Estágio de docência na formação do mestre em enfermagem: relato de experiência

Maria Luiza Carvalho de Oliveira, Nair Chase da Silva

Resumo


Estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Objetivou-se, neste artigo, descrever a experiência vivenciada no estágio de docência junto à disciplina Educação em Saúde. O artigo apresenta um relato de experiência da mestranda do Curso de Mestrado em Enfermagem. Esta experiência torna-se importante a partir do momento em que oferece ao mestrando uma visão da prática em docência, uma vez que um dos objetivos do curso de pós-graduação acadêmico tem o intuito de formar profissionais qualificados para atuar na docência.

Descritores: Estágio de Docência, Enfermagem, Ensino.

Teaching training in teacher nursing in the post-graduation program: experience report

The teaching training is an integral part of the post-graduation, aiming at the preparation for teaching, and the qualification in the graduation teaching. The aim of this paper is describing an experience on the teaching training within the subject Education on Health. The article is an experience report of a Master Course in Nursing scholar. This experience becomes important from the moment that offers a vision of the teaching practice to the Master’s scholar, since the post-graduate academic course aims to form professionals qualified to work in teaching, helping the educational process development.

Descriptors: Teaching Training, Nursing, Teaching.

Formación laboral en enseñanza en la formación del profesorado en enfermería: relato de experiencia

Formación laboral en enseñanza es una parte integral de la formación del alumno de postgrado, con miras a la preparación para la enseñanza, y la calificación de la enseñanza en la graduación. El objetivo de este artículo es describir una experiencia en la formación laboral en enseñanza en el escenario de la disciplina Educación en Salud. El artículo es un relato de experiencia de una alumna del Curso de Maestría en Enfermería. Esta experiencia es importante desde el momento en que ofrece al alumno de Maestría una visión de la práctica de la enseñanza, ya que el curso de postgrado académico pretende formar a profesionales capacitados para actuar en la enseñanza, ayudando a desarrollar el proceso educativo.

Descriptores: Formación Laboral, Enfermería, Enseñanza.

Texto completo:

PDF

Referências


Pimentel V, Mota DDCF, Kimura M. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2007;41(1):161-4.

Chamliam HC. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cad Pesqui. 2003;1(118):41-64.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Diretrizes para implantação do estagio de docência na graduação. Anexo do Ofício Circular n.º 028/99/PR/CAPES.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Resolução n.º 013/00, de 27 de abril de 2000. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 27 abr 2000; Seção 1.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria n.º 76, de 14 de abril de 2010. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 14 abr 2010; Seção 1.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria n.º 52, de 26 de setembro de 2002. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 26 set 2002; Seção 1.

Cunha MI. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. Educação. 2004;3:525-36.

Universidade Federal do Amazonas. Escola de Enfermagem de Manaus. Projeto Pedagógico do Curso Enfermagem Currículo 2009/1. Programa da disciplina Educação em Saúde,Manaus: UFAM; 2012.

Lopes AO. Relação de interdependência entre ensino e aprendizagem. In: Veiga IPA. Didática: o ensino e suas relações. 6ª ed. São Paulo: Papirus; 1996. p. 105-14.

Barbosa AS, Vidal LM, Duarte ACS, Boery EM, Boery RNSO, Sales ZN. Práticas docentes no ensino superior: relato de experiência em estágio de docência. REMPEC Ens Saúde Amb. 2011;4(1):18-33.

Freire P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra; 2004.

Associação Educacional Dom Bosco. Estágio docência: um estudo no programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Lavras [Internet]. [citado em 2012 Jun 24]. Disponível




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2012.v3.n3.297

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.