O PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EMOÇÕES E SENTIMENTOS DO ENFERMEIRO-PROFESSOR
Resumo
Objetivo: Averiguar emoções e sentimentos de enfermeiros-professores universitários frente à pandemia da Covid-19. Método: Estudo descritivo, qualitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior em Fortaleza-Ceará-Brasil. Participaram 21 professores do curso de graduação em Enfermagem. Foi aplicado um questionário via Google Forms®, com variáveis de identificação e questões relacionadas às emoções/sentimentos vivenciadas pelos professores. Para análise textual dos discursos, utilizou-se o software IRaMuTeQ. Resultados: O medo foi a emoção central, circundada por sentimentos contraditórios como: ansiedade e tranquilidade. Atrelado ao medo, destacou-se sentimentos como a preocupação, intermediada pelo cansaço. Na vertente contrária ao medo e à preocupação, destaca-se o verbo estar, o qual apresenta-se envolto por emoções associadas à felicidade, esperança, fé e crença em Deus. Conclusão: Considera-se relevante a atenção às emoções e sentimentos, os quais frequentemente podem interferir na qualidade de vida, na saúde mental e ocupacional do professor-enfermeiro.
Texto completo:
PDFReferências
Silva AF, Estrela FM, Lima NS, Abreu CTA. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis. 2020; 30(2):e300216.
Souza KR, Santos GB, Rodrigues AMS, Felix EG, Gomes L, Rocha GL, et al. Remote work, teaching health and virtual strike strike in a pandemic scenario. Trab. educ. saúde. 2021;19:e00309141.
Batista JBV, Carlotto MS, Oliveira MN, Zaccara AAL, Barros EO, Suarte MCS. Mental disorders in university teachers: study in a servisse of medical investigation. J res: fundam care online. 2016; 8(2):4538-48. Doi: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4538-4548
Cruz RM, Rocha RER, Andreoni S, Pesca AD. Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em docentes durante a pandemia da COVID-19. Rev Polyphonía. 2020; 31(1):325-44.
Martins ABT, Falcão CSV, Pereira AMC, Carvalho JQ, Diogo JL, Eloy YRG, et al. Sentimento de angústia e isolamento social de universitários da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. Rev Bras Promoç Saúde. 2020;33:11444.
Allison T, Peter S, Jonathan C. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups, Int J Qual Health Care. 2007;19(6):349-57.
Souza MAR, Wall ML, Thuler ACMC, Lowen IMV, Peres AM. The use of IRAMUTEQ software for data analysis in qualitative research. Rev Esc Enferm USP. 2018;52:1-7.
Salvador PTCO, Gomes ATL, Rodrigues CCFM, Chiavone FBT, Alves KYA, Bezerril MS, et al. Uso do software IRAMUTEQ nas pesquisas brasileiras da área da saúde: uma scoping review. Rev Bras Promoç Saúde. 2018; 21(Supl.1):1-9.
Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia. 2013;21(2): 513-18.
Kami MTM, Larocca LM, Chaves MMN, Lowen IMV, Souza VMP, Goto DYN. Working in the street clinic: use of IRAMUTEQ software on the support of qualitative research. Esc Anna Nery. 2016; 20(3): e29160069.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, ano 150, n. 112, p. 59, 13 jun. 2013.
Pessoa HP, Viana FS, Aguiar MM. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim Conjuntura (BOCA). 2020; 3(9):26-32.
Dresch,L.S.C.; Paiva, T.S.; Moraes, I.I.G.; Sales, A.L.L.F.; Rocha, C.M.F. A saúde mental do enfermeiro frente a pandemia Covid-19. Enferm. Foco 2020;11(6):14-20.
Oliveira, E. N.; Costa, M. S. A.; Marques, N. S.; Lomeo, R.C.; Nascimento, P.I.F.V.; Rodrigues, C.S.; Andrade, C.S.G.; Moreira, R.M.M. Projeto vida em quarentena: estratégia para promoção da saúde mental de enfermeiros diante da Covid-19. Enferm. Foco 2020; 11 (1) Especial: 162-167.
DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n6.4903
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Enfermagem em Foco
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Eletrônico ISSN: 2357-707X
Impresso ISSN: 2177-4285
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.