O PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EMOÇÕES E SENTIMENTOS DO ENFERMEIRO-PROFESSOR

Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Fabrício Bezerra Eleres, Fernanda Jorge Magalhães, Karla Maria Carneiro Rolim, Virna Ribeiro Feitosa Cestari, Thereza Maria Magalhães Moreira

Resumo


Objetivo: Averiguar emoções e sentimentos de enfermeiros-professores universitários frente à pandemia da Covid-19. Método: Estudo descritivo, qualitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior em Fortaleza-Ceará-Brasil. Participaram 21 professores do curso de graduação em Enfermagem. Foi aplicado um questionário via Google Forms®, com variáveis de identificação e questões relacionadas às emoções/sentimentos vivenciadas pelos professores. Para análise textual dos discursos, utilizou-se o software IRaMuTeQ. Resultados: O medo foi a emoção central, circundada por sentimentos contraditórios como: ansiedade e tranquilidade. Atrelado ao medo, destacou-se sentimentos como a preocupação, intermediada pelo cansaço. Na vertente contrária ao medo e à preocupação, destaca-se o verbo estar, o qual apresenta-se envolto por emoções associadas à felicidade, esperança, fé e crença em Deus. Conclusão: Considera-se relevante a atenção às emoções e sentimentos, os quais frequentemente podem interferir na qualidade de vida, na saúde mental e ocupacional do professor-enfermeiro.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n6.4903

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