Atenção Primária à Saúde frente à COVID-19: Relato de experiência de um Centro de Saúde
Resumo
Objetivo: Relatar as estratégias de enfrentamento à COVID-19 de um Centro de Saúde da Atenção Primária à Saúde de um município do sul da Bahia. Método: Relato de experiência Resultados: O resgate da Educação em Saúde e o foco na Educação Permanente facilitaram a adesão ao distanciamento social pela comunidade e capacitou a equipe para lidar com a situação atual. Além disso, a pandemia estimulou nos profissionais de saúde uma reinvenção das formas de atuação, bem como a ressignificação dos processos de autocuidado. Nesse contexto, a utilização das Práticas Integrativas e Complementares e da criatividade no cuidado de si e do outro permitiram o desenvolvimento da empatia, o fortalecimento do vínculo, a harmonia e o controle emocional, mesmo em meio ao pânico criado pela pandemia. Considerações finais: Em todas as ações, percebeu-se que, apesar de inserido em uma equipe multiprofissional, o profissional de Enfermagem é o protagonista da Atenção Primária à Saúde, destacando-se desde o planejamento às execuções e avaliação das ações implementadas.
Descritores: COVID-19; Pandemia; Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Saúde Coletiva.
PRIMARY HEALTH CARE IN FRONT OF COVID-19: EXPERIENCE REPORT FROM A HEALTH CENTER
Objective: Report coping strategies to COVID-19 from a Primary Health Center in a municipality in the south of Bahia, Brazil. Methods: Experience report. Results: The Health Education and the focus on Permanent Education facilitated adherence to social distance by the community and enabled the team to deal with the current situation. In addition, the pandemic has encouraged health professionals to reinvent their ways of acting, as well as to redefine self-care processes. In that context, the use of Integrative and Complementary Practices, and the creative caring for oneself and the other, reinforced the development of empathy, the strengthening of the bonds, harmony and emotional control, evensorrounded by a panic atmosphere created by the pandemic. Conclusion: The experience has shown that besides being part of a multidisciplinary team, the nursing professionals are the protagonist of Primary Health Care, and they are noteworthy in planning, executing and evaluating the actions implemented.
Descriptors: COVID-19; Pandemic; Nursing; Primary Health Care; Collective Health.
ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD FRENTE AL COVID-19: INFORME DE EXPERIENCIA DE UN CENTRO DE SALUD
Objetivo: Informar las estrategias de afrontamiento à COVID-19 desde un Centro de Atención Primaria de Salud en un municipio en el sur de Bahía, Brasil. Método: Informe de experiencia. Resultados: El rescate de la Educación para la Salud y el enfoque en la Educación Permanente facilitaron la adhesión a la distancia social por parte de la comunidad y permitieron al equipo lidiar con la situación actual. Además, la pandemia ha alentado a los profesionales de la salud a reinventar sus formas de actuar, así como a redefinir los procesos de autocuidado. En ese contexto, el uso de prácticas integradoras y complementarias y la creatividad en el cuidado de uno mismo y del otro, permitió el desarrollo de la empatía, el fortalecimiento del vínculo, la armonía y el control emocional, incluso en medio del pánico creado por la pandemia. Conclusión: En todas las acciones, se observó que, a pesar de ser parte de un equipo multidisciplinario, el profesional de enfermería es el protagonista de la Atención Primaria de Salud, destacando, desde la planificación hasta las ejecuciones y la evaluación de las acciones implementadas.
Descriptores: COVID-19; Pandemia; Enfermería; Atención primaria de salud; Salud pública.
Texto completo:
PDFReferências
Brasil. Protocolo de manejo clínico da Covid-19 na Atenção Especializada. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2020.
Who. World Health Organization. Health Emergency Dashboard. [internet]. 2020 [acesso em 2020 abril 30]. Disponível em: https://covid19.who.int/.
Brasil. Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil. [internet]. 2020 [acesso em 2020 abril 30]. Disponível em https://covid.saude.gov.br/.
Brasil. Boletim Epidemiológico 7 – COE Coronavírus. [internet]. 2020 [acesso em 2020 abril 06]. Disponível em https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/2020-04-06-BE7-Boletim-Especial-do-COE-Atualizacao-da-Avaliacao-de-Risco.pdf acesso em 25/04/2020.
Bahia. Boletim Epidemiológico do Novo Coronavírus (COVID-19). [internet]. 2020 [acesso em 2020 abril 02]. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/BoletimCovid-19_n%C2%BA-01.pdf.
Barreto ACO, Rebouças CBA, Aguiar MIFA, Barbosa RB, Rocha SR, Cordeiro LM, Melo KM, Freitas RWJR. Percepção da equipe multiprofissional da Atenção Primária sobre Educação em Saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 [acesso em 2020 maio 26];72(Suppl 1):278-85. Disponível: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000700266&lng=pt&tlng=pt.
Ferreira L, Barbosa JSA, Espostiz CDD, Cruz MM. Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde Debate. 2019;43(120); 223-39.
Brasil. Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) Na Atenção Primária À Saúde. Brasília, DF: Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS); 2020.
Mendes EV. SUS: avanços e desafios. Belo Horizonte, Conferência feita na Faculdade de Administração da UFMG, Faculdade de Administração da UFMG, 2016.
Mattos JCO, Balsanelli AP. A liderança do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Enferm. Foco. 2019; 10(4):164-171.
Pinheiro CW, Araújo MAM, Rolim Karla MCR, Oliveira CM, Alencar AB. Teoria das Relações Interpessoais: reflexões acerca da função terapêutica do Enfermeiro em Saúde Mental. Enferm. Foco. 2019; 10(3): 64-69.
Brasil. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018.
DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3666
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Enfermagem em Foco
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Eletrônico ISSN: 2357-707X
Impresso ISSN: 2177-4285
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.