Heart quiz: protótipo de game para os estudos em cardiologia

Débora Martins Werkema, Claudinalle Farias Queiroz de Souza, Helen Conceição dos Santos Elihimas, Carlos Eduardo Rodrigues Saraiva, Évelyn Cristina Morais Pessôa Lima, Ronalberto Lopes de Araujo, Matheus Beltrão Silva

Resumo


Objetivo: Prototipar um jogo digital para o estudo da Cardiologia por profissionais e estudantes de saúde. Método: Pesquisa de finalidade aplicada do tipo exploratória e de desenvolvimento tecnológico. Desenvolvido em parceria entre a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE) e a Faculdade Nova Roma, no período de fevereiro a setembro de 2018. Para a construção, utilizou-se da plataforma Unity versão 2017.1, e a metodologia SCRUM. Resultados: O game que se trata de um quiz com perguntas e respostas que geram pontuação para avançar em sete níveis. Para testar os conhecimentos em cardiologia, os jogadores estarão utilizando um universo tridimensional, com características lúdicas e movimentam-se por um cenário similar a uma emergência hospitalar, encontrando desafios baseados nas necessidades clínicas dos pacientes. Conclusão: A construção do Heart Quiz trouxe uma proposta inovadora para estudos em cardiologia, sendo aplicável em contextos de interesses diferentes, graduação ou pós-graduação.

Texto completo:

PDF

Referências


Deguirmendjian SC, Miranda FM, Zem-Mascarenhas SH. Serious Game desenvolvidos na Saúde: Revisão Integrativa da Literatura. J Health Inform [Internet]. 2016;8(3):110–16. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/410/267.

Dankbaar MEW, Richters O, Kalkman CJ, Prins G, Cate OTJ, Merrienboer JJG, Schuit, SCE. Comparative effectiveness of a serious game and an e-module to support patient safety knowledge and awareness. BMC Medical Education. 2017; 17:30. Disponível em: DOI 10.1186/s12909-016-0836-5.

Fabbro MRC, Salim NR, Bussadori JCC, Okido ACC, Dupas G. Active teaching and learning strategies: perceptions of nursing students. REME – Rev Min Enferm. 2018;22:e-1138. Available from: DOI: 10.5935/1415-2762.20180067.

Martínez-García M, Salinas-Ortega M, Estrada-Arriaga I, Hernández-Lemus E, García-Herrera R, Vallejo M. A systematic approach to analyze the social determinants of cardiovascular disease. PLoS ONE. 2018;13(1): e0190960. Available from: https://doi.org/10.1371/journal. pone.0190960.

Klaassen R, Bul KCM, op den Akker R, van der Burg GJ, Kato PM, Di Bitonto P. Design and evaluation of a pervasive coaching and gamification platform for young diabetes patients. Sensors. 2018; 18, 402. Available from: DOI:10.3390/s18020402.

Ingadottir B, Blondal K, Thue D, Zoega S, Thylen I, Jaarsma T. Development, Usability, and Efficacy of a Serious Game to Help Patients Learn About Pain Management After Surgery: An Evaluation Study. JMIR serious games [Internet]. JMIR Publications Inc.; 2017 May 10 [cited 2019 Feb 18];5(2):e10. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28490419.

Menezes EG, Neto DL. Software-protótipo para sistematização da assistência enfermagem em doenças tropicais e infectocontagiosas. Enfermagem em foco. 2019;10(5):65–72. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2394/635.

Koerich C, Erdmann AL. Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [cited 2018 Sep 30]; 69 (5):872–80. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2015-0032.

Góes F dos SN, Camargo RAA, Hara CYN, Fonseca LMM. Tecnologias educacionais digitais para educação profissional de nível médio em enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2014 abr/jun;16(2):453-61. Doi: 10.5216/ree.v16i2.21587.

de Goes, FSN, Camargo, RAA. As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional de nível médio em enfermagem. 2012; Available from: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/146-933-1-ED.pdf.

Holanda VR de, Pinheiro AKB, Holanda ER, Santos MC de L. Teaching and Learning in a Virtual Environment: Nursing Students’ Attitude. REME Rev Min Enferm [Internet]. 2015;19(1):141–7. Available from: http://www.gnresearch.org/doi/10.5935/1415- 2762.20150012.

Soares AN, Gazzinelli MF, De Souza V, Henrique L, Araújo L. 600-Relato de Experiência: Role Playing Game (RPG) como estratégia pedagógica na formação do enfermeiro: relato de experiência de criação do jogo 1. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2015 Abr-Jun; 24(2): 600-8. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015001072014

Dias JD, Mekaro MS, Lu JKC, Otsuka JL, Fonseca LMM, Zem-Mascarenhas SH. Serious game development as a strategy for health promotion and tackling childhood obesity. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2016;24:e2759. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518- 8345.1015.2759.

Souza SC, Dourado L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): Um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; 2015 Oct 1;5(0):182–200. Available from: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880/1143.

Lira ALB de C, Fernandes MI da CD, Costa IA, Silva RS da C. Estratégia de Aprimoramento do Ensino do Exame Físico em Enfermagem. Enferm em Foco. 2015;6(1/4):57–61.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n4.4656

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.