Entendendo o câncer de mama: educação em saúde

Caroline da Silva Lourenço, Luíza Csordas Peixinho Silva, Gabriela Marini Laviola, Débora Salles, Juliana de Lima Lopes, Angela Flávia Logullo Waitzberg, Ricardo Artigiani Neto, Andréa Cristina de Moraes Malinverni

Resumo


Objetivo: Demonstrar os benefícios da educação em saúde sobre o câncer de mama para a população. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre educação em saúde, utilizando boletins informativos e banners elaborados pelos discentes, monitorado pelos alunos de pós-graduação em patologia e supervisionados pelos colaboradores e coordenadores do projeto, divulgados presencialmente para a comunidade. Resultados: Essa experiência trouxe como resultado maior aproveitamento das atividades didáticas e dinâmicas do ambulatório, com uma metodologia ativa, assim como o empoderamento dos usuários para a autonomia, capacidade de identificar determinantes para sua saúde e cuidar de si e dos outros a sua volta. Conclusão: Conclui-se então que esta atividade de educação foi enriquecedora tanto para os discentes que a organizaram quanto para clientes do ambulatório, expondo uma relação entre a prevenção e a promoção da saúde dos usuários e com um projeto de extensão que visa compartilhar o conhecimento adquirido na academia, transcendendo seus muros para todos.

Descritores: Educação em saúde; Educação em enfermagem; Neoplasias da mama; Promoção da saúde.

UNDERSTANDING BREAST CANCER: HEALTH EDUCATION

Objective: To demonstrate the benefits of health education on breast cancer for the population. Methods: Descriptive-exploratory study with a qualitative approach, using newsletters and banners prepared by students, monitored by graduate students in pathology and supervised by project collaborators and coordinators and disseminated to the community. Results: This experience resulted in greater use of the didactic and dynamic activities of the clinic, with an active methodology, as well as the empowerment of users for autonomy, the ability to identify determinants for their health and to take care of themselves and others around them. Conclusion: We conclude then that the campaign was enriching both for the students who organized it and for clients of the outpatient clinic, exposing a relationship between prevention and health promotion of users and with an extension project that aims to share the knowledge acquired in the academy, transcending their walls for everyone.

Descriptors: Health education; Education, nursing; Breast neoplasms; Health promotion.

COMPRENDER EL CÁNCER DE MAMA: EDUCACIÓN EN SALUD

Objetivo: Demostrar los beneficios de la educación para la salud sobre el cáncer para la población. Métodos: Estudio descriptivo-exploratorio con un enfoque cualitativo, utilizando boletines y pancartas preparados por estudiantes, monitoreados por estudiantes graduados en patología y supervisados por colaboradores y coordinadores del proyecto y entregado a la comunidad. Resultados: Esta experiencia resultó en un mayor uso de las actividades didácticas y dinámicas de la clínica, con una metodología activa, así como el empoderamiento de los usuarios para la autonomía, la capacidad de identificar determinantes para su salud y para cuidarse a sí mismos y a los demás a su alrededor. Conclusión: Concluimos entonces que la campaña fue enriquecedora tanto para los estudiantes que la organizaron como para los clientes de la clínica ambulatoria, exponiendo una relación entre prevención y promoción de la salud de los usuarios y con un proyecto de extensión que tiene como objetivo compartir el conocimiento adquirido en la academia, trascendiendo sus muros para todos.

Descriptores: Educación em salud; Educación em enfermaría; Neoplasias de la mama; Promoción de la salud.


Texto completo:

PDF

Referências


Instituto Nacional de Câncer Ministério da Saúde [homepage na internet]. Câncer de mama. [Acesso em 12 Fev 2020]. disponível em:

Instituto Nacional de Câncer Ministério da Saúde [homepage na internet]. Conceito e Magnitude do câncer de mama. [Acesso em 12 Fev 2020]. Disponível em:

Ministério da Saúde [homepage na internet]. Câncer de Mama: sintomas, tratamentos, causas e prevenção. [Acesso em 19 Mar 2020]. Disponível em:

Instituto de Oncologia [homepage na internet]. Tratamentos do Câncer de Mama. [Acesso em 19/03/2020]. Disponível em:

Kim JG, Hong HC, Lee H, Ferrans CE, Kim E. Cultural beliefs about breast cancer in Vietnamese women. BMC Women's Health 19, 74 (2019). https://doi.org/10.1186/s12905-019-0777-3

Park E, Yoon J, Choi E, Kim IR, Kang D, Lee S, Lee JE, Nam SJ,, Ahn JS A , Cho J. Um programa de treinamento do treinador para profissionais de saúde encarregados de fornecer apoio psicossocial às sobreviventes de câncer de mama. BMC Cancer 18, 45 (2018). https://doi.org/10.1186/s12885-017-3965-2

Janz NK, Li Y, Zikmund-Fisher BJ, Reshma Jagsi R, Kurian AW, An LC, McLeod MC, Lee KL, Katz SJ, Hawley ST. The impact of doctor–patient communication on patients’ perceptions of their risk of breast cancer recurrence. Breast Cancer Res Treat 161, 525–535 (2017). https://doi.org/10.1007/s10549-016-4076-5

Roldão ACCM, Oliveira FM. Percepção do conhecimento sobre parada cardiorrespiratória dos graduandos em Medicina de uma universidade pública com metodologia ativa de ensino. 2018. 71 f. Monografia (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2018. [Acesso em 02 Abr 2020]. Disponível em:

Silva ANC, Moreira DP, Freitas CMA, Teixeira AKS, Pinheiro ARM. Estágio extracurricular de Enfermagem: estratégia para a formação profissional. Enfermagem em Foco, [S.l.], v. 10, n. 4, fev. 2020. ISSN 2357-707X. [Acesso em 02 abr. 2020]. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2020. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n4.1880.

Duarte KAS, Barros RL, Santos L, Calazans MIP, Gomes RM, Duarte ACS. Importância da Metodologia Ativa na formação do enfermeiro: Implicações no processo ensino aprendizagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019, (36), e2022. https://doi.org/10.25248/reas.e2022.2019

Fernandes HIVM, Rolim KMC, Figueiredo MCB. O significado do cuidar humanizado: vivências ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura. Enfermagem em Foco, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 239-244, nov. 2011. ISSN 2357-707X. [Acesso em 02 abr. 2020]. Disponível em: . doi:https://doi.org/10.21675/2357-707X.2011.v2.n4.192.

Ingadottir B, Thylén I, Ulin K, Jaarsma T. Patients are expecting to learn more: A longitudinal study of patients with heart failure undergoing device implantation. Patient Education and Counseling, 2020. doi:10.1016/j.pec.2020.02.023

Co M, Lee A, Kwong A. Delayed presentation, diagnosis, and psychosocial aspects of male breast cancer. Cancer Med. 2020; 00: 1– 5. https://doi.org/10.1002/cam4.2953

Migowski A, Silva GA, Dias MBK, Diz MDPE, Sant’Ana DR, Nadanovsky P. Diretrizes para detecção precoce do câncer de mama no Brasil. II - Novas recomendações nacionais, principais evidências e controvérsias. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2018, v. 34, n. 6, e00074817. [Acesso em 25 Mar 2020]. Disponível em: . https://doi.org/10.1590/0102-311x00074817

Colome JS, Oliveira DLLC. Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 177-184, Mar. 2012. [Acesso em 25 Mar 2020]. Disponível em: . https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000100020.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n5.3688

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.