Ampliando conhecimentos sobre a prática das Intervenções Assistidas por Animais a partir de oficinas interativas

Viviane Ribeiro Pereira, Valéria Cristina Christello Coimbra, Márcia de Oliveira Nobre, Camila Moura de Lima, Carolina da Fonseca Sapin, Fernanda Dagmar Martins Krug, Sabrina de Oliveira Capella, Débora Matilde de Almeida

Resumo


Objetivo: O presente artigo tem como propósito relatar a experiência vivenciada por integrantes da equipe do Projeto Pet Terapia da Universidade Federal de Pelotas no planejamento e desenvolvimento de oficinas interativas sobre a temática das Intervenções Assistidas por Animais. Metodologia: As oficinas ocorreram durante os encontros promovidos pela Universidade Federal de Pelotas, respectivamente nos anos de 2017, 2018 e 2019. Participaram discentes da graduação, pós-graduandos, docentes e comunidade universitária em geral. Ministradas de forma expositiva e interativa, com apresentações de tópicos e imagens de vivências do Pet Terapia, além da interação dos participantes com cães coterapeutas do projeto. Resultados: a ampliação do entendimento com relação às Intervenções Assistidas por Animais em que se utilizou a metodologia de oficina interativa, apontaram que os participantes compreenderam essa abordagem terapêutica como estratégia passível de ser incorporada aos cuidados de saúde por equipe multidisciplinar. Conclusão: conclui-se que, a realização de oficinas interativas contribui para facilitar a ampliação do conhecimento da comunidade acadêmica e profissionais de saúde sobre as Intervenções Assistidas por Animias como prática complementar de cuidado em saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


Crossman MK, Kazdin AE, Matijczak A, Kitt E, Santos LR. The influence of interactions with dogs on affect, anxiety, and arousal in children. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology. [Internet] 2018 [cited 2019 fev 24]: 49(4): 535-548. Available from: https://dx.doi.org/10.1080/15374416.2018.1520119

Nobre MO, Krug FDM, Capella SO, Pereira VR, Nogueira MTD, Canielles C, Tillman MT. Projeto Pet Terapia: Intervenções Assistidas por Animais: uma prática para o benefício da saúde e educação humana. Revista Expressa Extensão. [Internet] 2017 [cited 2020 mar 20]: 22(1): 78-89. Available from: http://dx.doi.org/10.15210/ee.v2211.10921

Schirald M. Therapy Dogs: Preventing Stress and Fatigue, Promoting Welfare. The International Association of Animal Behavior Consultan Journal. [Internet] 2019 [cited 2019 Junh. 13]. Available from: https://spring2019.iaabcjournal.org/therapy-

Elizalde ED. et.al. Intervenciones asistidas con perros en pediatria: Ámbitos de intervención en el Hospital Sant Joan de Déu Barcelona. Barcelona: Hospital Sant Joan de Déu. [Internet] 2016 [cited 2019 jun 15]: p. 88. Availabl from: https://www.purina.es/juntos-mejor/_pdf/Informe_PURINA_castellano.pdf

Pereira VR, Nobre MO, Capella S, Vieira ACG. Interação lúdica na Atividade Assistida por cães em pediatria. Enferm em Foco [Internet]. 2017 [cited em 2019 jun 19]: 8(1): 7-11. Available from: https://dx.doi.org/10.21675/2357-707X.2017.

Bergen CWV. Emotional Support Animals, Service Animals, and Pets on Campus. Journal: Connecting Education, Practice, and Research [Internet]. 2015 [cited 2020 mar. 18]: 5(1): 15-34. Available from: https://dx.doi.org/10.5929/2015.5.1.3

Krug FDM, Lima CM, Pereira VR, Rodrigues MRM, Mechereffe BM, Capella SO, Nobre MO. Intervenções Assistidas por Animais em pacientes com transtornos mentais. Brazilian Journal of health review. [Internet]. 2019 [cited 2020 jan 15]: 2(6): 4926-4936. Available from: http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv2n6-004

Lima, C.M., Krug FDM, Bender DD, Rodrigues MRM, Mechereffe BM, Vieira ACG, Capella SO, Nobre MO. Intervenções Assistida por Animais realizadas em ambiente hospitalar na promoção do cuidado com a vida. Rev Expressa Extensão. [internet]. 2018 [cited em 2020 mar 20]: 23(2): 89-95. Available from: file:///C:/Users/pette/Downloads/2148-15365-1-PB.pdf

Paviani NMS, Fontana NM. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura – filosofia e educação. 2009: 14(2):78-88.

Afonso MLM (Org.). Oficinas- Em dinâmica de grupos na área da saúde. 2ª Ed. São Paulo, SP: Casa do psicólogo; 2010.

Vergílio MSTG, Toledo VP, Silva EM. Workshops as a democratic proposal in order to change the supervision work in nursing. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2020 abr 27]: 71(4):2050-4. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0286.

Yost J, Ciliska D, Dobbins M. Evaluating the impact of an intensive education workshop on evidence-informed decision making knowledge, skills, and behaviours: a mixed methods study. BMC Med Educ. [Internet]. 2014 [cited 2020 mai 10]: 14:13. Available from: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24433582.

Silva O, Alves ED, Rodrigues MCS. Perfil criativo docente-discente: influência no ensino, habilidades e atitudes da enfermagem. Enf em Foco. [internet]. 2016 [citado 2020 mai 18]: 7 (1): 47-51. Available from: file:///C:/Users/pette/Downloads/666-1671-1-SM.pdf




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n1.3874

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.