Situação Problema Como Estratégia de Ensino a Distância Sobre Prevenção de Lesão por Pressão

Claudia Labriola de Medeiros Martins, Gisella de Carvalho Queluci

Resumo


Objetivo: descrever o desenvolvimento de uma plataforma virtual de aprendizagem com resolução situacional de problemas como ferramenta inovadora de ensino de prevenção de lesão por pressão. Metodologia: Estudo metodológico, de abordagem descritiva, com estratégia pedagógica de resolução de situação problema segundo Vilma de Carvalho, desenvolvido em 06 etapas didáticas. Resultados: O delineamento metodológico adotado prevê o desenvolvimento das seguintes etapas: 1ª etapa – apresentação do curso e resolução de pós-teste; 2ª etapa – leitura de situação – problema e resolução de situações problemas; 3ª etapa – realização de pesquisa em bases de dados e fórum de discussão; 4ª etapa – apresentação gráfica e audiovisual de conteúdo pedagógico; 5ª etapa – resolução de pós – teste; 6ª etapa – avaliação do produto desenvolvido. Conclusão: A incorporação da metodologia de educação a distância e de resolução de situação problema são de extrema relevância ao desenvolvimento do raciocínio crítico – reflexivo na qualificação e atualização profissional em saúde.

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2697

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