Boas práticas para mudança do modelo obstétrico: o que pensam os preceptores da residência?

Elisabete Mesquita Peres de Carvalho, Leila Bernarda Donato Göttems, Dirce Bellezi Guilhem

Resumo


Objetivo: Analisar, a partir do ponto de vista dos preceptores, como o processo de formação na modalidade residência aborda as boas práticas recomendadas pelas diretrizes nacionais e internacionais de assistência ao parto normal. Método: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo realizado com trinta e cinco preceptores, sendo 14 enfermeiros e 21 médicos que atuam nos serviços de obstetrícia da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Os dados foram coletados entre março a junho de 2018 por meio de entrevistas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin com o suporte dos Software NVivo®. Resultados: Foram codificadas cinco temáticas: abordagem das boas práticas de atenção ao parto normal; práticas desnecessárias que permanecem; normas e rotinas na assistência ao parto normal; processos de trabalho no cenário da residência e, busca e atualização das evidências para o ensino das boas práticas clínicas. Conclusão: O estudo evidenciou a necessidade de reorganização do cenário de ensino dos programas de residência com ações contínuas e direcionadas ao fortalecimento dos processos pedagógicos de forma a ampliar o potencial disruptivo dos novos profissionais de saúde.

Palavras-chaves: Formação Profissional; Preceptores; Obstetrícia; Parto Normal; Prática Clínica Baseada em Evidências.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n3.3687

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