ESTRATÉGIA DE APRIMORAMENTO DO ENSINO DO EXAME FÍSICO EM ENFERMAGEM

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes, Isadora Andriola Costa, Rayanne Suely da Costa Silva

Resumo


Objetivou-se neste artigo relatar a experiência da construção e execução da ação de extensão sobre curso de exame físico.
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da ação de extensão, destinada aos discentes do 4º período do curso
de graduação em enfermagem de uma universidade federal do nordeste. A ação ocorreu em três momentos distintos, a saber:
apresentação de vídeo temático, demonstração prática do exame físico e jogo educativo. Concluiu-se que os professores
devem utilizar técnicas de ensino que possibilitem interações mais dinâmicas com os discentes em detrimento das tradicionais
metodologias conservadoras que são, em essência, fragmentadas e reducionistas.

Descritores: Enfermagem, Ensino, Exame Físico.

SCHOOL IMPROVEMENT STRATEGY OF PHYSICAL EXAMINATION IN NURSING

The objective of this article is to report the experience of building and execution the extension course of action on physical
examination. A descriptive Study of type experience report, about the extension action, aimed at students of the 4th period
of the degree course in nursing at a federal University of the Northeast. The action occurred in three different times, namely:
thematic video presentation, practical demonstration of physical examination and educational game. It was concluded that the
teachers should use teaching techniques that allow more dynamic interactions with learners at the expense of the traditional
conservative methodologies which are, in essence, fragmented and reductionist.

Descriptors: Nursing, Teaching, Physical Examination.

ESTRATEGIA DE MEJORA DE LA ESCUELA DE EXAMEN FÍSICO DE ENFERMERÍA

El objetivo de este artículo is informe de la experiencia de construcción y ejecución del curso de extensión de la acción en
el examen físico. Estudio descriptivo de tipo experiencia informe, acerca de la acción de extensión, dirigida a estudiantes del
4 º periodo de la licenciatura en enfermería de la Universidad federal del noreste. La acción se produjo en tres ocasiones
diferentes, a saber: video presentación temática, demostración práctica del examen físico y juego educativo. Se concluyó que
los maestros deben utilizar técnicas de enseñanza que permiten interacciones más dinámicas con los educandos a expensas de
las metodologías tradicionales y conservadores que son, en esencia, fragmentados y reduccionistas.

Descriptores: Enfermería, Enseñanza, Examen Físico.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2015.v6.n1/4.578

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