INTERAÇÃO LÚDICA NA ATIVIDADE ASSISTIDA POR CÃES EM PEDIATRIA

Viviane Ribeiro Pereira, Marcia de Oliveira Nobre, Sabrina Capella, Ana Claudia Garcia Vieira

Resumo


Objetivo: verificar a interação lúdica entre crianças e cães na Atividade Assistida por Animais. Metodologia: estudo descritivo, exploratório e de caráter transversal. Participaram 14 crianças internadas na pediatria de um hospital universitário e cães do Projeto Pet Terapia - Faculdade de Veterinária UFPel. Utilizou-se vídeo-gravação, fotos e questionário aplicado aos pais. Resultados: observou-se a interação entre crianças e cães, com foco na aproximação, brincadeiras, promoção do bem-estar, redução da tensão e incremento no humor. Conclusões: Atividade Assistida por Animais mostrou-se como estratégia inovadora de cuidado para enfermagem pediátrica, proporcionou atividades de lazer, relaxamento, diversão, interação lúdica e promoveu atmosfera acolhedora no referido contexto.

Descritores: Atividade Assistida por Animais, Criança hospitalizada, Enfermagem Pediátrica.

RECREATIONAL INTERACTION IN CANINE-ASSISTED ACTIVITIES IN PEDIATRICS

Objective: to verify the playful interaction between children and dogs in a Animal Assisted Activity. Methodology: Descriptive exploratory cross - sectional study. Participants were 14 children admitted to the pediatrics of a University Hospital and dogs from the Pet Therapy Project - UFPel Veterinary School. The use of Video-recording, photos and questionnaire were applied to parents. Results: The interaction between children and dogs were observed, focusing on the approach, games, promotion of welfare, reduction of tension and increase in their mood. Conclusions: Animal-Assisted Activity proved to be an innovative strategy for pediatric nursing care, provided leisure activities, relaxation, fun, playful interaction and promoted a welcoming atmosphere in the context.

Descriptors: Animal Assisted Therapy, Hospitalized Children, Pediatric Nursing.

INTERACCIÓN RECREATIVA EN ACTIVIDADES CANINAS ASISTIDAS EN PEDIATRÍA

Objetivo: Verificar la interacción lúdica entre los niños y perros en Actividad Asistida por Animais. Metodología: estudio exploratorio descriptivo de transversal. Participaro 14 niños hospitalizados en la pediatría de un hospital universitario y perros - CollegePet Project Terapia UFPel Veterinaria. Se utilizó la grabación de vídeo, fotos y cuestionario a los padres. Resultados:Fue observada lainteracción entre losniños y los perros, centrada em laaproximación, chistes, promoción del bienestar entre niños, reducción de la tensión e incremento del humor.Conclusiones: Actividad Asistida por Animales se presentaron como una estrategia innovadora de la atención de enfermería pediátrica, proporcionando actividades de ocio, relajación, diversión e interacción lúdicay promovidos ambiente agradable en ese contexto.

Descriptores: Actividad Asistida por Animales, Niños Hospitalizados, Enfermería Pediatrica.

Texto completo:

PDF

Referências


Vaccari AMH, Almeida FA, A importância da visita de animais de estimação na recuperação de crianças hospitalizadas. Einstein. 2007;5(2):111-116.

Chur-Hansen A, McArthur M, Winefield H, Emma Hanieh. Animal-Assisted Interventions in Children’s Hospitals: A Critical Review of the Literature. Anthrozoös. 2014; 27(1):5-18.

Kobayashi TC, Ushiyama TS, Fakih TF, Robles MAR, Carneiro AI, Carmagnani SIM. Desenvolvimento e implantação de Terapia Assistida por Animais em hospital universitário. Rev Bras Enferm. 2009;62(4):632-6.

Rocha CFPG, Muñoz POL, Roma RPS. História do relacionamento entre animais humanos e não humanos e da TAA. In: Chelini MOM, Otaa E. (Org.). Terapia Assistida por Animais. Barueri: Manole; 2016. 45-59.

O’haire ME. Companion animals and human health: Benefits, challenges, and the road ahead. J Vet Behav. 2010;5:226-234.

Young JS. Pet therapy: Dogs de-stress students. J Christ Nurs. 2012;29(4):217-21.

Reed R, Ferrer L, Villegas N. Curadores naturais: uma revisão da terapia e atividades assistidas por animais como tratamento de doenças crônicas. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012;20(3):612-18,

O’haire ME, McKenzie SJ, McCune S, Slaughter V. Effects of classroom animal-assisted activities on social functioning in children with autism Spectrum Disorder. J Altern Complement Med. 2014;20( 3):162-168.

Chandler CK. Animal assisted therapy in counseling. 2nded. Routledge; New York: 2012.

Bibbo J. Staff member’s perceptions of an animal-assisted activity. Oncology Nursing Forum. 2013;40(4):E320-26.

Kruger KA, Serpeel JA. Animal-assisted interventions in mental health: Definitions and theoretical foundations. In: Fine A.H, ed. Handbook on Animal-Assisted Therapy: Theoretical Foundations and Guidelines for Practice. 3rd ed. San Diego: Academic Press; 2010. 33-48.

Writing Panel of Working Group, Lefebvre SL, Golab GC, Christensen E, Castrodale L, Aureden K, et al. Guidelines for animal-assisted interventions in health care facilities. Am J Infect Control. 2008;36:(2)78-85.

Silveira RI, Santos CN, Linhares RD. Protocolo do programa de assistência auxiliada por animais no Hospital Universitário. Rev Esc Enferm USP. 2011;45(1):283-8.

Bouchard F, Landry M, Belles-Isles M, Gagnon J.A magical dream: a pilot project in animal-assisted therapy in pediatric oncology. Can Oncol Nurs J. 2004;14(1):14-7.

Tsai C, Friedmann E, Thomas SA. The effect of animal-assisted therapy on stress responses in hospitalized children. Anthrozoos. 2010;23(3):245- 58.

Kaminski M, Pellino T, Wish J. Play and Pets: The Physical and Emotional Impact of Child-Life and Pet Therapy on Hospitalized Children. Children’s Health Care. 2002;31(4):321–335.

Sobo EJ, Eng B, Kassity-Krich N. Canine visitation (pet) therapy: pilot data on decreases in child pain perception. J Holist Nurs. 2006;24(1):51-7

Pinheiro EM, Kakehashi TY, Angelo M. O uso de filmagem em pesquisas qualitativas. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2005;13(5):717-722.

Loizos P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 12ªed. Petrópolis: Vozes; 2014.137-155.

Santos-Fita D, Costa-Neto E. As interações entre os seres humanos e os animais: a contribuição da etnozoologia. Biotemas. 2007;20(4):99-110.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n1.831

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Enfermagem em Foco



Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.