Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o processo morte e morrer: implicações na formação profissional

Christiane Teresa Aleixo dos Santos, Suelen Da Silva Miranda (in memorian), Karina De Oliveira Freitas, Esleane Vilela Vasconcelos

Resumo


Objetivo: Analisar e descrever as percepções dos acadêmicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer e suas implicações para a formação profissional. Método: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizada com 30 acadêmicos de enfermagem, no período de agosto a outubro de 2018, por meio da entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise temática. Resultados: Os depoimentos foram sintetizados em quatro unidades temáticas: “A morte e seus significados”; “A morte e seu ensino na formação acadêmica”; “Sentimento de preparo para o enfrentamento do processo morte e morrer”; e “A postura do futuro profissional frente às situações que englobam a morte”. Conclusão: Dentre as percepções encontradas, destaca-se a visão da morte como um processo natural/biológico, bem como, o despreparo enfrentado pelos acadêmicos no lidar com a finitude, dado a forma de abordagem do tema na graduação, implicação que se não for sanada influenciará na atuação destes futuros profissionais.

Descritores: Educação em Enfermagem; Morte; Educação Superior.

 

PERCEPTIONS OF NURSING ACADEMICS ABOUT THE DEATH AND DYING PROCESS: IMPLICATIONS IN VOCATIONAL TRAINING

Objective: To analyze and describe the perceptions of nursing students regarding the process of death and dying and its implications for professional training. Method: Descriptive study with a qualitative approach carried out with 30 nursing students, from August to October 2018, through the semi-structured interview and analyzed using thematic analysis technique. Results: The statements were summarized in four thematic units: “Death and its meanings”; "Death and its teaching in academic formation"; “Feeling prepared to face the death and dying process”; and "The attitude of the future professional in the face of situations that include death". Conclusion: Among the perceptions found, the view of death as a natural / biological process stands out, as well as the unpreparedness faced by academics in dealing with finitude, given the way of approaching the theme in undergraduate courses, an implication that if not addressed will influence in the performance of these future professionals.

Descriptors: Nursing Education; Death; Higher Education.

 

PERCEPCIONES DE ACADÉMICAS DE ENFERMERÍA SOBRE EL PROCESO DE MUERTE Y MORIR: IMPLICACIONES EN LA FORMACIÓN PROFESIONAL

Objetivo: analizar y describir las percepciones de los estudiantes de enfermería sobre el proceso de muerte y morir y sus implicaciones para la formación profesional. Metodo: Estudio descriptivo con enfoque cualitativo, realizado con 30 estudiantes de enfermería, de agosto a octubre de 2018, a través de la entrevista semiestructurada y analizada mediante la técnica de análisis temático. Resultados: Las declaraciones se resumieron en cuatro unidades temáticas: "La muerte y sus significados"; "La muerte y su enseñanza en la formación académica"; "Sentirse preparado para enfrentar el proceso de muerte y morir"; y "La actitud del futuro profesional ante situaciones que incluyen la muerte". Conclusión: Entre las percepciones encontradas, se destaca la visión de la muerte como un proceso natural / biológico, así como la falta de preparación que enfrentan los académicos al tratar con la finitud, dada la forma de abordar el tema en la graduación, una implicación que si no se aborda influirá en el desempeño de estos futuros profesionales.

Descriptores: Educación en Enfermería; Muerte; Educación Superior.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.3243

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