A integração ensino-serviço-comunidade no curso de Enfermagem: o que dizem os enfermeiros preceptores

Elaine Cristina Dias Franco, Vânia Aparecida da Costa Oliveira, Briene Leandro Lopes, Victoria da Cunha Avelar

Resumo


Objetivo: analisar a percepção do enfermeiro preceptor de campo de estágio acerca da integração ensino-serviço-comunidade no curso de Enfermagem de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Metodologia: Estudo qualitativo desenvolvido, no período de dezembro de 2017 a março de 2018, por meio de entrevistas com 12 enfermeiros preceptores. A análise dos dados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo.  Resultados: A integração ensino-serviço favorece a articulação teórico-prática, o ensino contextualizado e a aproximação com a realidade dos serviços de saúde. Há desafios relacionados com os serviços de saúde como a falta de planejamento e a indisponibilidade de tempo e; outros relacionados à universidade como o distanciamento dos serviços de saúde, a descontinuidade das ações e a falta de capacitação dos preceptores. Considerações Finais: A integração ensino-serviço coaduna para a formação de profissionais que atendam as demandas do Sistema Único de Saúde e da sociedade atual.

Palavras-chave: Enfermagem; Ensino Superior; Preceptoria.


THE TEACHING-SERVICE-COMMUNITY INTEGRATION IN THE NURSING COURSE: WHAT THE PRECEPTING NURSES SAY

Objective: To analyze the perception of the preceptor nurse in the internship field about the teaching-service-community integration in the Nursing course of a public university in the State of Minas Gerais. Methodology: Qualitative study developed from Diciembre de 2017 a marzo de 2018, through interviews with 12 nurses preceptors. Data analysis occurred through Content Analysis. Results: The teaching-service integration favors the theoretical-practical articulation, the contextualized teaching and the approximation with the reality of health services. There are challenges related to health services such as lack of planning and unavailability of time and; others related to the university, such as the distancing of health services, the discontinuity of actions and the lack of training of preceptors. Final Considerations: The teaching-service integration is suitable for the formation of professionals that meet the demands of the Unified Health System and the current society.

Key words: Nursing; Education Higher; Preceptorship.


LA INTEGRACIÓN ENSEÑANZA-SERVICIO-COMUNIDAD EN EL CURSO DE ENFERMERÍA: LO QUE DICEN LAS ENFERMERAS PRECEPTORAS

Objetivo: analizar la percepción del preceptor de enfermería del campo de pasantías sobre la integración enseñanza-servicio-comunidad en el curso de Enfermería de una universidad pública en el estado de Minas Gerais.  Metodología: Estudio cualitativo desarrollado de febrero a mayo de 2018, a través de entrevistas con 12 enfermeros preceptores. El análisis de datos se realizó a través del análisis de contenido. Resultados: La integración del servicio-enseñanza favorece la articulación teórico-práctica, la enseñanza contextualizada y la aproximación a la realidad de los servicios de salud. Existen desafíos relacionados con los servicios de salud, como la falta de planificación y la falta de tiempo y; otros relacionados con la universidad, como el distanciamiento de los servicios de salud, la discontinuidad de las acciones y la falta de capacitación de los preceptores. Consideraciones finales: La integración del servicio-enseñanza es adecuada para la formación de profesionales que satisfagan las demandas del Sistema Único de Salud y la sociedad actual.

Palabras clave: Enfermería; Educación Superior; Preceptoría.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.3098

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