Proposições sobre a ressignificação do cuidado de Enfermagem: um estudo teórico-reflexivo

Elane da Silva Barbosa, Silvia Maria Nóbrega-Therrien

Resumo


Objetivo: Refletir sobre a ressignificação do cuidado de Enfermagem, a partir dos pilares: ontológico, epistemológico e metodológico. Metodologia: Trata-se de ensaio teórico do tipo reflexivo, que se volta para o conhecimento sobre o cuidado de Enfermagem sob uma perspectiva integral, a partir das distintas dimensões que o constituem. Resultados: Os cuidados de Enfermagem, no que tange ao pilar ontológico, referem-se ao cuidado como inerente à condição humana; no que se refere à epistemologia, enfoca os saberes específicos realizados pelo enfermeiro e, em relação à metodologia, reporta-se para a práxis, isto é, a articulação entre teoria e prática, englobando a educação em Enfermagem, o ensinar-aprender a cuidar. Conclusão: Pensar sobre essa questão torna-se, portanto, o passo inicial para que o enfermeiro reconheça o ethos da sua profissão, possa valorizá-la ainda mais e ter os subsídios pertinentes para fundamentar as lutas por melhores condições de trabalho para a Enfermagem.

Descritores: Cuidados de enfermagem; Conhecimento; Educação em enfermagem

PROPOSITIONS ABOUT THE NURSING CARE RESSIGNIFICATION

Objective: To reflect on the resignification of nursing care, based on the pillars ontological, epistemological and methodological. Methods: This is a reflective theoretical essay, which turns to knowledge about nursing care from an integral perspective, from the different dimensions that constitute it. Results: Nursing care, with regard to the ontological pillar, refers to care as inherent to the human condition; with regard to epistemology, it focuses on the specific knowledge carried out by nurses and, in relation to methodology, it refers to praxis, that is, the articulation between theory and practice, encompassing nursing education, teaching-learning to care. Conclusion: Thinking about this issue becomes, therefore, the initial step for nurses to recognize the ethos of their profession, to value it even more and have the relevant subsidies to support the struggles for better working conditions for Nursing.

Keywords: Nursing care; Knowledge; Nursing education

PROPUESTAS SOBRE LA RENIGNACIÓN DE LA ATENCIÓN DE ENFERMERÍA

Objetivo: Reflexionar sobre la resignificación del cuidado de enfermería, en base a los pilares: ontológico, epistemológico y metodológico. Métodos: Este es un ensayo teórico reflexivo, que se centra en el conocimiento sobre el cuidado de enfermería desde una perspectiva integral, desde las diferentes dimensiones que lo constituyen. Resultados: La atención de enfermería, con respecto al pilar ontológico, se refiere a la atención como inherente a la condición humana; Con respecto a la epistemología, se centra en el conocimiento específico llevado a cabo por las enfermeras y, en relación con la metodología, se refiere a la praxis, es decir, la articulación entre la teoría y la práctica, que abarca la educación en enfermería, la enseñanza, el aprendizaje y la atención. Conclusión: Pensar en este tema se convierte, por lo tanto, en el paso inicial para que las enfermeras reconozcan el espíritu de su profesión, lo valoren aún más y tengan los subsidios relevantes para apoyar las luchas por mejores condiciones de trabajo para la Enfermería.

Descriptores: Atención de enfermería; Conocimiento; Educación en enfermería


Texto completo:

PDF

Referências


Canals J. Cuidar e curar: funciones femininas y saberes masculinos. Rev Jano. 1985; 29(3): 15-26.

Poletti R. Los cuidados de enfermeira como profesión. Rev Rol de Enfermeria. 1980; 27(3): 7-13.

Collière MF. Promover la vida. Cidade do México: McGraw-Hill; 2001.

Martín-Caro CG, Martin MLM. Historia de la Enfermería: evolução histórica del cuidado enfermeiro. Madrid: Elsevier; 2007.

Waldow VR. Cuidar: expressão humanizadora da Enfermagem. Petrópolis: Vozes; 2010.

Padilha MICS, Mancia JR. Florence Nightingale e as irmãs de caridade: revisitando a história. Rev Bras Enferm [Internet]. 2005 [cited 2017 Set 15]; 58(6):723-26. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672005000600018

Therrien J. Novos contextos da pós-graduação em educação: uma reflexão sobre parâmetros que permeiam a formação para o saber profissional. Encontro de pesquisa educacional do Norte e Nordeste. Natal: EPENN; 2014. 1-22.

Boff L. Saber cuidar: ética do humano. Petrópolis: Vozes; 2005.

Heidegger M. Ser e tempo. Partes I e II. Petrópolis: Vozes; 2002.

González JS. Historia cultural de enfermería: reflexión epistemológica y metodológica. Avances em Enfermería. 2010; 23 (n.esp): 120-28.

Carvalho V. Ética e valores na prática profissional em saúde: considerações filosóficas, pedagógicas e políticas. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2011 [cited 2017 out 15]; 45(n.esp.): 1797-1802. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000800028

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2005.

Vieira AN, Silveira LC, Miranda KCL, Franco T. A formação em enfermagem enquanto dispositivo indutor de mudanças na produção do cuidado em saúde. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2011 [cited 2018 Jan 06]; 13(4): 758-763. Available from: https://www.fen.ufg.br/revista/v13/n4/pdf/v13n4a22.pdf

Machado MH, Wermelinger M, Vieira M, Oliveira E, Lemos W, Aguiar Filho W. Aspectos gerais da formação da Enfermagem: o perfil da formação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares. Enferm Foco [Internet]. 2016 [cited 2017 Dez 17]; 7(n.esp.): 15-27. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/687/297

Vieira AN, Silveira LC. O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2011 [cited 2017 Dez 15]; 15(4):776-83. Available from:

http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400017/




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n5.4188

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.