Contribuições do componente curricular anatomia aplicada à enfermagem

Anne Carolinne Marie dos Santos Gomes, Anderson Felix dos Santos, Jackson Soares Ferreira, Denival Nascimento Vieira Júnior, Josélio Soares de Oliveira Filho, Waléria Bastos de Andrade Gomes Nogueira

Resumo


Objetivo: analisar sob a ótica discente as contribuições trazidas pela Anatomia Aplicada à Enfermagem enquanto componente curricular bem como a compreensão acerca das principais regiões anatômicas como embasamento para as práticas realizadas pelo enfermeiro a partir do conhecimento anatômico. Metodologia: estudo exploratório e descritivo com abordagem quanti-qualitativa, realizada com 122 acadêmicos de enfermagem, em uma instituição de ensino superior privada em João Pessoa - PB, utilizando o software IRAMUTEQ para o processamento dos dados qualitativos e Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: identificou-se que 98% dos discentes entrevistados afirmaram que a Anatomia Aplicada à Enfermagem proporciona segurança durante procedimentos de enfermagem, bem como as principais estruturas anatômicas utilizadas durante a realização das técnicas baseadas em evidências. Conclusão: evidenciou-se a importância da Anatomia Aplicada à Enfermagem tal como o efetivo conhecimento apresentado pelos discentes sobre o domínio das principais regiões anatômicas, fundamentais para a realização de procedimentos de enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


Papa V, Vaccarezza M. Teaching anatomy in the XXI century: new aspects and pitfalls. Sci World J. [Internet] 2013 [cited 2019 Apr 20] ; 1(5). Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3842041/

Alsaid B. Slide shows vs graphic tablet live drawing for anatomy teaching. Morphologie [Internet] 2016 [cited 2019 Apr 20]; 100 (331). Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1286011516300248?via%3Dihub

Oliveira RCE, Tinôco JDS, Delgado MF, Andriola IC, Silva CMB, Lira ALBC. Estratégia educativa no ensino de anatomia humana aplicada à enfermagem. Av enferm. [Internet] 2018 [cited 2019 Apr 20]; 36(1): 31-39. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/aven/v36n1/0121-4500-aven-36-01-00031.pdf

Moore KL, Dalley AF, Agur AMR. Anatomia orientada para a clínica. 7th ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2014.

Silva PS, Dias SL, Henriques JCF, Soares EF, Figueiredo NMA. Discurso sobre anatomia humana no currículo integrado de enfermagem. Rev. pesqui. cuid. fundam. [Internet] 2013 [cited 2019 abr 4]; 5(1). Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1845/pdf_695

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol. [Internet] 2013 [cited 2019 Apr 26]; 21(2): 513-518. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016

Santos AF, Ferreira MGN, Pordeus ACL, Moreira LSM, Souto CGV, Maia CMAFG. Avaliação prática em anatomia numa perspectiva discente. Rev Nova Esperança. [Internet] 2018 [cited 2019 Apr 30]; 16(3): 33-42. Available from: http://www.facene.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Vol-16-n3-2018.pdf

Mannix J, Wilkes L, Jackson D. Marking out the clinical expert/clinical leader/clinical scholar: perspectives from nurses in the clinical arena. BMC Nurs. [Internet]. 2013 [cited 2019 May 15]; 12(12). Available from: https://bmcnurs.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6955-12-12

Salbego C, Oliveira EMD, Silva MAR, Bugança PR. Percepções acadêmicas sobre o ensino e a aprendizagem em anatomia humana. Rev bras educ méd. [Internet] 2015 [cited 2019 May 20]; 39(1): 23-31. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0023.pdf

Cocce ALR, Silveira LM, Góes FSN, Souza ALT, Stabile AM. O ensino da anatomia nas escolas de enfermagem: um estudo descritivo. Arq ciênc saúde. [Internet] 2017 [cited 2019 May 26]; 24(4): 08-13. Available from: http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/818/721

Lira ALBC, Fernandes MICD, Costa IA, Silva RSC. Estratégia de Aprimoramento do Ensino do Exame Físico em Enfermagem. Enferm Foco. [Internet] 2015 [cited 2019 Aug 22]; 6 (1/4): 57-61. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/578/260

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN nº 0450 de 11 de dezembro de 2013. Normatiza o procedimento de Sondagem Vesical no âmbito do Sistema Cofen / Conselhos Regionais de Enfermagem. 2013 [cited 2019 Aug 22]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-04502013-4_23266.html

Amaral DM, Coropes VBAS, Paula CL, Vidal MLB. Pós-operatório de vulvectomia e cateterismo vesical de demora: revisão integrativa. Rev enferm UFPE. [Internet] 2017 [cited 2019 May 25]; 11(10): 3948-57. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/14283/24358

Gomes AC, Carvalho PO de, Lima ETA, Gomes ET, Valença MP, Cavalcanti ATA. Caracterização das infecções relacionadas à assistência à saúde em unidade de terapia intensiva. Rev enferm UFPE. [Internet] 2014 [cited 2019 May 05]; 8(6): 1577-85. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/9848/10059

Bardsley A. ISC in women following urogynaecologic surgery. Br J Nurs. 2015; 24(18). Doi: https://doi.org/10.12968/bjon.2015.24.Sup18.S6

Chaves NMO, Moraes CLK. Controle de infecção em cateterismo vesical de demora em unidade de terapia intensiva. Rev enferm Cent.-Oeste Min. [Internet] 2015 [cited 2019 May 5]; 5(2): 1650-1657. Available from: https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/viewFile/773/867

Andrade VLF, Fernandes FAV. Acesso à assistência cirúrgica: desafios e perspectivas. Rev Latino-Am Enfermagem. [Internet] 2016 [cited 2019 Jun 6]; 24. Available from: http://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/113358/111322

Sociedade Brasileira De Anatomia (SBA). Terminologia Anatômica. 1th ed. São Paulo: Manole; 2001.

Dangelo JG, Fattini CA. Anatomia humana sistêmica e segmentar.3th ed. Revista. São Paulo: Editora Atheneu; 2011.

Merces MC, Carvalho MAM, Araújo PRS, Queiroz AB, Silva BSM, Sousa MNM, Servo MLS. A prática do(a) enfermeiro(a) na inserção do cateter de Folley em pacientes de unidade de terapia intensiva: limites e possibilidades. Rev epidemiol controle infecç. [Internet]. 2013 [cited 2019 Jun 6]; 3(2): 55-61. Available from: http://www.fufs.edu.br/admin/anexos/23-09-2013_14_49_45_.pdf

Potter P, Perry AG. Fundamentos de Enfermagem. 8th ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2013.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2568

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.