Perfil da Cultura de Segurança do Paciente em um Hospital Público

Rogério Ribeiro, Maria Lúcia Silva Servo, Aloisio Machado da Silva Filho

Resumo


Objetivo: Avaliar o perfil da cultura de segurança do paciente de um hospital público de Salvador-Bahia na visão de enfermeiras líderes. Metodologia: Estudo exploratório descritivo, transversal do tipo survey interseccional de abordagem quantitativa. Utilizou-se o questionário “Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais” da Agency for Healthcare Research and Quality.Resultados: 80,9% são coordenadoras de enfermagem. A dimensão de área forte foi “Expectativas e ações do supervisor/chefia para promoção da segurança do paciente” apresentando 80,9% de respostas positivas. As dimensões de áreas com potencial para a melhoria da segurança foram “Apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente”, “Trabalho em equipe na unidade” e “Aprendizado organizacional/melhoria contínua”. As demais dimensões foram consideradas de áreas frágeis (66%). 34% das enfermeiras líderes não realizaram nenhuma notificação de evento adverso, no período de 12 meses. 59% das participantes avaliaram a segurança do paciente como regular. Discussão: Os resultados não devem ser interpretados isoladamente, requerem visão de conjunto com outras características do hospital e o contexto sócio, político e econômico do país. Conclusão: O perfil da cultura de segurança foi classificado como frágil, no entanto, a cultura de segurança do paciente está sendo construída de maneira efetiva na instituição.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n2.4240

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