SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO DE TRANSPLANTE RENAL PEDIÁTRICO
Resumo
Objetivou-se conhecer a percepção do enfermeiro acerca do processo admissional de crianças no pós-operatório imediato de transplante renal. Estudo descritivo, qualitativo, realizado no período de janeiro a março de 2019 por meio da técnica de grupo focal para a coleta de dados. Participaram 13 enfermeiros que trabalhavam na unidade pós-operatória de alta complexidade de um hospital de referência em transplantes. Os depoimentos foram gravados, transcritos e organizados em categorias. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo. A análise do material empírico revelou as seguintes categorias temáticas: Percepção dos enfermeiros sobre o processo de admissão de crianças no pós-operatório imediato; Criação de um protocolo no período pós-operatório do transplante renal voltado para crianças; Insegurança dos profissionais relacionada à reposição volêmica e parada cardiorrespiratória. O estudo contribuiu para o diagnóstico situacional quanto aos cuidados realizados pelos enfermeiros, destacando-se: reposição volêmica, dados vitais ao qual se difere do paciente adulto, parâmetros da ventilação mecânica e diluição de drogas.
Descritores: Transplante Renal, Criança, Enfermagem.
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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.2534
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