Modelos de Formação para a Atenção Primária à Saúde: evidências no contexto do Ensino de Enfermagem

José da Paz Oliveira Alvarenga, Suderlan Sabino Leandro, Nathálya Silveira Soares, Daniela Mendes dos Santos Guimarães, Bianca Evellyn Santana Silva, Agatha Maria Teles Soares, Ana Valéria Machado Mendonça, Maria Fátima de Sousa

Resumo


Objetivo: Analisar modelos de formação de enfermeiros na Atenção Primária à Saúde na literatura, considerando publicações de 2009 a 2019. Método: Scoping Review nas bases PubMed; BVS; ProQuest; EMBASE e Scielo. Os critérios de inclusão integram artigos em português, inglês, francês e espanhol. E como exclusão, ausência de resumos, artigos duplicados e não relacionados à formação de enfermagem na Atenção Primária. Resultados: Dos 369 artigos, 28 discutiam a formação de saúde para a atenção primária, em diferentes profissões. Dentre estes, 07 estavam relacionados à formação em enfermagem para a APS. Predominou o nível de evidências VII, classificando-os como estudos oriundos de relatório de comitês de especialistas. Conclusões: As evidências reafirmam o fortalecimento e a implementação da Educação Interprofissional, como uma abordagem de ensino que qualifica o processo de formação em enfermagem, valorizando as competências colaborativas. Conclui-se que há preocupação dos pesquisadores, de que o ensino de Enfermagem se desenvolva na perspectiva da formação, onde os estudantes possam desenvolver consciência profissional crítico-política para atuação na APS, com capacidade resolutiva na saúde pública, a partir das competências adquiridas.

 

Descritores: Atenção Primária à Saúde; Formação em Saúde; Ensino de Enfermagem.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n7.SUPL.1.5205

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