Representações sociais e os estressores da punção venosa pediátrica: contribuições para o cuidado de enfermagem

Paula Krempser, Célia Pereira Caldas, Cristina Arreguy-Sena, Laércio Deleon de Melo

Resumo


Objetivos:Analisar os estressores presentes nas representações sociais da punção venosa periférica em crianças,segundo os acompanhantes e profissionais de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa delineada na abordagem processual da Teoria das Representações Sociais com alicerce teórico nos Sistemas de Betty Neuman. O cenário foi o setor de pediatria de uma instituição hospitalar de Minas Gerais. Participaram 22 profissionais de enfermagem e 58 acompanhantes. Coletados dados de caracterização sociodemográfica e entrevista individual em profundidade, gravada a partir de questões norteadoras, entre abril e setembro de 2018. Realizado análise estatística e de conteúdo com softwares SPSS 24 e Nvivo Pró-11®.Resultados:Segundo as dimensões representacionais e os estressores de Neuman, foramidentificadascategoriasrelacionadas aobjetos impactantes; informações determinantes ecomportamentos frente ao procedimento. Conclusão: Identificou-sea necessidade de um redimensionamento da atuação da enfermagem frente aos estressores presentes.


SOCIAL REPRESENTATIONS AND PEDIATRIC VENUS PUNCTURE STRESSORS: CONTRIBUTIONS TO NURSING CARE

Objectives: To analyze the stressors present in the social representations of peripheral venipuncture in children, according to companions and nursing professionals. Method: Qualitative research outlined in the procedural approach of the Theory of Social Representations with theoretical foundation in the Systems of Betty Neuman. The scenario was the pediatric sector of a hospital in Minas Gerais. 22 nursing professionals and 58 companions participated. Data collected from sociodemographic characterization and individual in-depth interview, recorded from guiding questions, between April and September 2018. Statistical and content analysis was performed with SPSS 24 and Nvivo Pró-11® software. Results: According to Neuman's representational dimensions and stressors, categories related to impacting objects were identified; determinant information and behaviors regarding the procedure. Conclusion: The need for a redimensioning of nursing performance in the face of the present stressors was identified.

Keywords: Family; Hospitalized Child; Peripheral Catheterization; Social Psychology; Nursing Theory.


REPRESENTACIONES SOCIALES Y PENSADORES DE PUNCIÓN VENUS PEDIÁTRICA: CONTRIBUCIONES A LA ATENCIÓN DE ENFERMERÍA

Objetivos: Analizar los estresores presentes en las representaciones sociales de la venopunción periférica em niños, según compañeros y profesionales de enfermería. Método: Investigación cualitativa descrita en el enfoque procesal de la Teoría de las representaciones sociales con fundamento teórico em los Sistemas de Betty Neuman. El es cenario era el sector pediátrico de un hospital en Minas Gerais. Participaron 22 profesionales de enfermería y 58 acompañantes. Datos recopilados de lacaracterización sociodemográfica y la entrevista enprofundidad individual, grabados a partir de preguntas orientadoras, entre abril y septiembre de 2018. El análisis estadístico y de contenido se realizócon SPSS 24 y el software Nvivo Pró-11®. Resultados: De acuerdo con las dimensiones y factores estresantes de Neuman, se identificaron categorías relacionadas con objetos impactantes; información determinante y comportamientos conrespecto al procedimiento. Conclusión: Se identificó la necesidad de redimensionar el rendimiento de enfermería frente a los estresores actuales.

Palabras-clave: Familia; Niño Hospitalizado; Cateterismo Periférico; Psicología Social; Teoría de Enfermería.


Texto completo:

PDF

Referências


Hockenberry MJ, Wilson DW, Rodgers CC. Wong-Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 10 ed. São Paulo: Elsevier; 2018.

Papalia DE, Feldman RD. Desenvolvimento humano. 12 ed. Porto Alegre: Amgh; 2013.

Lopes TAMC, Monteiro MFV, Oliveira JD, Oliveira DR, Pinheiro AKB, Damasceno SS. Nursing diagnoses in hospitalizedchildren. Rev Rene [Internet]. 2017 [cited 2020 Jun 07]; 18(6): 756-62. Availablefrom: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/28787/1/2017_art_tamclopes.pdf.

Faccioli SC, Tacla MTGM, Cândido LK, Ferrari RAP, Gabani FL. Punção venosa periférica: o olhar da criança hospitalizada. REAS, Revista Eletrônica Acervo Saúde [Internet].2017 [cited 2020 Jun 07]; 9(4): 1130-4.Availablefrom: https://www.acervosaude.com.br/doc/26_2017.pdf.

Almeida TJC, Mirando JOF, Santos LM, Santana RCB, Camargo CL, Sobrinho CLN. Peripheralvenousaccesses in hospitalizedchildren: a photographicstudy. Rev Enferm UFPE online [Internet]. 2016 [cited 2020 Jun 07]; 10(Suppl 2): 701-7.Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11009/12378.

Moscovici S. Representações Sociais: investigações em psicologia Social.11 ed. Petrópolis: Vozes; 2015.

Neuman B, Fawcett J. The Neuman systems model. 5 ed. Boston: Pearson; 2011.

Sá CP. Estudos de psicologia social: história, comportamento, representações e memória. 1 ed. Rio de Janeiro: EdUerj; 2015.

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2016.

Gorski L, Hadaway L, Hagle ME, Mcgoldrick M, Orr M, Doellman D. Infusion therapy standards of practice. [S.I.]: Journal of Insusion Nursing, 2016; 39(1S):1-159.

Braga LM, Parreira PMSD, Arreguy-Sena C, Carlos DM, Mónico LSM, Henriques MAP. Incidence rate andthe use of flushing in thepreventionofobstructionsoftheperipheralvenous catheter. Texto context enferm [Internet]. 2018 [cited 2020 Jun 07]; 27(4):e2810017. Available from: https://www.scielo.br/pdf/tce/v27n4/en_0104-0707-tce-27-04-e2810017.pdf.

Sabino AS, Estever AVF, Oliveira APP, Silva MVG. The parents’ knowledgeonthecareprocessthrough play. Cogitareenferm. [Internet]. 2018 [cited 2020 Jun 09]; (23)2:e52849. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/52849/pdf_1.

Silva JRS, Pizzoli LML, Amorim ARP, Pinheiros FT, Romanini GC, Silva JG, et al. Usingtherapeutictoysto facilitate venipuncture procedure in preschool children. Pediatric Nursing [Internet]. 2016[cited 2020 Jun 09]; 42(2): 61-8. Available from: https://www.pediatricnursing.net/ce/2018/article42026168.pdf.

Azevedo AVS, Júnior ACL, Crepaldi MA. Nursing team, family and hospitalized child interaction: an integrative review. Ciência e Saúde Coletiva[Internet]. 2017[cited 2020 Jun09]; 22(11):3653-66.Availablefrom: https://www.scielo.br/pdf/csc/v22n11/en_1413-8123-csc-22-11-3653.pdf.

Gonçalves KG, Figueiredo JR, Oliveira SX, Davim RMB, Camboim JCA, Camboim FEF. Hospitalizedchildandthenursingteam: opinionofcaregivers. Rev enferm UFPE on line[Internet]. 2017[cited 2020 Jun 09]; 11(6):2586-93.Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/23427/19115.

Farias DD, Gabatz RIB, Terra AP, Couto GB, Milbrath VM, Schwartz E. Hospitalization in thechild´s perspective: an integrativereview. J nurs UFPE online[Internet]. 2017[cited 2020 Jun 09]; 11(2): 703-11. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/11988/14551.

Silva FLF, Oliveira RCC, Sá LD, Lima AS, Oliveira AAV, Collet N. Humanizationofnursingcare in a hospital environment: theuser’sperception. CiencCuidSaude[Internet].2014[cited 2020 Jun 09];13(2):210-18.Available from: https://pdfs.semanticscholar.org/cce1/8a0316dd69f4f3c549f38d0c3cca434d7d07.pdf.

Oliveira AM, Danski MTR, Pedrolo E. Ultrasound-guidedperipheralvenipuncture: prevalenceofSuccessandassociatedfactors. CogitareEnfer. [Internet]. 2017[cited 2020 Jun 09]; 22(3):e49599. Available from: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/12/876107/49599-215088-1-pb.pdf.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n4.3032

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.