REFLECTION

Objective: Reflect on the contribution of the Nursing laboratory for the nurse’s critical training and able to respond to the health needs of the population. Method: Anchored in Critical Pedagogy, in Paulo Freire, the nursing laboratory will be treated as a scenario/device that favors the pedagogical situation, mediates the learning teaching process and contributes to the training of subjects committed to the transformation of the social reality. Results: The Nursing laboratory should be a space for reflection, (re) creation and (re) invention of the Nursing practice, favoring the construction of new ways of doing this, that reflect reality and the needs generated by it. Conclusion: The Nursing laboratory, as a scenario/essential device for the training of nurses, needs to be seen in a critical perspective, of overcoming conservative hegemonic practices.

Descriptors: Nursing, Nursing Education, Laboratories.

EL LABORATORIO DE ENFERMERÍA Y LA FORMACIÓN CRÍTICA DEL ENFERMERO: UNA REFLEXIÓN

Objetivo: Reflexionar sobre la contribuición del laboratorio de enfermería para la formación de enfermeros críticos y capaces de responder a las necesidades de salud de la población. Metodología: Ancladas en la Pedagogía Crítica, en Paulo Freire, trataremos el laboratorio de enfermería como un escenario/dispositivo que favorece la situación pedagógica, media el proceso de enseñanza aprendizaje y contribuye a la formación de sujetos comprometidos con la transformación de la realidad social. Resultados: El laboratorio de enfermería debe ser un espacio de reflexión, (re)creación y (re)invención de la práctica de enfermería, favoreciendo la construcción de nuevos modos de hacer que reflejen la realidad y las necesidades generadas por ella. Conclusión: El laboratorio de enfermería, como un escenario/dispositivo esencial para la formación de enfermeros, necesita ser visto desde una perspectiva crítica, de superación de prácticas hegemónicas conservadoras.

Descriptores: Enfermería, Educación en Enfermería, Laboratorios.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2018.v9.n1.1859

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