Representações sociais e os estressores da punção venosa pediátrica: contribuições para o cuidado de enfermagem
Resumo
Objetivos:Analisar os estressores presentes nas representações sociais da punção venosa periférica em crianças,segundo os acompanhantes e profissionais de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa delineada na abordagem processual da Teoria das Representações Sociais com alicerce teórico nos Sistemas de Betty Neuman. O cenário foi o setor de pediatria de uma instituição hospitalar de Minas Gerais. Participaram 22 profissionais de enfermagem e 58 acompanhantes. Coletados dados de caracterização sociodemográfica e entrevista individual em profundidade, gravada a partir de questões norteadoras, entre abril e setembro de 2018. Realizado análise estatística e de conteúdo com softwares SPSS 24 e Nvivo Pró-11®.Resultados:Segundo as dimensões representacionais e os estressores de Neuman, foramidentificadascategoriasrelacionadas aobjetos impactantes; informações determinantes ecomportamentos frente ao procedimento. Conclusão: Identificou-sea necessidade de um redimensionamento da atuação da enfermagem frente aos estressores presentes.
SOCIAL REPRESENTATIONS AND PEDIATRIC VENUS PUNCTURE STRESSORS: CONTRIBUTIONS TO NURSING CARE
Objectives: To analyze the stressors present in the social representations of peripheral venipuncture in children, according to companions and nursing professionals. Method: Qualitative research outlined in the procedural approach of the Theory of Social Representations with theoretical foundation in the Systems of Betty Neuman. The scenario was the pediatric sector of a hospital in Minas Gerais. 22 nursing professionals and 58 companions participated. Data collected from sociodemographic characterization and individual in-depth interview, recorded from guiding questions, between April and September 2018. Statistical and content analysis was performed with SPSS 24 and Nvivo Pró-11® software. Results: According to Neuman's representational dimensions and stressors, categories related to impacting objects were identified; determinant information and behaviors regarding the procedure. Conclusion: The need for a redimensioning of nursing performance in the face of the present stressors was identified.
Keywords: Family; Hospitalized Child; Peripheral Catheterization; Social Psychology; Nursing Theory.
REPRESENTACIONES SOCIALES Y PENSADORES DE PUNCIÓN VENUS PEDIÁTRICA: CONTRIBUCIONES A LA ATENCIÓN DE ENFERMERÍA
Objetivos: Analizar los estresores presentes en las representaciones sociales de la venopunción periférica em niños, según compañeros y profesionales de enfermería. Método: Investigación cualitativa descrita en el enfoque procesal de la Teoría de las representaciones sociales con fundamento teórico em los Sistemas de Betty Neuman. El es cenario era el sector pediátrico de un hospital en Minas Gerais. Participaron 22 profesionales de enfermería y 58 acompañantes. Datos recopilados de lacaracterización sociodemográfica y la entrevista enprofundidad individual, grabados a partir de preguntas orientadoras, entre abril y septiembre de 2018. El análisis estadístico y de contenido se realizócon SPSS 24 y el software Nvivo Pró-11®. Resultados: De acuerdo con las dimensiones y factores estresantes de Neuman, se identificaron categorías relacionadas con objetos impactantes; información determinante y comportamientos conrespecto al procedimiento. Conclusión: Se identificó la necesidad de redimensionar el rendimiento de enfermería frente a los estresores actuales.
Palabras-clave: Familia; Niño Hospitalizado; Cateterismo Periférico; Psicología Social; Teoría de Enfermería.
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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n4.3032
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