Processo de trabalho do Programa Proficiência – Cofen: inserção dos acadêmicos de enfermagem

Carmen Lúcia Lupi Monteiro Garcia, Flávia Alves, Karla Crozeta, Maitê Melo, Thamany Cristine Sousa

Resumo


Programa Proficiência (PP) é uma iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para atualização e aprimoramento dos profissionais da enfermagem com cursos gratuitos a distância, oferecidos em ambiente virtual, denominado Plataforma Jornada. Essa iniciativa resgata, em parte, a ausência de políticas voltadas para o aprimoramento profissional continuado e evidência a importância da relação entre monitor e cursista para o aprendizado virtual. Desse estudo, participaram 78 acadêmicos, que realizaram 600 horas de estágio. Cada monitor, durante os seis meses de contrato, atendeu a cinco ingressos e acompanhou, em média, 1.250 cursistas. A necessidade de acompanhamento tornou imperativa a implantação do sistema de capacitação e educação continuada aos acadêmicos de enfermagem, monitores do programa. Assim, este artigo visa a descrever o processo de trabalho de inserção de acadêmicos de enfermagem monitores do PP, contemplando dois momentos: seleção de candidatos e capacitação dos monitores realizados pelas enfermeiras tutoras e monitora administrativa.
Descritores: Enfermagem, Capacitação, Educação a Distância.

Proficiency Program work process – Cofen: nursing academics insertion

Proficiency Program (PP) is an initiative of the Federal Council of Nursing (Cofen) to update and improvement of professional nursing with free courses offered in distance learning virtual environment called Platform “Jornada”. This initiative rescues in part the lack of policies for the continued professional development and highlights the importance of the relationship between monitor and students to virtual learning. This study involved 78 students who performed 600 hours of internship. Each monitor during the six months of employment met five tickets and accompanied by an average of 1250 pupils. The need for monitoring became mandatory system deployment training and continued education for nursing students, monitors the program. It aims to describe the working process of entering nursing students monitors PP, included two phases: candidate selection and training of monitors, made by tutors and nurses monitor management.
Descriptors: Nursing, Training, Distance Education.

Proceso de trabajo del Programa de Competéncia – Cofen: inserción de los acadêmicos de enfermería

Programa de Competéncia (PP) es una iniciativa del Consejo Federal de Enfermería (Cofen) para actualizar y mejora de los profesionalales de enfermería con cursos gratuitos ofrecidos en la distancia en ambiente de aprendizaje virtual denominada “Plataforma Jornada”. Esta iniciativa rescata en parte la falta de políticas para el desarrollo profesional continuo y pone de relieve la importancia de la relación entre el monitor y los estudiantes para el aprendizaje virtual. Este estudio involucró a 78 estudiantes que realizaron 600 horas de prácticas. Cada monitor durante los seis meses de empleo, se reunió en cinco entradas y acompañado por un promedio de 1250 alumnos. La necesidad de un control se convirtió en obligatoria, la implementación del sistema de formación y educación continuada para los estudiantes de enfermería, monitores del programa. Su objetivo es describir el proceso de trabajo de los estudiantes de enfermería de entrar monitores de PP, incluyó dos fases: selección de candidatos y la formación de monitores, realizados por profesores y enfermeros seguimiento de la gestión.
Descriptores: Enfermería, Entrenamiento, Educación a Distancia.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2010.v1.n2.19

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