Contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na motivação para a vida do usuário de substâncias psicoativas

Selene Cordeiro Vasconcelos, Iracema da Silva Frazão, Vânia Pinheiro Ramos

Resumo


Objetivo: Compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na motivação para a vida de usuários de substâncias psicoativas. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, envolvendo oito usuários de um CAPSad. Foram realizadas consultas em prontuário e entrevistas submetidas à análise de conteúdo. Resultados: as contribuições foram identificadas como uma força a mais, um nascer de novo, um aprendizado ao enfrentamento das dificuldades. Conclusão: esse Grupo tem proporcionado um ambiente de troca de saberes entre os participantes e de suporte para aquisição de hábitos saudáveis.

Descritores: Enfermagem, Educação em Saúde, Autocuidado, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

Health Education therapy group contributions in the motivation to the psychoactive substances user’s life

Objective: To understand the contributions of Group Therapy Health Education in motivation to the lives of drug users. Methodology: A descriptive, exploratory qualitative approach, involving users in eight CAPSad. Consultations were held in medical records and interviews were submitted to content analysis. Results: contributions have been identified as a strength the most, a born again, a learning to cope with the difficulties. Conclusion: This group has provided an environment for knowledge exchange between participants and support for the acquisition of healthy habits.

Descriptors: Nursing, Health Education, Self Care, Disorders Related to Substance Use.

Contribuciones del grupo terapéutico educación en salud en la motivación para la vida del usuario de substancias psicoactivas

Objetivo: Comprender la contribución del grupo terapéutico educación en Salud en la motivación para la vida de los usuarios de drogas. Metodología: Un enfoque exploratorio descriptivo, cualitativo, con la participación de usuarios en ocho CAPSad. Se celebraron consultas en los registros médicos y entrevistas fueron sometidas a análisis de contenido. Resultados: Contribuciones han sido identificados como una fuerza más, los nacidos de nuevo, el aprendizaje para hacer frente a las dificultades. Conclusión: Este grupo ha creado un entorno para el intercambio de conocimientos entre los participantes y el apoyo para la adquisición de hábitos saludables.

Descriptores: Enfermería, Educación Sanitaria, Cuidados Personales, Los Trastornos Relacionados con el Consumo de Sustancias

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2012.v3.n3.295

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