O ensino de enfermagem em saúde mental na percepção de estudantes

Aline Mesquita Lemos, Helder de Pádua Lima, Lourdes Suelen Pontes Costa, Maria Raquel Rodrigues Carvalho, Emília Cristina Carvalho Rocha Caminha

Resumo


Objetivo: Compreender a experiência de estudantes de Enfermagem no processo de ensino-aprendizagem em saúde mental. Métodos: Estudo qualitativo, realizado com oito estudantes de enfermagem de uma instituição pública. As narrativas foram coletadas através de grupo focal, gravadas e transcritas na íntegra. A análise pautou-se na técnica de análise categorial temática. Resultados: Emergiram duas categorias analíticas: Formação em saúde mental na Graduação em Enfermagem e Experiências dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: A experiência discente apontou: a necessidade de potencializar a formação em saúde mental com a criação de disciplinas que abordassem esta área de conhecimento; desenvolvimento de estratégias de integração do conteúdo deste campo específico com o de outras disciplinas; uso de metodologias ativas e inovadoras; maiores oportunidades de atuação na Rede de Atenção Psicossocial; e desenvolvimento de práticas de cuidado em enfermagem que favoreçam a superação da estigmatização da pessoa em sofrimento psíquico.

Descritores: Enfermagem, Saúde mental, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem, Enfermagem psiquiátrica.


MENTAL HEALTH NURSING TEACHING BASED ON STUDENTS’ PERCEPTION

Objective: Analyzing nursing students’ experience in the teaching-learning process in mental health. Methods: Study qualitative conducted with eight nursing students from a public institution. Participants’ narratives were recorded in a focus group and fully transcribed. Data analysis was based on the theme/category-based content analysis technique. Results: Two analytical categories emerged, namely: Mental Health Training in Undergraduate Nursing and Students experiences in teaching-learning process. Conclusion: Students’ experience pointed towards the need of improving mental health training by creating a discipline focused on addressing this knowledge field; developing strategies focused on integrating the content of this specific field with that of other disciplines; using active and innovative methodologies; enabling greater opportunities for students to act in the Psychosocial Care Network; and developing nursing care practices to help individuals in psychological distress to overcome stigmatization.

Descriptors: Nursing, Mental health, Students nursing, Education nursing, Psychiatric nursing.

 

LA ENSEÑANZA DE ENFERMERÍA EN SALUD MENTAL EN LA PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES

Objetivo: Entender la experiencia de los estudiantes de enfermería en el proceso de enseñanza-aprendizaje en salud mental. Métodos: Un estudio cualitativo, realizado con ocho estudiantes de enfermería de una institución pública. Las narrativas fueron recopiladas a través de grupo focal, grabadas y totalmente transcritas. El análisis se basó en la técnica de análisis por categoría y tema. Resultados: Surgieron dos categorías analíticas: Formación en Salud Mental en enfermería del pregrado y Experiencias de los estudiantes en la participación en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Conclusión: La experiencia de los estudiantes señaló la necesidad de potenciar la formación en salud mental con la creación de disciplina que aborde esta área del conocimiento; el desarrollo de estrategias de integración del contenido de este campo específico con el de otras disciplinas; el uso de metodologías activas e innovadoras; mayores oportunidades de acción en la Red de Atención Psicosocial; y el desarrollo de prácticas de cuidado en enfermería que favorezcan la superación de la estigmatización de la persona con sufrimientos psicológicos.

Descriptores: Enfermería, Salud mental, Estudiantes de enfermeira, Educación em enfermeira, Enfermería psiquiátrica.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.3086

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