Da relação ética e tecnologia em discursos exemplares: o caso das práticas baseadas em evidências

Flávia Regina Souza Ramos

Resumo


O texto propõe uma reflexão sobre a relação ética e tecnologia a partir de uma problematização focada nas práticas/enfermagem baseada em evidências. Tal tecnologia é tomada como exemplar por considerá-la um discurso potente na sua capacidade de definir modos de ser profissional e de propor um projeto educacional ou de ampla socialização de futuros profissionais. Discursos e tecnologias representativos do atual e complexo cenário de integração educação-trabalho no campo da saúde, como o eleito neste texto, devem ser analisados do ponto de vista ético, uma vez que participam da constituição do sujeito trabalhador, mediando suas relações com o outro e consigo mesmo.
Descritores: Enfermagem baseada em evidências; Ética; Enfermagem.

The relation between ethics and technology in exemplary speeches: the case of evidence-based practices
The text proposes a reflection on the relation between ethics and technology from a questioning focused on the evidence-based nursing/practices.
Such technology is taken as exemplary because it considers these practices a powerful speech in its ability to define professional behaviors and to propose an educational project or comprehensive socialization for future practitioners. Speeches and technologies representative of the current and complex scenario of education/work integration in the health area, like the elected for this text, must be analyzed from an ethical point of view, since they take part on the construction of the employee, mediating their relations with others and themselves.
Descriptors: Evidence-based nursing; Ethics; Nursing.

La relación entre la ética y la tecnología en discursos ejemplares: el caso de las prácticas basadas en la evidencia
El texto propone una reflexión sobre la relación entre la ética y la tecnología desde un cuestionamiento centrado en la práctica/enfermería basada en evidencias. Esta tecnología se toma como ejemplar, teniendo en cuenta que considera estas prácticas un discurso potente en su capacidad para definir maneras de ser profesional y de proponer un proyecto educativo o la socialización integral de los futuros profesionales.
Discursos y tecnologías representantes del actual y complejo escenario de integración educación-trabajo en de en el campo de la salud, como el elegido en el texto, deben ser analizados desde un punto de vista ético, ya que participan de la constitución del sujeto trabajador, mediando en sus relaciones con los demás y él mismo.
Descriptores: Enfermería basada en la evidencia; Ética; Enfermería.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2010.v1.n1.6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.