Contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na motivação para a vida do usuário de substâncias psicoativas
Resumo
Descritores: Enfermagem, Educação em Saúde, Autocuidado, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.
Health Education therapy group contributions in the motivation to the psychoactive substances user’s life
Objective: To understand the contributions of Group Therapy Health Education in motivation to the lives of drug users. Methodology: A descriptive, exploratory qualitative approach, involving users in eight CAPSad. Consultations were held in medical records and interviews were submitted to content analysis. Results: contributions have been identified as a strength the most, a born again, a learning to cope with the difficulties. Conclusion: This group has provided an environment for knowledge exchange between participants and support for the acquisition of healthy habits.
Descriptors: Nursing, Health Education, Self Care, Disorders Related to Substance Use.
Contribuciones del grupo terapéutico educación en salud en la motivación para la vida del usuario de substancias psicoactivas
Objetivo: Comprender la contribución del grupo terapéutico educación en Salud en la motivación para la vida de los usuarios de drogas. Metodología: Un enfoque exploratorio descriptivo, cualitativo, con la participación de usuarios en ocho CAPSad. Se celebraron consultas en los registros médicos y entrevistas fueron sometidas a análisis de contenido. Resultados: Contribuciones han sido identificados como una fuerza más, los nacidos de nuevo, el aprendizaje para hacer frente a las dificultades. Conclusión: Este grupo ha creado un entorno para el intercambio de conocimientos entre los participantes y el apoyo para la adquisición de hábitos saludables.
Descriptores: Enfermería, Educación Sanitaria, Cuidados Personales, Los Trastornos Relacionados con el Consumo de Sustancias
Texto completo:
PDFReferências
Vargas D, Oliveira MAF, Luís MAV. Atendimento ao alcoolista em serviços de atenção primária à saúde: percepções e condutas do enfermeiro. Acta Paul Enferm. 2010;23(1):73-9.
Corradi-Webster CM, Esper LH, Pillon SC. A enfermagem e a prevenção do uso indevido de drogas entre adolescentes. Acta Paul Enferm. 2009;22(3):331-4.
Laranjeira R, Bordin S, Figlie NB. Aconselhamento em dependência química. São Paulo: Roca; 2010.
Oliveira IBS. Tecendo saberes: fenomenologia do tratamento da dependência química [dissertação]. Pará: Universidade Federal do Pará – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas; 2007.
Flick U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed; 2009.
Araújo MAL, Pagliuca LMF. Análisis de contexto del concepto de ambiente en la Teoria Humanística de Parterson y Zderad. Index Enferm. 2005;16(48-9):42-4.
Beck LM, David HMSL. O abuso de drogas e o mundo do trabalho: possibilidades de atuação para o enfermeiro. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2007;11(4):706–11.
Pereira MSLC, Ferreira LOC, Silva GA, Lucio PS. Evolução da mortalidade e dos anos potenciais e produtivos de vida perdidos por câncer de mama em mulheres no Rio Grande do Norte, entre 1988 e 2007. Epidemiol Serv Saúde. 2011;20(2):161-72.
Landim CAP. A competência de pessoas com diabetes mellitus para o autocuidado em um programa educativo multiprofissional [dissertação]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2009.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2010.
Orem ED. Nursing: concepts of practice. 6ª ed. St Louis (Mo/USA): Mosby; 2001.
Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196/96.
OMS. Classificação de transtornos mentais e comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993.
Gonçalves SSPM, Tavares CMM. Atuação do enfermeiro na atenção ao usuário de álcool e outras drogas nos serviços extra-hospitalares. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2007;11(4):586–92.
Cunha ACF, Santos TF. Autilização do grupo como recurso terapêutico no processo da terapia ocupacional com clientes com transtornos psicóticos: apontamentos bibliográficos. Cad Ter Ocupac UFSCar. 2009;17(2):133-46.
Lopes EM, Anjos SJSB, Pinheiro AKB. Tendências das ações de educação em saúde realizadas por enfermeiros no Brasil. Rev Enferm UERJ. 2009;17(2):273-7.
Tamai SAB. Avaliação de um programa de promoção da saúde na qualidade de vida e no estado de bem-estar em idosos [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2010.
Soares LC, Santana MG, Thofehrn MB, Dias DG. Educação em Saúde na modalidade grupal: relato de experiência. Ciênc Cuid Saúde. 2009;8(1):118-23.
DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2012.v3.n3.295
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Eletrônico ISSN: 2357-707X
Impresso ISSN: 2177-4285
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.