Metodologia da problematização na integração entre vigilância epidemiológica e a assistência: relato de ações extensionistas

Giovanna do Socorro Santos da Silva, Fabiane Diniz Machado Vilhena, Jéssica Soares Barbosa, Débora Talitha Neri, Rubenilson Caldas Valois, Eliã Pinheiro Botelho, José Jorge da Silva Galvão, Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira

Resumo


Objetivo: Descrever a experiência com o uso da metodologia problematizadora com Arco de Maguerez em ações extensionistas de integração entre vigilância epidemiológica e a assistência à saúde. Métodos: Relato de experiência de discentes do curso de graduação em Enfermagem, em um projeto de extensão universitária, no qual foi utilizada metodologia problematizadora com o Arco de Maguerez. Resultados: A etapa que conduziu a identificação do problema na notificação compulsória das doenças e agravos também estimulou o desenvolvimento da competência de diagnóstico dos problemas de saúde e habilidades para tomada de decisão. Enquanto, as etapas que levaram a escolha e implementação da intervenção com atividades educativas estimulou o desenvolvimento das competências de intervir nos problemas de saúde; comunicação e educação permanente. Conclusão: O uso de uma metodologia de ensino-aprendizagem na solução de um problema real e aplicado as ações extensionistas contribuiu no desenvolvimento competências e habilidades importantes na formação como Enfermeiros.

Descritores: Ensino; Vigilância em saúde pública; Serviço de saúde; Métodos; Enfermagem.

PROBLEMATIZATION METHODOLOGY IN THE INTEGRATION BETWEEN EPIDEMIOLOGICAL SURVEILLANCE AND ASSISTANCE: REPORT OF EXTENSIONIST ACTIONS

Objective: To describe the experience with the use of the problematizing methodology uses the Maguerez Arch in extension actions of integration between epidemiological surveillance and health care. Methods: Experience report of students of the undergraduate Nursing course, in a university extension project, in which problematizing methodology with the Maguerez Arch was used. Results: The stage that led to the identification of the problem in the compulsory notification of diseases and conditions also stimulated the development of the competence to diagnose health problems and decision-making skills. Meanwhile, the steps that led to the choice and implementation of the intervention with educational activities stimulated the development of the skills to intervene in health problems; communication and permanent education. Conclusion: The use of a teaching-learning methodology to solve a real problem and applied to extension actions contributed to the development of important competences and skills in training as Nurses. Keywords: Teaching; Public health surveillance; Health Service; Methods; Nursing.

METODOLOGÍA DE PROBLEMATIZACIÓN EN LA INTEGRACIÓN ENTRE VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA Y ASISTENCIA: INFORME DE ACCIONES EXTENSIONISTAS

Objetivo: Describir una experiencia con el uso de la metodología de la problematización con Arco Maguerez en acciones de extensión de integración entre Vigilancia Epidemiológica y una asistencia a la salud. Métodos: Relato de experiencia de estudiantes de la graduación Enfermería, en proyeto de la extensión universitaria, con metodología la problematización con Arco Maguerez. Resultados: Una etapa que conduce a la identificación del problema en la notificación obligatoria de las obligaciones y agravios, así como el cálculo o desarrollo de la competencia de diagnóstico dos problemas de saúde y las habilidades para la toma de decisión. Mientras, con pasos que llevaron a la elección implementación da intervención con actividades educativas, estimuló el desarrollo de las habilidades para intervenir en problemas de salud; comunicación y educación continua. Conclusíon: El uso de una metodología de aprendizaje y solución de problemas reales y aplicados como acciones extensionistas no contribuyen al desarrollo de competencias y habilidades importantes como la formación de enfermedades.

Descriptores: Enseñanza; Vigilancia en salud pública; Servicios de salud; Métodos; Enfermería.


Texto completo:

PDF

Referências


Teixeira MC, Costa MCN, Carmo EH, Oliveira WK de, Penna GO. Vigilância em Saúde no SUS - construção, efeitos e perspectivas. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. -2018 Jun [cited em 2019 fev 15]; 23(6):1811-1818. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018236.09032018

Lana RM, Coelho FC, Gomes MFC, Cruz OG, Bastos LS, Villela DAM, et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2020 [cited em 2020 may 10]; 36(3):e00019620. Available from: https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620

Lafetá KRG, Júnior HM, Silveira MF, Paranaíba LMR. Sífilis materna e congênita, subnotificação e difícil controle. Revista Brasileira de Epidemiologia [Online]. 2016 [cited 2020 May 16]; 19 (01):63-74. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-5497201600010006

Albuquerque AC, Mota ELA, Felisberto E. Descentralização das ações de vigilância epidemiológica em Pernambuco, Brasil. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2015 Apr [cited 2020 May 19]; 31 (4):861-873. Available from: https://doi.org/10.1590/0102-311X00102214

Cunha CRH, Harzheim E, Medeiros OL, D’Avila OP, Martins C, Wollmann L, et al. Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde: garantia de integralidade nas Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2020 Apr [cited 2020 Mar 10]; 25(4):1313-1326. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232020254.31862019

Baldoino AS, Veras RM. Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2016 Jun [cited 2020 Mar 10]; 50(spe):17-24. Avaliable from: https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300003

Costa P, Palombo CNT, Silva LS, Silva MT, Mateus LVJ, Buchhorn SMM. Ações de extensão universitária para translação do conhecimento sobre desenvolvimento infantil em creches: relato de experiência. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2019 Ago [cited 2020 May 18]; 53, e03484. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018020603484

Marques, LMNSR. As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery. 2018 [cited 2020 May 16]; 22 (3):e20180023. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0023

Villardi ML, Cyrino EG, Berbel, NAN. A metodologia da problematização no ensino em saúde: suas etapas e possibilidades. In: A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2015. p. 45-52.

Tajra SF. Gestão estratégica na saúde: reflexões e práticas para uma administração voltada para excelência. 1nd ed. São Paulo: Iátria; 2006.

Tavares LHLC, Silva O, Paz LC, Lopes LAB, Oliveira MLC, Macedo MML, Geraldes S. Monitoramento das ações pró-redução da transmissão vertical da sífilis na rede pública do Distrito Federal. Enfermagem em foco. [Internet]. 2012 [cited 2020 abr 10]; 3 (1): 29-35. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/217/138

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde [internet]. Consulta de estabelecimentos [cited 2019 Jan 15]. Available from: http://cnes.datasus.gov.br/

Goldani LZ. Measles outbreak in Brazil, 2018. Braz J Infect Dis [Internet]. 2018 Jun [cited 2019 Jan 16]; 22(5):359. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.bjid.2018.11.001

Silva ANC, Freitas CMA, Teixeira AKS, Pinheiro ARM. Estágio extracurricular de enfermagem: estratégia para a formação profissional. Enfermagem em foco. [Internet]. 2019 [cited 2020 abr 20]; 10 (4): 129-135. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1880

Barbosa ACS, Luiz FS, Friedrich DBC, Püschel VAA, Farah BF, Carbogim FC. Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional. Revista Latino-Americana de Enfermagem [Internet]. 2019 Oct [cited 2020 jan 20], 27, e3205. Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3222.3205




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n5.3933

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.