Ampliando conhecimentos sobre a prática das Intervenções Assistidas por Animais a partir de oficinas interativas
Resumo
Objetivo: O presente artigo tem como propósito relatar a experiência vivenciada por integrantes da equipe do Projeto Pet Terapia da Universidade Federal de Pelotas no planejamento e desenvolvimento de oficinas interativas sobre a temática das Intervenções Assistidas por Animais. Metodologia: As oficinas ocorreram durante os encontros promovidos pela Universidade Federal de Pelotas, respectivamente nos anos de 2017, 2018 e 2019. Participaram discentes da graduação, pós-graduandos, docentes e comunidade universitária em geral. Ministradas de forma expositiva e interativa, com apresentações de tópicos e imagens de vivências do Pet Terapia, além da interação dos participantes com cães coterapeutas do projeto. Resultados: a ampliação do entendimento com relação às Intervenções Assistidas por Animais em que se utilizou a metodologia de oficina interativa, apontaram que os participantes compreenderam essa abordagem terapêutica como estratégia passível de ser incorporada aos cuidados de saúde por equipe multidisciplinar. Conclusão: conclui-se que, a realização de oficinas interativas contribui para facilitar a ampliação do conhecimento da comunidade acadêmica e profissionais de saúde sobre as Intervenções Assistidas por Animias como prática complementar de cuidado em saúde.
Texto completo:
PDFReferências
Crossman MK, Kazdin AE, Matijczak A, Kitt E, Santos LR. The influence of interactions with dogs on affect, anxiety, and arousal in children. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology. [Internet] 2018 [cited 2019 fev 24]: 49(4): 535-548. Available from: https://dx.doi.org/10.1080/15374416.2018.1520119
Nobre MO, Krug FDM, Capella SO, Pereira VR, Nogueira MTD, Canielles C, Tillman MT. Projeto Pet Terapia: Intervenções Assistidas por Animais: uma prática para o benefício da saúde e educação humana. Revista Expressa Extensão. [Internet] 2017 [cited 2020 mar 20]: 22(1): 78-89. Available from: http://dx.doi.org/10.15210/ee.v2211.10921
Schirald M. Therapy Dogs: Preventing Stress and Fatigue, Promoting Welfare. The International Association of Animal Behavior Consultan Journal. [Internet] 2019 [cited 2019 Junh. 13]. Available from: https://spring2019.iaabcjournal.org/therapy-
Elizalde ED. et.al. Intervenciones asistidas con perros en pediatria: Ámbitos de intervención en el Hospital Sant Joan de Déu Barcelona. Barcelona: Hospital Sant Joan de Déu. [Internet] 2016 [cited 2019 jun 15]: p. 88. Availabl from: https://www.purina.es/juntos-mejor/_pdf/Informe_PURINA_castellano.pdf
Pereira VR, Nobre MO, Capella S, Vieira ACG. Interação lúdica na Atividade Assistida por cães em pediatria. Enferm em Foco [Internet]. 2017 [cited em 2019 jun 19]: 8(1): 7-11. Available from: https://dx.doi.org/10.21675/2357-707X.2017.
Bergen CWV. Emotional Support Animals, Service Animals, and Pets on Campus. Journal: Connecting Education, Practice, and Research [Internet]. 2015 [cited 2020 mar. 18]: 5(1): 15-34. Available from: https://dx.doi.org/10.5929/2015.5.1.3
Krug FDM, Lima CM, Pereira VR, Rodrigues MRM, Mechereffe BM, Capella SO, Nobre MO. Intervenções Assistidas por Animais em pacientes com transtornos mentais. Brazilian Journal of health review. [Internet]. 2019 [cited 2020 jan 15]: 2(6): 4926-4936. Available from: http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv2n6-004
Lima, C.M., Krug FDM, Bender DD, Rodrigues MRM, Mechereffe BM, Vieira ACG, Capella SO, Nobre MO. Intervenções Assistida por Animais realizadas em ambiente hospitalar na promoção do cuidado com a vida. Rev Expressa Extensão. [internet]. 2018 [cited em 2020 mar 20]: 23(2): 89-95. Available from: file:///C:/Users/pette/Downloads/2148-15365-1-PB.pdf
Paviani NMS, Fontana NM. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura – filosofia e educação. 2009: 14(2):78-88.
Afonso MLM (Org.). Oficinas- Em dinâmica de grupos na área da saúde. 2ª Ed. São Paulo, SP: Casa do psicólogo; 2010.
Vergílio MSTG, Toledo VP, Silva EM. Workshops as a democratic proposal in order to change the supervision work in nursing. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2020 abr 27]: 71(4):2050-4. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0286.
Yost J, Ciliska D, Dobbins M. Evaluating the impact of an intensive education workshop on evidence-informed decision making knowledge, skills, and behaviours: a mixed methods study. BMC Med Educ. [Internet]. 2014 [cited 2020 mai 10]: 14:13. Available from: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24433582.
Silva O, Alves ED, Rodrigues MCS. Perfil criativo docente-discente: influência no ensino, habilidades e atitudes da enfermagem. Enf em Foco. [internet]. 2016 [citado 2020 mai 18]: 7 (1): 47-51. Available from: file:///C:/Users/pette/Downloads/666-1671-1-SM.pdf
DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n1.3874
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Eletrônico ISSN: 2357-707X
Impresso ISSN: 2177-4285
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.