Atendimento ao adulto em parada cardiorrespiratória: intervenção educativa para estudantes leigos

Maria Adriana Oliveira de Sousa, Roziane Vieira Mota, Aline Costa Gomes, Rosângela Nascimento de Lima, Samira Gomes de Oliveira, Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas

Resumo


Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa, no contexto do ensino médio, sobre o tema parada cardiorrespiratória em adultos. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, com abordagem quantitativa desenvolvido entre fevereiro a novembro de 2019 em uma escola da rede pública do município de Fortaleza, Ceará. Resultados: Inicialmente foram recrutados 30 estudantes, porém 10 estudantes se encaixavam dentro dos critérios de inclusão, sendo esta a amostra final. Para a realização do estudo foi utilizado um questionário estruturado, de autoria dos pesquisadores, composto por 10 perguntas objetivas. Após a intervenção educativa e análise dos dados, foi obtida uma média de acertos de 7,225 no pós-teste comprovando através dos números a eficiência da educação em saúde realizada, pois inicialmente a média apresentada foi 4,375. Conclusão: Constatou-se que os estudantes possuíam conhecimento referente ao suporte básico de vida insuficiente, porém com grande capacidade para aprendizagem, sendo a escola um ambiente favorável para práticas educativas sobre a temática.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n2.4183

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