Modelos de Formação para a Atenção Primária à Saúde: evidências no contexto do Ensino de Enfermagem
Resumo
Objetivo: Analisar modelos de formação de enfermeiros na Atenção Primária à Saúde na literatura, considerando publicações de 2009 a 2019. Método: Scoping Review nas bases PubMed; BVS; ProQuest; EMBASE e Scielo. Os critérios de inclusão integram artigos em português, inglês, francês e espanhol. E como exclusão, ausência de resumos, artigos duplicados e não relacionados à formação de enfermagem na Atenção Primária. Resultados: Dos 369 artigos, 28 discutiam a formação de saúde para a atenção primária, em diferentes profissões. Dentre estes, 07 estavam relacionados à formação em enfermagem para a APS. Predominou o nível de evidências VII, classificando-os como estudos oriundos de relatório de comitês de especialistas. Conclusões: As evidências reafirmam o fortalecimento e a implementação da Educação Interprofissional, como uma abordagem de ensino que qualifica o processo de formação em enfermagem, valorizando as competências colaborativas. Conclui-se que há preocupação dos pesquisadores, de que o ensino de Enfermagem se desenvolva na perspectiva da formação, onde os estudantes possam desenvolver consciência profissional crítico-política para atuação na APS, com capacidade resolutiva na saúde pública, a partir das competências adquiridas.
Descritores: Atenção Primária à Saúde; Formação em Saúde; Ensino de Enfermagem.
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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n7.SUPL.1.5205
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