Atenção primária à saúde e educação em enfermagem no Brasil

Adriana Maria da Silva Felix, Flávia de Oliveira Motta Maia, Rosimeire Ângela de Queiroz Soares

Resumo


Objetivo: sintetizar o conhecimento acerca do ensino da Atenção Primária à Saúde (APS) nas faculdades de enfermagem brasileiras. Metodologia: revisão integrativa de literatura que utilizou os portais e bases de dados: BVS, PubMed, CINAHL e Web of Science. Os critérios de inclusão foram artigos originais disponíveis na íntegra, publicados em português, inglês ou espanhol, entre 2007 a 2019. Resultados: Foram encontrados 346 artigos dos quais 21 (6,0%) atenderam aos critérios de inclusão. O principal delineamento metodológico foi o qualitativo e as principais abordagens relacionavam-se a conteúdos curriculares, competências profissionais e ao uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Conclusões: Os resultados desta revisão sugerem que as faculdades de enfermagem brasileiras abordam a APS em seus currículos e conduzem seus programas educacionais alinhados à estratégia do acesso universal a saúde e cobertura universal de saúde, com o objetivo de preparar profissionais com o perfil necessário para atender às necessidades da população.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2779

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