Estágio extracurricular de Enfermagem: estratégia para a formação profissional

Antonia Natielli Costa da Silva, Deborah Pedrosa Moreira, Cinthia Maria Andrade de Freitas, Anne Kayline Soares Teixeira, Alessandra Rocha Mororó Pinheiro

Resumo


Objetivo: Verificar a influência do estágio extracurricular de Enfermagem para a formação profissional. Método: Pesquisa exploratória-descritiva, qualitativa. A coleta de dados ocorreu de abril a maio de 2018, por meio da aplicação de um formulário online a 19 egressos de um estágio extracurricular em enfermagem no setor de estomaterapia de um hospital de Fortaleza-CE. Resultados: Dezesseis egressos estavam trabalhando no período da coleta; quatorze conseguiram o primeiro emprego com menos de seis meses de graduação e possuíam alguma especialização. Apresentaram segurança, autonomia e habilidade técnica-científica, sentindo-se preparados para o exercício da profissão. Conclusão: Confirmou-se a existência de influência positiva das atividades extracurriculares sobre a formação profissional. O estágio extracurricular contemplou as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem e as do mercado de trabalho.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n4.1880

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