A educação emocional pode influenciar na qualidade das competências e habilidades da Enfermagem?

Márcia Rique Carício, Maria Fátima de Sousa, José da Paz Oliveira Alvarenga, Luana Dias da Costa, Suderlan Sabino Leandro, Elizabeth Alves de Jesus, Ana Valéria Machado Mendonça

Resumo


Objetivo: Discutir as contribuições das competências e habilidades emocionais, identificadas no trabalho de enfermeiras e enfermeiros, em atuação em serviços da Rede de Atenção à Saúde, no município de João Pessoa - PB, para a qualificação do cuidado integral, afetuoso e humanizado ao indivíduo, família e comunidade. Método: Pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida em serviços da Rede de Atenção à Saúde do município de João Pessoa – PB. Os dados foram coletados com base no Inventário de Educação Emocional Gonsalves (IEEG). Para o processamento dos dados utilizou-se o Epidemiological Information (EpiInfo), versão 3.5.2. Resultados: A partir da análise das respostas dos enfermeiros e enfermeiras pesquisados foram evidenciadas duas expressões de emoções: “empatia e o altruísmo”. Conclusões: Dentre os núcleos de competências requeridas no trabalho de enfermagem, observa-se que para o núcleo “Cuidado de Enfermagem na Atenção à Saúde Humana”, existem distintas assertivas que se sobressaem caracterizando a empatia e o altruísmo, a quais são potencializadoras das ações das enfermeiras e enfermeiros no exercício da prática profissional, sendo determinantes para a produção do cuidado integral, afetuoso e humanizado em saúde.

Descritores: Formação; Competências e habilidades emocionais; Práticas de Enfermagem; Atenção à Saúde; Cuidado Integral e Humanizado.

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n7.SUPL.1.5212

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