Telessaúde em tempos de COVID-19: acolhimento, organização em rede e integração ensino-serviço
Resumo
Objetivo: relatar a experiência da articulação ensino-serviço para a implantação de Serviço de Telessaúde como mecanismos de organização do fluxo de atendimento na Rede de Atenção à Saúde em um município de médio porte no oeste paulista. Método: estudo quantitativo, descritivo sob a forma de relato de experiência. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Resultados: a implantação da estratégia foi realizada por meio da articulação entre uma universidade privada e a secretaria de saúde local, compondo o Plano de Contingência para Enfrentamento da COVID-19. Participaram da ação docentes e estudantes dos cursos de enfermagem e medicina, organizados em turnos de 12 horas, todos os dias da semana. Após 60 dias da implantação, o serviço atendeu 1.575 pessoas, sendo 921 (58,4%) ligações, 614 (39%) contatos via aplicativo e 40 (2,6%) acessos via e-mail. As principais condutas foram orientações gerais (n.619/67,2%), medidas de isolamento domiciliar (n.150/16,3%), encaminhados ao Centro de Triagem ou Unidade de Saúde (n.95/10,3%), encaminhamento à Unidade de Pronto Atendimento (n.57/6,2%). Conclusão: a ação se mostrou robusta como estratégia de enfrentamento da atual pandemia, principalmente em relação ao acolhimento das necessidades singulares dos usuários, bem como na colaboração com a organização da rede de atenção à saúde
Descritores: Pandemias; Infecções por Coronavírus; Telemedicina; Assistência à Saúde; Serviços de Integração Docente-Assistencial.
TELEHEALTH IN COVID-19 TIMES: USER EMBRACEMENT, NETWORK ORGANIZATION AND TEACHING-SERVICE INTEGRATION
Objective: to report the experience of the teaching-service articulation for the implementation of the Telehealth Service as a mechanism to organize the care flow of the Healthcare Network in a medium-sized municipality from the Western Region of São Paulo state. Method: a quantitative and descriptive study in the form of an experience report. The data were analyzed by means of descriptive statistics. Results: the implementation of the strategy was carried out by the articulation between a private university and the local health department through the Contingency Plan for Coping with COVID-19. Teachers and students of the Nursing and Medicine Schools participated in the action organized in 12-hour shifts every day of the week. After 60 days of the implementation, the service reached 1,575 people, with 921 (58.4%) calls, 614 (39%) contacts via application and 40 (2.6%) accesses via e-mail. The main conducts were general guidelines (n. 619 / 67.2%), home isolation measures (n. 150 / 16.3%), referrals to the Sorting Center or Health Unit (n. 95 / 10.3%), referrals to the Emergency Care Unit (n. 57 / 6.2%). Conclusion: the action proved to be robust as a strategy to face the current pandemic, mainly in relation to welcoming users' specific needs as well as in collaboration with the organization of the health care network.
Key words: Pandemics; Coronavirus Infections; Telemedicine; Healthcare; Teaching-Care Integration Services.
TELESALUD EN TIEMPOS DE COVID-19: ACOGIMIENTO, ORGANIZACIÓN EN RED E INTEGRACIÓN ENSEÑANZA-SERVICIO
Objetivo: reportar la experiencia de la articulación enseñanza-servicio para la implementación del Servicio de Telesalud como mecanismo para organizar el flujo de atención en la Red de Atención de Salud, en un municipio de tamaño mediano en el oeste de la provincia de São Paulo. Método: estudio cuantitativo y descriptivo en forma de relato de experiencia. Se analizaron los datos mediante estadística descriptiva. Resultados: la implementación de la estrategia se llevó a cabo mediante la articulación entre una universidad privada y el departamento de salud local a través del Plan de Contingencia para el Enfrentamiento del COVID-19. Profesores y estudiantes de las carreras de Enfermería y Medicina participaron en la actividad, organizados en turnos de 12 horas, todos los días de la semana. Luego de 60 días de la implementación, el servicio llegó a 1,575 personas, con 921 (58.4%) llamadas, 614 (39%) contactos a través de la aplicación y 40 (2.6%) accesos por correo electrónico. Las principales conductas fueron orientaciones generales (n.º 619 / 67.2%), medidas de aislamiento domiciliar (n.º 150 / 16.3%), referencias al Centro de Triaje o Unidad de Salud (n.º 95 / 10.3%), referencias a la Unidad de Atención de Urgencia (n.º 57 / 6.2%). Conclusión: la acción demostró ser robusta como estrategia para enfrentar la pandemia actual, principalmente con relación a la satisfacción de las necesidades específicas de los usuarios, así como en la colaboración con la organización de la red de atención a la salud.
Palabras-clave: Pandemias; Infecciones por Coronavirus; Telemedicina; Atención a la salud; Servicios de Integración Docente-Asistencial.
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PDFReferências
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