MÉTODO EDUCATIVO CONVENCIONAL E INOVADOR PARA O APRENDIZADO DO USUÁRIO DE ANTICOAGULAÇÃO ORAL

Sérgio Henrique Simonetti, Vanessa Chikhani Massa, João Ítalo Dias França

Resumo


Objetivo: Avaliar a eficácia das metodologias educacionais, convencional e inovadora, para o aprendizado de usuários de anticoagulante oral. Método: Estudo transversal, desenvolvido com 50 usuários de anticoagulantes orais. Utilizaram-se dois métodos estratégicos de ensino (A-convencional e B-inovador), com 25 usuários em cada grupo. Utilizou-se o teste Mann-Whitney para a comparação dos grupos. Resultados: A metodologia inovadora foi significativa quando comparada a metodologia convencional, no ganho absoluto (5 contra 3 pontos p=0,0147), relativo (45,5 contra 25,0 p=0,0344), e na eficiência (80 contra 57,8 p=0,0073). Conclusão: O método inovador se mostrou uma melhor alternativa ao método convencional. Sua utilização associada à prática do enfermeiro, enquanto educador, pode-se atribuir uma melhor aquisição do aprendizado, impactando assim, na adesão e tratamento do anticoagulado.

Descritores: Educação em saúde; Anticoagulante; Enfermagem.

CONVENTIONAL AND INNOVATIVE EDUCATIONAL METHOD FOR ORAL ANTICOAGULATION USER LEARNING

Objective: Evaluate the effectiveness of educational methodologies, conventional and innovative, for learning to users of oral anticoagulants. Method: A cross-sectional study, developed with 50 users of oral anticoagulants. Two strategic methods of teaching (A-conventional and B-innovative) were used: with 25 users in each group. The Mann-Whitney test was used for comparison of the groups. Results: Innovative method B was significant when compared to the conventional method, in absolute gain (5 V.s. 3 points p = 0.0147) relative (45.5 V.s. 25.0 p = 0.0344), and in efficiency (80 V.s. 57.8 p = 0.0073). Conclusion: The innovative method proved to be a better alternative to the conventional method. Its use associated to the practice of the nurse as an educator can be attributed a better acquisition of learning thus, impacting in the adhesion and treatment of anticoagulation.

Descriptors: Health education; Anticoagulant; Nursing.

EVALUACIÓN DE ENFERMEIRA DEL VOLUMEN GÁSTRICO RESIDUAL EM PACIENTES CRÍTICOS: UNA REVISION INTEGRADORA

Objetivo: Evaluar la efectividad de las metodologías de enseñanza, convencionales e innovadores para el aprendizaje de los usuarios de la anticoagulantes oral. Método: Estudio transversal, desarrollado con 50 usuarios de los anticoagulantes orales. Se utilizan dos métodos de enseñanza estratégicos (A-convencionales e B-innovadores): con 25 usuarios en cada grupo. Se utilizó la prueba de Mann-Whitney para comparar los grupos. Resultados: El metodo innovadora fue significativa cuando se compara con la método convencional, la ganancia absoluta (5 V.s. 3 p=0.0147), relativa (45,5 V.s. 25.0 p=0.0344) y la eficiencia (80 57,8 V.s. p=0.0073). Conclusión: El método innovador era una mejor alternativa al metodo convencional. Y si asociado con la práctica de la enfermera como educadora puede asignar una mejor adquisición de aprendizaje lo que repercute en la adhesión y el tratamiento de anticoagulación.

Descriptores: Educación para la salud; Anticoagulante lúpico; De enfermería.


Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar brasileira: Resultados do laboratório de inovação. Brasília, DF: OPAS, 2014. [Internet]. [cited 2016 Nov 25]. Available from: http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Materiais_por_assunto/laboratorio_inovacao_2013.pdf

Garcia CL, Oliveira MLB, Garcia FAO. O processo saúde – doença: aspectos históricos e conceituais. Rev. e-ciênc. 2015; 3(2): 54-6.

Silva SCR, Schirlo AC. Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de física ante a nova realidade social. Imagens da Educação. 2014; 4(1); 36-42.

Santos AO, Oliveira GS. Teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e suas contribuições para o ensino-aprendizagem matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. Perspectivas. 2014; 18(1): 134-55.

Sousa ATO, Formiga NS, Oliveira SHS, Costa MML, Soares MJGO. Using the theory of meaningful learning in nursing education. Rev Bras Enferm. 2015;68(4):713-22.

Pelegrino FM, Bolela F, Corbi ISA, Carvalho RAS, Dantas RS. Protocolo Educativo para Pacientes em Uso de Anticoagulação Oral: Construção e Validação. Texto Contexto Enferm. 2014; 23(3); 799-806.

Paim AS, Iappe NT, Rocha DLB. Metodologias de ensino utilizadas por docentes do curso de enfermagem: enfoque na metodologia problematizadora. Enfermeria Global. [Internet] 2015. [cited 2017 Feb 4]. Available from: http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v14n37/pt_docencia2.pdf

Gomes MAO, Soares N, Bronzatto, LA. Metodologias Participativas, Elaboração e Gestão de Projetos. WWF Projeto BR. [Internet] 2015. [cited 2017 Feb 2]. Available from: http://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/manual_metodologias_participativas_v4.pdf

Marega MCF, Devisate A. Uso da metodologia da simulação realística no curso técnico de enfermagem: relato de experiência. PBL2016 International Conference. [Internet] 2016. [cited 2017 Jan 27]. Available from: http://www.panpbl.org/site/evento/wp-content/uploads/2016/10/6119812.pdf

Firmino MJACS. Testes de hipóteses: uma abordagem não paramétrica. Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Estatística e Investigação Operacional. [Internet]. 2015. [cited 2017 Feb 02]. Available from: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/18146/1/ulfc113805_tm_Maria_Jos%C3%A9_Firmino.pdf.

Albulquerque C. Educação Sanitária: planejamento, avaliação de resultados método SOMA. 2ed. Goiânia: Kelps, 2012.

Jeronimo GDM, Pádua ARAL, Oliveira L, Moreira RSL. Avaliação do conhecimento de pacientes hospitalizados e ambulatoriais tratados com anticoagulante oral (varfarina) quanto à interação do medicamento com vitamina K. Rev Soc Cardol Estado de São Paulo (Supl). 2016;26(2):65-9.

Fernanda AJ, Ana Flávia GS. Aspectos epidemiológicos da fibrilação atrial. Rev Med. 2014;93(1):1-3.

Moreira MA. Ensenãnza de la física: aprendizaje significativo, aprendizaje mecânico y criticidad. Revista de Enseñanza de la Física. 2014; 26(1):45-52.

Jesus IS, Sena ELS, Andrade LM. Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem. Rev.Latino-Am. Enfermagem. 2014; 22(5):731-8.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n4.938

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.