Validação do aplicativo helpteen para prevenção da violência contra adolescentes

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Yanka Alcântara Cavalcante, Gabriel Pereira Maciel, Milena Melo Vieira, Paulo Roberto Lopes, Joyce Mazza Nunes Aragão, Iane Ximenes Teixeira, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto

Resumo


Objetivo: Validar o aplicativo móvel HelpTeen como tecnologia educativa para prevenção da violência contra adolescentes. Método: Trata-se de uma pesquisa de validação ou metodológica aplicada, com abordagem quantitativa, cuja coleta de dados aconteceu no mês de agosto de 2019, em duas escolas públicas de ensino fundamental e médio de Sobral-Ceará. A validação de conteúdo e aparência foi realizada com 106 adolescentes de 14 a 18 anos. Os dados foram submetidos a estatística descritiva e expressos por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Para fins de validação foi considerado o percentual mínimo de 75% de concordância para cada item. Resultados: os 17 itens de avaliação foram validados alcançando o referencial exigido com IVC>0,75, sendo avaliados com os menores índices, os itens: C 1.2 (=0,77) sobre se as funções eram suficientes ao alcance de objetivos; o C1.4 (=0,76) que trata do aprendizado de um novo conteúdo; C 2.3 (=0,77) quanto a quantidade apropriada de informação em cada tela; e D 1.3 (=0,77) sobre a exploração de conteúdos consistentes. Conclusão: Conclui-se que o aplicativo HelpTeen foi validado pelo público adolescente, embora ainda necessite aperfeiçoar algumas funções relacionadas ao aprendizado, como também no quesito da usabilidade visando maior interesse do aplicativo como ferramenta educativa para o público adolescente.

Palavras-chave: Estudos de validação; Tecnologia da Informação; Ensino-aprendizagem. Saúde do Adolescente.

 

VALIDATION OF THE HELPTEEN APPLICATION TO PREVENT VIOLENCE AGAINST ADOLESCENTS

Objective: To validate the HelpTeen mobile application as an educational technology for preventing violence against adolescents. Method: This is an applied research, with a quantitative approach, whose data collection took place in August 2019 in two public elementary and high schools in Sobral-Ceará. The content and appearance validation was performed with 106 adolescents (14-18 years old). The data were submitted to descriptive statistics and expressed through the Content Validity Index (CVI). For validation purposes, the minimum percentage of 75% agreement for each item was considered. Results: the 17 evaluation items were validated reaching the required benchmark with CVI> 0.75, and the items were evaluated with the lowest indexes: C 1.2 (= 0.77) on whether the functions were sufficient to achieve objectives; o C1.4 (= 0.76) that deals with the learning of new content; C 2.3 (= 0.77) regarding the appropriate amount of information on each screen; and D 1.3 (= 0.77) on the exploration of consistent content. Conclusion: It is concluded that the HelpTeen application was validated by the adolescent public, although it still needs to improve some functions related to learning, as well as in terms of usability, aiming at the greater interest of the application as an educational tool for the adolescent public.

Keywords: Validation studies; Information Technology; Teaching-learning; Adolescent Health.

 

VALIDACIÓN DE LA APLICACIÓN HELPTEEN PARA PREVENIR LA VIOLENCIA CONTRA LOS ADOLESCENTES

Objetivo: validar la aplicación móvil HelpTeen como tecnología educativa para prevenir la violencia contra los adolescentes. Método: Esta es una investigación aplicada, con un enfoque cuantitativo, cuya recopilación de datos tuvo lugar en agosto de 2019, en dos escuelas públicas primarias y secundarias en Sobral-Ceará. La validación de contenido y apariencia se realizó con 106 adolescentes de 14 a 18 años. Los datos se enviaron a estadísticas descriptivas y se expresaron a través del Índice de Validez del Contenido (CVI). Para fines de validación, se consideró el porcentaje mínimo de 75% de acuerdo para cada artículo. Resultados: los 17 ítems de evaluación fueron validados alcanzando el punto de referencia requerido con CVI> 0.75, y los ítems fueron evaluados con los índices más bajos: C 1.2 (= 0.77) sobre si las funciones eran suficientes para lograr los objetivos; o C1.4 (= 0.76) que se ocupa del aprendizaje de nuevos contenidos; C 2.3 (= 0.77) con respecto a la cantidad apropiada de información en cada pantalla; y D 1.3 (= 0.77) sobre la exploración de contenido consistente. Conclusion:Se concluye que la aplicación HelpTeen fue validada por el público adolescente, aunque todavía necesita mejorar algunas funciones relacionadas con el aprendizaje, así como en términos de usabilidad, con el objetivo de un mayor interés de la aplicación como una herramienta educativa para el público adolescente.

Palabras clave: estudios de validación; Tecnología de la informacion; Enseñanza-aprendizaje. Salud del adolescente.

 


Texto completo:

PDF

Referências


Ministério da Saúde (BR). Prevenção de violências e promoção da cultura de paz. Brasília: Ministério da Saúde; 2008. [cited 2020 Apr 12]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/impacto_violencia_saude_criancas.pdf.

Malta DC, Bernal RTI, Pugedo FSF, Lima Cheila Marina, Mascarenhas Marcio Denis Medeiros, Jorge Alzira de Oliveira et al. Violências contra adolescentes nas capitais brasileiras, segundo inquérito em serviços de urgência. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2017 Sep [cited 2020 Apr 12]; 22(9): 2899-2908. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002902899&lng=en. https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.14212017.

Ceará. Assembleia Legislativa. Cada Vida Importa. Relatório final do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. Fortaleza: Assembléia Legislativa; 2016. [cited 2020 Apr 12]. Available from: https://www.al.ce.gov.br/phocadownload/relatorio_final.pdf.

Buckingham D. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação e Realidade. [Internet]. 2010 [cited 2020 Apr 12]; 35(3): 37-58. Available from: :http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077/10270.

Aragão JMN, Gubert FA, Torres RAM, Silva ASR, Vieira NFC.. O uso do Facebook na aprendizagem em saúde: percepções de adolescentes escolares. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 Apr [cited 2020 Apr 12]; 71(2): 265-271. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000200265&lng=en. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0604.

Pereira FG, Silva DV, Sousa LM, Frota NM. Building a digital application for teaching vital signs. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2016 [cited 2020 Apr 19];37(2):e59015. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v37n2/en_0102-6933-rgenf-1983-144720160259015.pdf.

Millão LF, Vieira TW, Santos ND, Silva APSS, Flores CD. Integration of digital technologies in nursing teaching: simulation of a clinical case about pressure ulcers with the SIACC software. Reciis [Internet]. 2017 [cited 2020 Apr 20];11(1):1-12. Available from: http://www.brapci.inf. br/v/a/23038.

Coluci MZO, Alexandre NMC, Milani D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2015 Mar [cited 2020 Apr 12]; 20(3):925-936. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000300925&lng=en. https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). População estimada para o ano de 2019. [cited 2020 Apr 12]. Available from: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/sobral/panorama.

Batista, SCF. Softmat: um repositório de softwares para matemática do ensino médio – um instrumento em prol de posturas mais conscientes na seleção de softwares educacionais. Campos dos Goytacazes/RJ, Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia) Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense. 2004, 202p. [cited 2020 Apr 12]. Available from: http://www.geogebra.im- uff.mat.br/biblioteca/dissertacao-batista-2004.pdf.

Lima, ACMACC; Bezerra, KC; Sousa, DMN;, Rocha, JFreitas; Oriá, MOB. Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta paul. enferm. [Internet]. 2017 Apr [cited 2020 Apr 12]; 30(2): 181-189. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000200181&lng=en. https://doi.org/10.1590/1982-0194201700028.

Ministério da Saúde (BR). Resolução Nº 466/2012, de 13 de junho de 2013 do Conselho Nacional de Saúde/MS sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. 2012. [cited 2020 Apr 12]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf.

Sousa RP, Miota FMCSC, Carvalho, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB; 2011. 276 p. Available from: http://books.scielo.org.

Feitosa MCR, Stelko-Pereira ACC, Matos KJN. Validation of Brazilian educational technology for disseminating knowledge on leprosy to adolescents. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2019 Oct [cited 2020 Apr 12]; 72(5):1333-1340. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000501333&lng=en. Epub Sep 16, 2019. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0610.

Moura JR, Silva KC, Rocha AE, Santos SD, Amorim TR, Silva AR. Construção e validação de cartilha para prevenção do excesso ponderal em adolescentes. Acta paul. enferm. [Internet]. 2019 Aug [cited 2020 Apr 12]; 32(4):365-373. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400365&lng=en. Epub Aug 12, 2019. https://doi.org/10.1590/1982-0194201900051.

Alarcon MFS, Prezotto KH. Evaluation of educational strategy, grounded on problem based learning on nursing undergraduate. Rev Rene. [Internet]. 2016 [cited 2020 Apr 12]; 17(2). Available from: http:// www.redalyc.org/html/3240/324045343012/.

Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2020 Apr 12]; 71( Suppl 4):1635-1641. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001635&lng=en. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648.

Oliveira MCSP. O adolescente em desenvolvimento e a contemporaneidade. In: Sudbrack MFO, Conceição MIG, Costa LF. (Org.). Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas - edição revisada. 5ed. Brasília: Secretaria Nacional De Políticas Sobre Drogas; 2012. v. 1, p. 30-37. [cited 2020 Apr 12]. Available from: http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201704/20170424-094551-001.pdf.

Minayo MCS. Conceitos, teorias e tipologias da violência: a violência faz mal a saúde. In: Njaine K, Assis K, Assis SG, Constantino P. Impactos da Violência na Saúde. FIOCRUZ. 2007; 1- 420. [cited 2020 Apr 12]. Available from: http://books.scielo.org/id/7yzrw/pdf/njaine-9788575415887.pdf.

Saboia, Dayana Maia. Construção e Validação de Aplicativo Educativo para Prevenção da Incontinência Urinária em Mulheres após o Parto. 2017. 150f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. [cited 2020 Apr 12]. Available from: : http: //www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29100.

Góes FSN, Fonseca LMM, Camargo RAA, Oliveria JF, Felipe HF. Educational technology “Anatomy and Vital Signs”: Evaluation study of content, appearance and usability. J Med Inform. [Internet]. 2015 [cited 2020 Apr 12]; 84(11):982-987. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1386505615300149.

Holanda VR, Pinheiro AKB. Development of a hypermedia system for interactive e teaching of sexually transmitted diseases. Rev. enferm. UFPE on line. [Internet]. 2015 [acesso em 19 abr 2020]; 9(Suppl 2). Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/10400/11165.

Barab S, Sadler T, Heiselt C, Hickey D, et al. Relating narrative, inquiry, and inscriptions: a framework for socioscientific inquiry. Journal of Science Education and Technology. [Internet]. 2007 [cited 2020 Apr 12]; 16(1):59-82. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-006-9033-3.

Lanzoni GMM, Magalhães ALP, Costa VT, Erdmann AL, Andrade SR, Meirelles BHS. Tornando-se gerente de enfermagem na imbricada e complexa fronteira das dimensões assistencial e gerencial. Rev Eletron Enferm[Internet]. 2015[cited 2017 Aug 15];17(2):322-32. Available from: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/29570/19583

Knupp L. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do Ensino Fundamental. Educ. rev. [Internet]. 2006 [cited 2020 Apr 12]; 27:77-290. Available from: . ISSN 0104-4060. https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000100017.

Souza EFD, Silva AG, Silva AILF. Active methodologies for graduation in nursing: focus on the health care of older adults. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [cited 2020 Apr 10];71(Suppl. 2):920-4. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v71s2/0034-7167-reben-71-s2-0920.pdf.

Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2014.

Organização Mundial da Saúde. Global school health initiatives: achieving health and education outcomes. Report of a meeting, Bangkok, Thailand, 23–25 November 2015. Geneva: World Health Organization; 2017. [cited 2020 Apr 2]. Available from: https://www.who.int/publications-detail/global-school-health-initiatives-achieving-health-and-education-outcomes

Teixeira EM, Machado MH, Medeiros HP. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do(a) enfermeiro(a)?. Porto Alegre: Moriá; 2014.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Relatório Mundial sobre a Prevenção da Violência 2014. Núcleo de Estudos da Violência (Trad.) São Paulo: OMS, 2015. [cited 2020 Apr 1]. Available from: https://nev.prp.usp.br/publicacao/relatorio-mundial-sobre-a-prevencao-da-violencia-2014/.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2018. [cited 2020 Apr 1]. Available from: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/janeiro/31/2018004Hanseniase-publicacao.pdf. Acesso em: 06 dez. 2019.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.3531

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.